O que faz um analista de conteúdo? Conheça as funções!

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O analista de conteúdo é um profissional-chave para uma estratégia de marketing bem-sucedida, ajudando a empresa a se manter relevante, especialmente no ambiente digital. Mas, afinal, o que faz um analista de conteúdo?

Neste artigo, vamos entender melhor como esse profissional trabalha e quais são as suas principais funções. Confira!

O que é um analista de conteúdo?

Antes de falarmos sobre as funções de um analista de conteúdo, é importante entender que suas atividades podem variar de acordo com a organização e o porte dela, além da sua experiência. Porém, no geral, podemos dizer que ele é o responsável por analisar, produzir e gerenciar o conteúdo de uma empresa.

O seu objetivo principal é garantir que o conteúdo produzido por ele seja interessante e possa atender às necessidades dos usuários e clientes. Esses profissionais trabalham, na maioria das vezes, na equipe de marketing, e precisam garantir que a estratégia de conteúdo esteja alinhada aos objetivos de negócios da empresa.

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O que faz um analista de conteúdo?

1 – Identifica oportunidades de conteúdo

Um analista de conteúdo está sempre procurando oportunidades de conteúdo que possam ajudar a empresa a alcançar seus objetivos de negócios. Eles fazem isso da seguinte forma:

Analisando palavras-chave e tendências de pesquisa

Um analista de conteúdo pode utilizar diversas ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como Google Keyword Planner, SEMrush e Ubersuggest para identificar as palavras-chave mais relevantes e pesquisadas em seu nicho. Com base nelas, eles podem criar o conteúdo que atenda às necessidades do seu público.

Pesquisando os concorrentes

Os concorrentes fornecem insights valiosos sobre as necessidades de conteúdo dos usuários. Esse profissional pode analisar o conteúdo produzido pelos concorrentes e identificar lacunas e oportunidades.

Utilizando dados

Alguns dados de desempenho podem gerar insights sobre o tipo de conteúdo que atraia mais tráfego, engajamento e que gera conversões.

Essas são algumas das estratégias que os analistas de conteúdo podem utilizar para identificar oportunidades de conteúdo para o negócio.

2 – Cria estratégias de conteúdo

O trabalho do analista de conteúdo vai bem além da execução, especialmente se ele é um profissional pleno ou sênior que também participa do planejamento de conteúdo.

Sendo assim, depois de identificar as oportunidades, como vimos anteriormente, ele precisa desenvolver estratégias.

Atividades como a definição de metas e objetivos, a criação de um calendário editorial, identificação do público-alvo, desenvolvimento de personas, entre outros, fazem parte dessa atividade.

3 – Cria conteúdo

A criação de conteúdo está entre as principais atividades de um analista de conteúdo.

Em algumas equipes, ele pode ser o responsável por produzir textos para blogs, a partir das estratégias de SEO, e-books, infográficos, apresentações, posts para redes sociais, criação de roteiros etc.

Em outras situações, ele pode trabalhar em parceria com um redator e um designer para garantir que o conteúdo seja relevante e que atenda às necessidades dos usuários.

4 – Analisar métricas

Um analista de conteúdo também precisa analisar regularmente o desempenho do conteúdo. Dessa forma, ele entenderá o que está funcionando e o que ainda precisa melhorar

Nesta atividade, ele costuma usar ferramentas de análise, como o Google Analytics, Adobe Analytics, Moz e Sprout Social para avaliar o tráfego, o engajamento e outras métricas que ajudam a identificar padrões e tendências.

5 – Gerencia redes sociais

Como dissemos, as funções de uma analista de conteúdo podem variar, mas é bem comum que ele esteja envolvido em tarefas de gerenciamento de redes sociais.

Normalmente, ele pode atuar com a criação e distribuição do conteúdo em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, YouTube, LinkedIn e outras.

Como essas redes são parte importante da estratégia de marketing de uma organização, geralmente, esse profissional trabalha com a equipe de social media. Assim, as estratégias estarão alinhadas e se manterão interessantes para o público e para a comunidade da empresa.

6 – Monitora e responde comentários

O monitoramento e a interação nas redes sociais e plataformas digitais é parte importante da reputação online da empresa e da criação de uma comunidade em torno da marca.

Comentários em posts de blog e nas redes fornecem informações valiosas a respeito do conteúdo e do nível de satisfação dos clientes. Sendo assim, esse profissional será responsável por monitorar e responder esses comentários a fim de melhorar a experiência dos usuários e atender às demandas dos clientes.

Agora, você já sabe o que faz um analista de conteúdo e quais são as suas funções. É importante lembrar que ele é um profissional essencial para que a estratégia de marketing digital de uma marca tenha sucesso e colabore para o atingimento dos objetivos de negócio da empresa.

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