Planejamento de marketing internacional: como fazê-lo em 7 etapas

homem fazendo anotações para ilustrar texto sobre planejamento de marketing internacional

Se você está pensando em planejamento de marketing internacional, significa que você está dando um passo muito importante! Seja com a internacionalização do seu próprio negócio, seja com a possibilidade de levar a empresa onde trabalha para outra geografia, sinta orgulho da sua conquista!

Além disso, saber que é necessário estabelecer um plano de marketing específico para esse momento, e não apenas reutilizar o planejamento local, é um excelente sinal. Significa que você entende que as estratégias de marketing precisam ser adaptadas de acordo com os países, públicos e objetivos de negócios.

Então, como fazer isso? Existe uma fórmula única? Quais são os passos que devo seguir? E por onde começar?

Para te ajudar, organizamos as respostas para todas as suas perguntas em um verdadeiro tutorial. Nele, você vai encontrar tudo o que precisa para montar um planejamento internacional de respeito, considerando todos os detalhes essenciais para obter sucesso na sua empreitada.

Pronto para começar a aprender?

Planejamento de Marketing Internacional: o que é?

Antes de mais nada, vamos definir o que é marketing internacional. Quando pensamos em um marketing global, estamos falando de estratégias e ferramentas para impulsionar a internacionalização de uma marca.

Seja uma linha de produtos, seja uma empresa inteira, o marketing tem um papel fundamental nessa jornada. Afinal, ele será um dos grandes responsáveis por difundir o novo nome em um país diferente, ajudando no sucesso desse movimento de negócios.

Todavia, para que isso aconteça, você precisará adaptar o seu olhar e dar atenção a pontos específicos. Pode ser que eles passem despercebidos no seu dia a dia na área de Marketing, afinal, você está em seu próprio país e já sabe, intuitivamente, como certas coisas funcionam. Contudo, a história muda quando estamos em outra cultura.

Para saber exatamente o que fazer para ultrapassar as fronteiras do Brasil, continue lendo o artigo e prepare o caderno para anotar tudo!

Quais as etapas do marketing internacional?

1 – Conheça profundamente o seu novo público

O primeiro passo é entender quem será o seu novo público. Por mais que você já tenha feito uma série de pesquisas e mapeamentos levando em consideração o país natal da marca, você não poderá se basear nesse material para a etapa da internacionalização.

Afinal de contas, estamos falando de um novo país, com uma cultura e população diferentes. Talvez o mesmo gênero, faixa etária e classe social da sua região tenha interesses e comportamentos completamente diferentes do seu novo público, e não ter consciência disso pode ser perigoso.

Então, se prepare para investigar o seu novo público, criar uma nova persona e descobrir tudo sobre as adaptações que terá que fazer, seja nas estratégias de marketing, seja nas estratégias de negócios, para alcançar o sucesso.

2 – Faça um mapeamento completo de desafios

Você deve ter percebido que fazer marketing internacional é quase como começar do zero, certo? Isso significa que identificar o máximo de desafios e obstáculos é uma ótima maneira de começar, garantindo que você terá todas as informações necessárias para prosseguir.

Para tal, investigue as leis e regulamentações locais, descubra tudo o que puder sobre costumes e hábitos que conversem com a marca ou com os produtos, acompanhe a economia local e estude tanto o novo idioma quanto as principais formas de linguagem.

Todas essas informações vão te ajudar a montar um verdadeiro panorama da nova geografia, compreendendo em detalhes a cultura e os comportamentos que farão parte do dia a dia da companhia.

3 – Descubra tudo sobre os seus novos concorrentes

Em suas pesquisas e mapeamentos, não se esqueça de avaliar os concorrentes. Há empresas ou produtos semelhantes no país? Eles são bem estabelecidos? Qual é a reputação de tais companhias? Elas cobrem todo o mercado disponível? Qual o grau de satisfação dos clientes e consumidores? Como são os resultados financeiros?

Esse estudo de benchmarking será valioso para o seu processo, ajudando a manter seus pés no chão na hora de estabelecer metas e objetivos.

4 – Realize as adaptações necessárias diante da nova cultura

A partir do momento que você compreender a nova realidade, ficará mais fácil descobrir tudo o que precisa ser modificado e adaptado. Então, pense em estratégias para que seus produtos ou marcas sejam de fato relevantes em uma geografia diferente, suprindo as demandas locais, respeitando e conversando com a cultura.

Isso inclui os produtos em si, e também a estratégia de marketing. Ambas as partes precisam caminhar juntas para que o resultado seja satisfatório, e neste momento de adaptações, a proximidade é essencial.

5 – Garanta que o branding está alinhado para todas as geografias

Contudo, você precisa tomar cuidado para que a empresa não se transforme em algo muito complexo. As mudanças devem ocorrer para que haja identificação e integração com outras culturas, porém, o branding global precisa estar alinhado entre todas as geografias.

Afinal, a empresa ainda é uma só e, inclusive, demonstrar esse senso de unidade vai ajudar no marketing internacional.

6 – Considere fazer parcerias com empresas locais

Chegar “com os pés na porta” pode não fazer todo o barulho que você deseja, quando pensamos em estrangeiros entrando em um novo país. Por conta disso, pode ser interessante considerar parcerias locais para impulsionar a sua chegada.

Para isso, mapeie empresas consolidadas no novo país para estabelecer parcerias, sejam elas de produto, divulgação, relações públicas ou de marketing em si. Considere que elas serão catalisadoras para a sua jornada de internacionalização, deixando o processo mais amigável, tranquilo e focado.

7 – Acompanhe e reavalie a sua estratégia constantemente

Por fim, tenha a consciência de que um planejamento internacional nunca chegará ao fim. Assim como qualquer outra estratégia de marketing, ele precisa ser revisitado e reavaliado periodicamente.

Então, para continuar melhorando seus conhecimentos em marketing e fazer essa operação  de planejamento de marketing internacional um sucesso, invista em uma pós-graduação! Dessa maneira, você vai desenvolver novas habilidades e descobrir técnicas ainda mais específicas para executar seu trabalho da melhor maneira possível, se destacando na sua empresa e na sua área, no geral.

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