Afinal, o que um gestor faz? 5 responsabilidades

Profissionais em posição de liderança são essenciais para o desenvolvimento de uma equipe e o cumprimento de metas de uma empresa, mas afinal, o que um gestor faz? O nome está relacionado ao ato de gerir, e no meio corporativo representa o perfil que supervisiona determinada equipe ou área. 

Existem várias denominações, como coordenador, líder, gerente, mas em geral, todos eles têm a mesma representação, como o encarregado do funcionamento de um setor da organização. 

Mas até mesmo entre esse perfil profissional existem diferenças, já que o gestor também pode corresponder ao CEO, diretor, ou profissional que ocupa o topo da hierarquia profissional. 

Por isso, o cargo envolve grande responsabilidade e requer conhecimentos variados que vão além da área de formação. 

O que um gestor faz?

O gestor tem um papel fundamental nos dois pilares principais da empresa: o negócio e as pessoas. No primeiro pilar, um conhecimento aprofundado e visão estratégica permitem tomar decisões que impactam na gestão, e no segundo, tem impacto direto no desempenho dos colaboradores. 

Mas suas atribuições são complexas e, ao longo deste texto, vamos entrar em detalhes sobre a responsabilidade do gestor e suas principais competências. Confira as cinco principais atribuições deste cargo:

1 – Planejamento estratégico

Uma das principais atribuições desse profissional envolve o planejamento estratégico e determinação de metas e objetivos da empresa. Esse processo pode ser geral, para toda a organização, ou focado em cada setor, baseado nas determinações gerais. 

Embora não faça o planejamento sozinho, já que as áreas são relacionadas e têm que trabalhar juntas pelos objetivos da empresa, essa pessoa é quem tem o domínio suficiente de um departamento a ponto de alinhar as metas gerais com o que sua equipe tem capacidade para absorver e realizar. 

2 – Visão de negócio

Para isso, é importante que esse profissional tenha visão do negócio para além de sua área. Um gestor financeiro de uma empresa de tecnologia precisa conhecer o segmento de T.I. em profundidade.

Só assim poderá criar metas e planejar sua equipe de forma adequada. Além disso, é com conhecimento de mercado que ele será capaz de tomar as melhores decisões e oferecer valor ao que os profissionais de sua área realizam. 

3 – Análise e tomada de decisões

O gestor está presente no dia a dia da equipe, porém seu papel principal é de supervisão. Com isso, ele deve ter uma mente analítica para acompanhar o andamento das atividades e avaliar se estão alinhadas com os resultados esperados. 

Com isso, também deve ser capaz de fazer mudanças e tomar decisões estratégicas para seguir por um novo caminho ou solucionar problemas que ocorram durante a execução. 

4 – Motivação da equipe

No que diz respeito aos colaboradores, o gestor tem um papel central na motivação. É de acordo com seu planejamento e apoio que os profissionais são capazes de apresentar seu melhor desempenho. 

Por isso, precisa saber delegar e evitar o microgerenciamento, dando o espaço necessário para que sua equipe haja de forma autônoma. Isso trará mais confiança para a realização de tarefas e servirá como um estímulo para que eles também desenvolvam a capacidade de solucionar problemas, além de se tornarem mais criativos e proativos. 

Por isso, também deve saber delegar tarefas, e evitar tomar para si determinadas atividades operacionais que podem e devem ser resolvidas pela equipe. 

5 – Clima organizacional

O gestor é a principal figura de liderança de um determinado grupo, e a quem eles irão recorrer para dúvidas, sugestões e problemas. Esse profissional é responsável por administrar um grupo de pessoas e, além de mantê-los motivados, deve trabalhar por um bom clima organizacional, o que irá favorecer a boa convivência e o trabalho em equipe. 

Quais as competências de um gestor?

Para ser capaz de dominar as responsabilidades citadas acima, o gestor deve desenvolver uma série de competências. Seu conhecimento técnico é o que oferece a base de sua atuação, pois apenas com experiência na área de conhecimento ele conhecerá em profundidade o dia a dia das pessoas e poderá ajustar tarefas e delegar de forma adequada. 

Mas além disso, são necessárias outras competências, especialmente no âmbito comportamental, que são fundamentais para exercer esse cargo com autonomia. Confira:

Disciplina e organização

Não há como ser capaz de planejar metas e organizar afazeres sem disciplina e boa organização. Parte do trabalho como gestor envolve acompanhamento das atividades, portanto ele deve ter claro quais são os objetivos principais, se atentar a prazos de entregas, avaliar números. 

Há muitos métodos para ser mais disciplinado, porém manter uma agenda atualizada, acompanhar com frequência o desempenho dos colaboradores e criar ferramentas para medir resultados já ajudam a gerir com eficiência. 

Empatia

Essa pode ser uma característica desprezada quando se pensa na quantidade de atribuições desse profissional, mas para manter uma equipe unida e desempenhando seu melhor, é preciso saber ouvir e apoiar cada um. 

As pessoas podem ter dificuldade com determinada tarefa ou lidar com questões específicas que os impeçam de concluir certa atividade e é preciso tentar entender essas questões para ajudar os profissionais. 

Desenvolvimento constante

Como falamos, esse é um papel complexo e um gestor precisa ter conhecimento em diversas áreas. Para estar preparado, é necessário seguir se aperfeiçoando ao realizar cursos livres e pós-graduação, como os oferecidos pela Anhanguera. Assim, o profissional adquire ferramentas técnicas e conhecimento para aplicar em suas responsabilidades. 

Saber o que um gestor faz é importante para profissionais que desejam seguir esse caminho e alcançar posições de liderança, pois permite que se autoavaliem e busquem desenvolver as competências e praticar as responsabilidades necessárias. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!