Como postar feedback no Instagram: veja exemplos

como postar feedback no Instagram

Os depoimentos de clientes são uma importante ferramenta de divulgação de uma marca ou produto. É por meio das mensagens positivas que a empresa pode corroborar sua qualidade e seus diferenciais, e isso deve ser divulgado de alguma forma, como nas redes sociais. Quer saber como postar feedback no Instagram? Acompanhe este texto que te contamos. 

Por que postar feedbacks?

A expressão feedback é muito utilizada no meio corporativo para descrever um retorno dos gestores ou de colegas em relação à atuação profissional. Porém, quando se tratam de empresas que lidam com o consumidor final, seja para vender produtos ou serviços, a palavra também se aplica, já que aponta para um comentário sobre a experiência de compra. 

Esses comentários, publicados no Instagram ou até mesmo no site da empresa, são positivos para a imagem da organização e, na rede social, ainda permitem aproximar os clientes da marca, gerando fidelização. 

Quando a empresa recebe uma mensagem, independente do conteúdo, é preciso ter uma estratégia para atender o cliente. