13 perguntas que são feitas em uma entrevista de emprego

Preparar-se para um processo seletivo é fundamental para aumentar as suas chances de sucesso, certo? Afinal, dessa maneira você poderá focar nos principais pontos, refrescar sua memória com a própria trajetória profissional e descobrir as principais perguntas que são feitas em uma entrevista de emprego. Mas no fim das contas, quais são elas?

Antecipar os questionamentos de um processo seletivo é uma excelente estratégia. Assim, você conseguirá prever o andamento da conversa e treinar as suas respostas de forma direcionada e objetiva.

Isso vai te ajudar a manter a calma durante todas as etapas. Até porque, mesmo diante de cenários inesperados, como mudanças bruscas no roteiro imaginado, você saberá que se preparou da melhor forma possível, focando nos grandes destaques da sua carreira.

Contudo, para pensar nas respostas você precisa saber quais serão as perguntas, não é mesmo? Para isso, temos uma ótima notícia. Recentemente, a newsletter Sua Vaga, do LinkedIn, dedicou uma edição inteira aos principais questionamentos de recrutadores.

A Editora de Carreira Ana Prado reuniu dicas de diversos profissionais de Recursos Humanos, que explicaram o racional por trás de cada uma das perguntas. E você vai encontrar todas elas na lista abaixo.

Perguntas que são feitas em uma entrevista de emprego: 13 questionamentos clássicos

1 – Poderia me falar mais sobre você?

Segundo a headhunter Ana Letícia Wiederkhr explicou à newsletter, muitos recrutadores começam a conversa com o clássico “fale mais sobre você”.

Isso acontece por diversos motivos, e alguns deles são a oportunidade de “quebrar o gelo” antes de iniciar a conversa com teor técnico, entender como o candidato organiza ideias e conta a sua trajetória, identificando pontos de destaque logo de cara.

2 – Qual foi a sua motivação para escolher a sua profissão?

O propósito é um ponto chave para as carreiras na atualidade, e os recrutadores sabem o valor de um profissional motivado para as organizações. Por isso, muitos vão querer saber mais sobre o seu processo de escolha de carreira durante a entrevista.

Conforme Gustavo Venturelli, headhunter e especialista em gestão de carreira, detalhou, essa é uma maneira interessante de conhecer o candidato com profundidade, identificando quem realmente ama a profissão escolhida.

3 – Como você organiza suas prioridades e o seu tempo?

As soft skills já ganharam o protagonismo do mercado de trabalho, e pode apostar que elas vão aparecer nos processos seletivos. Nesse contexto, organização e gestão do tempo são habilidades fundamentais para as companhias, sendo fundamental que você consiga provar que domina ambas ainda na entrevista.

“O ideal é que ele [o candidato] traga em sua resposta as ferramentas que utiliza no dia a dia, […] e como classifica as suas prioridades por nível de importância e impacto”, relatou Fabiana Braga, consultora de carreira e recolocação.

4 – Qual o perfil de pessoas com quem você gosta de trabalhar? E com quem tem dificuldades?

Ser o profissional ideal para uma vaga vai muito além de ser altamente capacitado. Você também precisa ter o perfil buscado pelas empresas. Então, os profissionais de RH vão tentar extrair o máximo das suas competências emocionais e personalidade durante a entrevista, para checar se há o “fit cultural” entre candidato e organização.

Uma maneira de fazer isso é descobrir como ele se relaciona com colegas de trabalho. “Com essas perguntas posso avaliar alinhamento com a cultura da empresa, habilidade de adaptação, respeito à diversidade e até alertas para conflitos”, contou a headhunter Raquel de Oliveira Amaral.

5 – O que te motiva a concorrer a esta vaga?

Da mesma maneira, esta é outra pergunta que vai guiar o recrutador, mostrando se você está motivado pelos motivos buscados pela companhia. Além disso, neste momento você também poderá mostrar que pesquisou sobre a empresa, tem conhecimentos sobre o setor e, de repente, experiências que solidificam a sua candidatura.

“Sou fã das perguntas abertas, que são passíveis de inúmeras respostas e dão maior subsídio para a nossa interpretação enquanto recrutadores”, complementou a especialista em psicologia organizacional e do trabalho Tayná Leal.

6 – Como você se desenvolve e aprende no dia a dia do trabalho? E quais são os 3 pontos que você mais precisa desenvolver?

