Invista na carreira com a pós-graduação em Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

imagem para ilustrar o texto de pós-graduação em Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

A primeira década do século XXI foi um marco na ampliação das bases democráticas da educação: em 2008, foi definida a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, através da lei 11645/08, e estabelece-se uma importante base para o conhecimento da história e da cultura de povos fundamentais para a formação da identidade nacional brasileira. Se você é da área da educação e quer se aprofundar nessa cultura tão rica, uma ótima opção de curso é a pós-graduação em Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O curso é destinado a professores, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores e demais profissionais da educação envolvidos na elaboração, planejamento e execução de ações educacionais, em especial aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos neste tema tão importante.

Gostou desta especialização? Continue a leitura abaixo!

Por que apostar na pós-graduação em Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira?

Desde o Brasil Colonial, populações de origem africana se estabeleceram no Brasil, constituindo-se em um elemento imprescindível da formação cultural, social, econômica e política do país.

Assim, o conhecimento de sua história e cultura são elementos fundamentais para compreensão da formação da sociedade brasileira e da ampliação das bases democráticas da educação, por meio da inclusão curricular da trajetória histórica e cultural das populações afro-brasileiras. 

Há um grande desafio de tornar a educação de fato inclusiva e que opere não apenas na inserção dos estudantes de diversas origens sociais e étnicas no ambiente escolar, mas, além disso, atuar efetivamente na formação de sua cidadania.

É preciso compreender a sua história e cultura, além de atuar na construção de sua identidade. Os profissionais da educação são munidos de bases teórico-metodológicas de qualidade, que os capacitem para a mediação destes conhecimentos junto aos estudantes. É este o objetivo desta especialização EAD.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

Objetivos desta pós-graduação EAD

O objetivo do curso é capacitar profissionais da educação – professores, coordenadores, educadores e gestores – por meio da promoção de conhecimentos teórico-metodológicos sobre o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.

Além disso, há outros objetivos, como: 

  • Promover, junto aos profissionais da educação, a reflexão acerca das questões étnico-raciais e suas implicações na educação;
  • Ampliar o conhecimento das demandas culturais, sociais, políticas das populações afro-brasileiras;
  • Disponibilizar aos profissionais da educação ferramentas para contribuir efetivamente para construção de uma noção ampla de cidadania, que envolve a história, a cultura, as demandas e direitos das populações afro-brasileiras.

Quais as competências desenvolvidas?

O profissional dessa pós-graduação terá a capacidade de atuar no campo da educação, como educador, professor, coordenador pedagógico ou gestor educacional, de modo a fomentar uma educação cidadã, inclusiva e conectada à realidade e à identidade dos estudantes, por meio da promoção da temática do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, componente fundamental para a compreensão da sociedade brasileira.

Em relação às habilidades, os profissionais podem:

✔ Compreender o processo histórico e sociológico de formação da sociedade brasileira, em especial do papel das populações afro-brasileiras na formação nacional;

✔ Promover estratégias educacionais que visem a formação cidadã dos estudantes, por meio da valorização da cultura e da história das populações afro-brasileiras;

✔ Aplicar estratégias teórico-metodológicas para o efetivo cumprimento da Lei 10.639/03, de modo a inserir a temática do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira de maneira significativa, conectada à realidade dos estudantes, a fim de promover uma educação transformadora e promotora da cidadania e da pluralidade das identidades.

Disciplinas e carga horária do curso

  1. Metodologias e tecnologias para o ensino de História;
  2. Diretrizes curriculares e didática para o ensino de História;
  3. Dinâmicas da cultura afro-brasileira: historicidade, heranças e geopolítica afro-atlântica;
  4. Multiculturalismo, etnicidade e africanidades: o mito da democracia racial no Brasil;
  5. Os movimentos sociais negros no Brasil: construções identitárias e conquistas históricas;
  6. Sociedade de classes brasileira e negritude: socialização e relações raciais;
  7. Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas ao ensino de africanidades e cultura afro-brasileira;
  8. Educação e relações étnico-raciais: a escola e o combate ao racismo;
  9. Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas.

A carga horária total do curso é de 360 horas, sendo ministrado em 9 disciplinas. Saiba mais sobre a pós-graduação EAD em Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, que pode ser realizada em 6 meses ou 10 meses. Aproveite também para conferir as 5 escritoras negras que você deveria conhecer.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!