Você sabe o que é webinar? O termo, muito utilizado no âmbito corporativo, refere-se a um seminário, workshop, palestra ou apresentação realizada virtualmente. Para ficar mais claro, trata-se de uma junção das palavras “web” e “seminar”, ou seja: seminário na web.
Os webinars costumam ser conduzidos em plataformas online especializadas em transmissão ao vivo, assim os participantes podem assistir, fazer perguntas, participar de enquetes e até interagir.
Para que serve um webinar?
Os webinars podem servir como uma poderosa ferramenta de educação e treinamento e são ideais para os profissionais que buscam crescimento de diversas formas (ou, por exemplo, um acúmulo de conhecimento, já que aprender nunca é demais).
Então esse tipo de seminário virtual costuma ter uma temática específica ou um nicho a ser contemplado. Os profissionais da área têm a oportunidade de ter acesso a conteúdos que podem ser um acréscimo em seu repertório.
Mas muitas empresas podem sair ganhando quando conduzem webinars e utilizam desse recurso como uma forma de educar o público sobre seus produtos ou serviços e aumentar o reconhecimento da marca, por exemplo. Por isso, é possível afirmar que existem benefícios para os dois lados da moeda.
Com base nisso, os webinars também podem representar uma forma de engajar o público daquela empresa de maneira interativa (por meio de perguntas, enquetes e interações com o apresentador ou outros participantes).
As praticidades de um webinar
Considerando as plataformas online, os webinars são uma alternativa eficaz para eventos presenciais, permitindo que as pessoas participem de conferências, simpósios, painéis de discussão e outras atividades sem sair de casa.
Dentre as praticidades que envolvem webinars, destaca-se o fácil recrutamento de talentos. Isso porque o método oferece sessões informativas sobre oportunidades de emprego, cultura organizacional e processo de seleção, e pode ser uma ponte entre empresas e possíveis candidatos.
Além disso, os webinars são eficazes para ampliar o networking, tendo em vista que permitem que os participantes se conectem, compartilhem experiências e estabeleçam relacionamentos profissionais.
Como se faz um webinar?
Mas agora que já sabe quais são os benefícios de um webinar, talvez a essa altura esteja se perguntando como se conduz um. Abaixo, trazemos estratégias que podem servir como norte para essa tarefa.
A primeira parte é o planejamento. Faça uma boa pesquisa, acompanhe outros webinars e faça anotações para poder se guiar antes de partir para a execução.
1 – Defina os objetivos
O primeiro passo para que o seu webinar seja um sucesso é definir qual o objetivo. Ele vai ser educacional e fornecer informações e conhecimentos sobre um determinado tópico ou mais corporativo e, assim, promover um produto, serviço ou marca?
Um webinar também pode ter como objetivo o treinamento de funcionários ou aumentar a conscientização sobre uma causa específica. Quando você conseguir responder a questão “qual o objetivo deste webinar?”, já pode seguir para os próximos passos.
2 – Defina o público
Normalmente, ao atribuir o objetivo, você também já consegue identificar qual o público (por exemplo: se for um treinamento, o público é o corpo de colaboradores da empresa). Também é importante ter isso bem definido antes de planejar e principalmente executar o webinar em questão.
3 – Encontre a plataforma adequada
Você já tem o tema, objetivo e público do seu webinar em mente? Ótimo. Agora, é a hora de fazer uma boa pesquisa sobre as plataformas disponíveis para escolher qual delas atende suas necessidades de transmissão ao vivo e interatividade com o público.
4 – Prepare materiais visuais
A parte de planejamento também envolve a criação de slides, vídeos ou outros materiais visuais para complementar sua apresentação e manter o interesse dos participantes. Vale, ainda, conduzir alguns testes de áudio, vídeo e conexão para garantir que nada vai dar errado.
Feito isso, vem a parte de execução do seu webinar. Certifique-se de marcar um horário que seja viável para o seu público e promova o evento por meio de e-mail ou redes sociais.
5 – Garanta a interação com o público
Uma coisa que você não pode deixar de fora durante o webinar é o incentivo à participação dos espectadores através de perguntas, enquetes e oportunidades para comentários e feedbacks.
6 – Trabalhe com exemplos práticos
Se você precisa entrar em conceitos abstratos, não se esqueça de ilustrar com exemplos práticos e casos de estudo para tornar o conteúdo mais compreensível para o seu público. É justamente para isso que os recursos audiovisuais estão aí: ajudar você a tornar tudo mais claro e coeso.
Quanto tempo dura um webinar?
Não há uma regra que define a duração de um webinar, mas geralmente está entre 30 minutos a 1 hora e meia. Se o tópico exigir mais tempo para ser abordado adequadamente, você pode estabelecer um intervalo.
Saber o que é um webinar te deixa a par do que está em alta no mercado. Além desse tipo de evento virtual, o seu estudo também pode acontecer sem que você saia de casa: conheça a pós-graduação EAD.