Aprender novas habilidades e conhecimentos é um imperativo dos dias atuais, como bem lembrou Danilo Garbazza Vieira, gerente de recrutamento e seleção, à Sua Vaga. Sendo assim, os recrutadores precisam saber se você está devidamente comprometido com seu crescimento profissional, buscando oportunidades de desenvolvimento.

Da mesma maneira, conforme a diretora executiva Mica Soares explicou, saber dos pontos a desenvolver é fundamental. “Gosto de fazer essa pergunta, pois ela me permite avaliar se o candidato possui autoconhecimento e a humildade necessária para reconhecer que há sempre espaço para se desenvolver”.

7 – Que música melhor te representa?

Apesar de inusitada, essa pergunta tem bases valiosas. De acordo com a psicóloga Edilene Almeida, as músicas podem descrever e despertar emoções, trazendo à superfície questões profundas sobre cada um dos candidatos, suas personalidades e trajetórias de vida.

“Ao fazer essas perguntas, consigo perceber a grandiosidade da personalidade de algumas candidatas que não apareceriam no currículo e nas respostas a questões mais comuns”, complementou.

8 – Como você vê o seu futuro em alguns anos?

Empresas que buscam o investimento e desenvolvimento de seus colaboradores têm planos ambiciosos para cada um deles. Então, elas precisam saber, ainda na entrevista, se você pretende se manter na mesma área. “A resposta a essa pergunta ajuda a entender o nível de interesse na vaga em questão”, contou o assistente de RH Celio Pinho.

9 – Poderia mencionar sua maior conquista?

Existem perguntas capazes de analisar dezenas de questões. E essa é uma delas. Segundo Rosirene Campos, especialista em gestão de pessoas, um recrutador consegue avaliar a motivação, a ambição, a resiliência e as habilidades de um candidato apenas perguntando sobre sua grande conquista.

Então, não deixe de revisar sua trajetória e pensar nos seus grandes marcos antes de seguir para uma entrevista de emprego.

10 – O que você procura em uma empresa?

Lembram da necessidade de encaixar os candidatos no perfil buscado para a vaga? Essa pergunta também ajudará os profissionais de Recursos Humanos a lidar com esse desafio.

“Com isso, buscamos entender os seus interesses, valores e motivações e avaliar se eles estão alinhados com o que a empresa pode oferecer”, contou a consultora de recrutamento e seleção Fernanda Oliveira, que também consegue extrair informações sobre a personalidade e expectativas do candidato com um único questionamento.

11 – Como uma empresa pode te ajudar a alcançar seu maior sonho?

Tayla Ramos Pereira de Oliveira, supervisora de RH, gosta de falar sobre sonhos durante as entrevistas. Essa é uma maneira, segundo ela, de fazer com que os candidatos pensem em seus desejos e objetivos de vida, conseguindo conectar os sonhos com a organização em que pretendem trabalhar.

“Com isso, caso ele seja aprovado, terá um melhor nível de engajamento, identificando e aproveitando as oportunidades escondidas por trás dos desafios e aprendizados”, complementou a especialista.

12 – Poderia contar sobre uma situação desafiadora que já passou, e como fez para enfrentá-la?

Lidar com desafios profissionais faz parte do dia a dia do trabalho, não é mesmo? Para garantir que você tem as habilidades necessárias para enfrentá-los, os recrutadores vão falar sobre situações difíceis nas entrevistas.

Assim, eles poderão avaliar suas habilidades técnicas e comportamentais, identificando se você tem a iniciativa necessária para agir, encontrar soluções e transformar um limão em uma limonada, como explicou José Amador Ascanio Aular, especialista em RH.

13 – Gostaria de pontuar mais alguma coisa?

Por fim, a pergunta “gostaria de falar mais alguma coisa” é um clássico das entrevistas, certo? 

Ela deixa os candidatos confortáveis para dar mais informações, destacar algum ponto de suas trajetórias e habilidades e aproveitar ao máximo o tempo. Klaudia Rocha, gestora de recursos humanos, sempre consegue extrair boas narrativas dessa iniciativa.

Então, o que achou de descobrir as principais perguntas que são feitas em uma entrevista de emprego? Agora, para reforçar a sua trajetória e adicionar mais um ponto forte às suas respostas, que tal investir em uma pós-graduação? Dessa maneira, você se transformará em um profissional ainda mais completo e pronto para arrasar nos processos seletivos.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!