O que é varejo? Saiba tudo sobre o assunto e veja exemplos

mulher com tablet em loja para ilustrar texto sobre o que é varejo

Se você costuma pedir as suas refeições através de aplicativos de delivery ou procurar boas ofertas nas lojas de outlet, saiba que contribui diretamente com um dos setores mais lucrativos do mercado. Mas, afinal, você sabe o que é varejo e o que caracteriza esse modelo de negócio?

Neste artigo você entenderá melhor esse setor além de conhecer seus principais exemplos. Confira!

O que é varejo, afinal?

O varejo é um modelo de negócio que vende um produto ou serviço para uma pessoa com o objetivo de consumo individual.

Para deixar mais claro, podemos dizer que o varejo é caracterizado por dois fatores principais:

1. Quantidade de produtos: diferentemente do atacado, a quantidade de itens envolvida em uma transação de varejo é bem pequena. 

2. A venda é feita diretamente para o consumidor: as lojas de varejo são o último canal de distribuição do processo, ou seja, é onde a venda é feita diretamente para o consumidor final.

É por isso que podemos dizer que o varejo está dentro do que chamamos de mercado B2C (business-to-customer), ao contrário das transações B2B (business-to-business), que acontecem apenas entre empresas.

Já o processo em que o comércio varejista está inserido acontece da seguinte forma: o fabricante transforma a matéria-prima em produto; em seguida, ele é vendido para os atacadistas que abastecem os estoques dos varejistas.

Outro ponto interessante sobre o mercado de varejo é que ele está sempre se modificando. Hoje, as compras realizadas pelos consumidores acontecem através de diversos canais graças à transformação digital. O e-commerce, o social commerce (venda por meio das redes sociais) e o omnichannel são alguns exemplos da evolução desse modelo de negócio.

A seguir, você conhecerá outros tipos de varejo e entenderá melhor como eles funcionam.

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Confira 5 exemplos de varejo

Como pessoas físicas, é bem difícil que tenhamos contato com fabricantes ou atacadistas, no entanto, as nossas transações com varejistas são bastante frequentes.

Mesmo que cada um tenha segmentações, técnicas ou canais de venda diferentes, todas elas têm algo em comum: vender para o consumidor final.

Confira alguns tipos:

1 – Supermercado

O supermercado é um ótimo exemplo de varejo, afinal, ele conta com diferentes categorias e linhas de produtos, e as opções de escolha são inúmeras: frutas, vegetais, produtos de limpeza, higiene, entre tantas outras.

Além disso, não existe quantidade mínima para que o cliente possa levar um produto. Todos eles podem ser comprados na quantidade que o consumidor deseja levar.

Os maiores varejistas do Brasil nesse setor são: Carrefour, com faturamento anual de R$ 81,1 bilhões, e o Grupo Pão de Açúcar, com R$ 29,0 bilhões.

2 – E-commerce

Apesar de existirem lojas online que vendem no atacado, a maioria delas trabalha com o consumidor final.

Essas plataformas digitais de compra têm crescido cada vez mais no mundo todo e são donas de uma grande fatia do mercado de varejo.

Segundo uma pesquisa divulgada pela empresa Retail X, do Reino Unido, o e-commerce brasileiro teve receita de US$ 49,2 bilhões em 2022. E com a evolução da tecnologia, a tendência é que esses números cresçam ainda mais.

Alguns exemplos de e-commerce varejistas no Brasil são: Magazine Luiza, Amazon e Lojas Americanas.

3 – Lojas de departamento

As lojas de departamento são um dos tipos de varejo mais tradicionais. Como o próprio nome já diz, elas são caracterizadas por serem divididas por departamentos: comida, eletrônicos, roupas, produtos de beleza, infantil etc.

Além disso, esse tipo de comércio costuma ter um grande estoque e ocupar grandes espaços, principalmente dentro de shoppings.

Lojas Americanas, Renner, C&A, Casas Bahia são bons exemplos de lojas de departamento.

4 – Outlets

O outlet é um tipo de modelo de negócio que se popularizou nos Estados Unidos nos anos 1930 e se espalhou pelo mundo todo. O principal atrativo desse modelo de varejo são os produtos com desconto.

Normalmente, são vendidos produtos de marcas famosas com preços bastante abaixo do convencional. É comum que eles vendam roupas, calçados e acessórios de coleções passadas.

5 – Lojas de conveniência

As lojas de conveniência têm esse nome porque comercializam apenas os itens mais essenciais e por serem facilmente encontradas em praticamente todos os postos de gasolina.

Embora ela ofereça poucas opções de escolha, facilita a vida das pessoas que não precisam se deslocar até o supermercado para comprar poucos produtos. Além disso, muitas delas funcionam 24 horas por dia.

Alguns grandes players do mercado têm apostado nesse formato de varejo, como o Carrefour Express, o Minuto Pão de Açúcar e a Americanas Express.

Agora você já sabe o que é varejo, seus principais exemplos e que ele tem passado por transformações significativas nos últimos 10 anos graças às novas tecnologias. Além disso, as expectativas dos trabalhadores em relação ao mercado e a mudança no comportamento online dos consumidores também contribui para que o setor evolua cada dia mais. Aproveite e conheça o MBA em Gestão do Atacado e Varejo.

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