O que são habilidades: veja definição e exemplos

o que são habilidades

No mundo profissional, algumas palavras já se tornaram verdadeiros clássicos. Por exemplo, você com certeza já se deparou com “carreira”, “networking”, “especialização” e “desenvolvimento” muitas vezes por aí, não é mesmo? Contudo, nem sempre sabemos o significado para todas elas, o que é completamente normal. Por isso, hoje você vai aprender o que são habilidades.

Dentre todos os clássicos do universo corporativo, as “habilidades” estão no topo da lista das que mais são repetidas e ressaltadas nos ambientes profissionais. Seja no trabalho, seja na faculdade, no LinkedIn ou na pós-graduação, você já deve tê-la escutado algumas vezes, certo?

Porém, o que exatamente ela significa? Quando os gurus e especialistas frisam que profissionais devem desenvolver novas habilidades e aprimorar as existentes, o que eles querem dizer? E no fim das contas, quais são as habilidades para quem quer construir uma carreira?

Para tirar todas as suas dúvidas, elaboramos um guia completo. Veja abaixo todas as respostas e explicações que você precisa para entender as habilidades, usando esse conhecimento para fortalecer o seu desenvolvimento profissional.

O que são habilidades?

Sem mais delongas, as habilidades são tudo aquilo que você é capaz de realizar. Ou seja, tudo que você sabe como fazer. Também conhecidas como “skills”, elas são a base de toda atividade profissional. Afinal de contas, para ser considerado um profissional de qualquer área do conhecimento, você precisa dominar as habilidades que definem essa atividade.

Na prática, habilidade é toda a capacidade que te ajuda a exercer a sua profissão, fazendo com que você esteja apto a desenvolver uma competência. Essa, por sua vez, é a junção da habilidade com conhecimentos, fazendo com que você consiga executar o que é necessário com excelência.

Caso a explicação ainda esteja muito abstrata para você, não precisa desistir! Compreender as habilidades pode ser um desafio no começo, mas com os exemplos e definições certas, tudo fica mais fácil e tangível. Então, continue lendo e veja mais explicações abaixo.

Exemplos de habilidades

Para deixar a explicação mais fácil, vamos abordar alguns exemplos. Ser comunicativo é um ótimo exemplo de habilidade, bem como a resiliência, o comprometimento e a organização. Outros exemplos são proatividade, saber trabalhar em equipe, ter proficiência em outros idiomas e conhecer tecnologias e ferramentas, além de infinitas outras possibilidades, como as que listamos abaixo.

  • Liderança;
  • Domínio do Pacote Office
  • Saber solucionar problemas;
  • Rápida velocidade de resposta;
  • Conhecimento do Pacote Adobe;
  • Senso crítico;
  • Proficiência em ferramentas de Business Intelligence (BI);
  • Criatividade.

Nessa lista, temos tanto as habilidades técnicas quanto as habilidades comportamentais. Elas são dois grupos diferentes, também conhecidos como “hard skills” e “soft skills”, que juntas são fundamentais para o desenvolvimento de todos os profissionais. Abaixo, vamos falar especificamente delas, que estão no cerne das discussões atuais sobre mercado de trabalho. 

O que são habilidades profissionais?

Talvez você esteja um pouco confuso agora. Afinal de contas, habilidades profissionais não seriam apenas aquelas diretamente ligadas aos aspectos técnicos de uma profissão?

Por muito tempo elas foram vistas dessa maneira. Contudo, há alguns anos essa percepção começou a mudar. As empresas passaram a perceber que equipes alinhadas, produtivas e engajadas não dependiam apenas do conhecimento técnico de seus profissionais. Elas também precisavam de pessoas com boas habilidades comportamentais para que tudo fluísse da melhor maneira possível.

1 – Soft Skills: as habilidades comportamentais

Foi assim que as “soft skills” se popularizaram. Estamos falando de habilidades emocionais, que explicam a maneira como você se comporta e reage em ambientes do trabalho. Dos exemplos acima, podemos mencionar o senso crítico, a organização, a boa comunicação, a criatividade, a liderança, rápida solução de problemas, trabalho em equipe e comprometimento, dentre outras.

Elas são essenciais para que o trabalho seja executado da melhor maneira possível, garantindo que todas as etapas do desenvolvimento ocorram com o mínimo de problemas. Afinal de contas, você já deve ter trabalhado com pessoas de alto nível técnico, mas que não sabiam comunicar o que queriam, eram ruins em treinar seus colaboradores ou não tinham empatia, não é mesmo?

Essas experiências com certeza te ensinaram que é preciso ser mais do que muito habilidoso tecnicamente, para ser um profissional de excelência.

2 – Hard Skills: as habilidades técnicas

Contudo, nem só de soft skills se constrói uma carreira. Apesar de serem fundamentais, elas precisam “dividir o pódio” com o outro lado da mesma moeda. Estamos falando das hard skills.

Traduzidas para habilidades técnicas, elas denominam todas as capacidades que envolvem algum conhecimento técnico, que foi aprendido para desempenhar uma função. Por exemplo, ser proficiente em inglês é uma hard skill, assim como saber utilizar os programas do Pacote Office, dominar uma linguagem de programação, conhecer ferramentas da sua área e saber mexer no Pacote Adobe.

Elas são essenciais para o seu crescimento profissional, já que ser um ótimo colaborador na sua área de trabalho depende do seu conhecimento e capacidade de executar funções ligadas ao cerne da profissão.

Quais habilidades se destacam?

Nesse contexto, você já deve ter entendido que as habilidades técnicas que mais se destacam no mercado vão variar de acordo com a sua área, certo?

Por exemplo, saber aferir a pressão arterial do paciente é fundamental para profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos. Contudo, um advogado não precisa da mesma habilidade, porém, ficará em desvantagem se não tiver um bom conhecimento do Código Penal. Algo que não fará diferença para a área da saúde.

Por isso, para saber o que está em alta no mercado para a sua área de atuação, vale a pena ficar de olho nas novidades, tendências e demandas. Dessa maneira, você saberá exatamente o que precisa desenvolver para ter diferenciais estratégicos em processos seletivos.

Todavia, podemos sim pensar em habilidades comportamentais que se destacam, de forma geral, no mundo corporativo. Apesar de cada área ter pontos que são mais importantes do que outros, é possível pensar em uma lista de skills que serão bem recebidas em todos os ramos. Veja algumas na lista abaixo:

  • Saber se comunicar;
  • Empatia;
  • Lidar bem com frustrações;
  • Resiliência;
  • Organização;
  • Trabalho em equipe;
  • Visão de futuro;
  • Senso crítico;
  • Criatividade;
  • Proatividade;
  • Autoconfiança;
  • Curiosidade;
  • Flexibilidade;
  • Autonomia;
  • Inteligência emocional.

Quais são as habilidades do profissional do futuro?

Sendo assim, quando pensamos nas habilidades que o chamado “profissional do futuro” deve ter, precisamos pensar bastante em soft skills, por mais que as hard skills também tenham o seu espaço.

O profissional do futuro, em linhas gerais, é aquele profissional que vai se destacar e conseguir as melhores vagas no mercado de trabalho. Isso porque ele terá as habilidades necessárias para alcançar o que tanto deseja, entregando às companhias as skills que elas precisam para ter equipes diferenciadas, produtivas, engajadas e focadas em resultados.

Sendo assim, quais são essas habilidades tão importantes?

Falando de habilidades técnicas, a recrutadora, mentora e palestrante Karol Fabreto ressalta a importância de ter proficiência tecnológica. Ou seja, dominar ferramentas digitais e plataformas que sejam usadas na sua área. Além disso, ela destaca que saber gerir projetos e ter noções de cibersegurança e programação e análise de dados fará toda a diferença no futuro.

No campo de soft skills, Karol enumera uma série de habilidades que serão fundamentais em todas as áreas. Veja a lista abaixo:

  • Adaptabilidade e flexibilidade;
  • Negociação e persuasão;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Resiliência;
  • Criatividade e inovação;
  • Comunicação objetiva e eficaz;
  • Aprendizagem ativa;
  • Gestão de tempo e boa organização;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança e influência;
  • Autodesenvolvimento.

O que fazer para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais?

Depois de aprender tanto sobre as skills, você deve estar se questionando o que precisa fazer para adquiri-las ou melhorar as suas, não é mesmo? Sendo assim, temos algumas notícias para você.

O desenvolvimento de habilidades é um processo longo e contínuo. Você começou a aprendê-las quando ainda era uma criança, passando por muitos períodos de aprendizagem na escola, em momentos de socialização, viagens, leituras e outros conteúdos.

Chegando na vida adulta, você segue aprendendo habilidades. Seja na graduação, com muitas soft skills e hard skills nessa importante jornada, ou no mercado de trabalho, em suas primeiras experiências profissionais.

Porém, em um determinado momento, vale a pena avaliar a sua bagagem de habilidades. Quais delas você pode aprimorar? Tem alguma que está faltando? O que vai fazer a sua carreira decolar? Essa reflexão é fundamental para você tomar as próximas decisões e entender de que forma vai melhorar a sua “mochila de skills”.

Uma excelente maneira de fazer isso é por meio de uma pós-graduação. Com inúmeras possibilidades e modalidades, as especializações vão “direto ao ponto” e te ajudam, de forma atualizada e direcionada, a desenvolver novas habilidades para o mercado de trabalho. Incluindo, também, skills comportamentais.

Além disso, você também pode apostar em palestras, treinamentos, mentorias, leituras, experiências práticas e cursos livres, que são uma ótima pedida para quem quer novas habilidades mas não tem muito tempo para isso. Eles também são acessíveis, com valores confortáveis para a formação, e não contam com pré-requisitos.

Isso significa que você não precisa ser graduado ou ter uma formação específica para fazer os cursos livres, que também têm opções virtuais para deixar a jornada acadêmica ainda mais flexível. Você vai poder estudar e evoluir suas habilidades quando e onde puder, encaixando o curso na rotina da forma que melhor funcionar para você.

Então, agora que você já sabe o que são habilidades e todos os seus detalhes, que tal aprofundar os seus conhecimentos nas chamadas soft skills? Para isso, aprenda sobre habilidades socioemocionais em um Curso Nano específico para elas! Dessa maneira, você poderá aprimorar as suas competências de forma estratégica e direcionada, deixando seu perfil profissional ainda mais atraente e diferenciado para o mercado de trabalho.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!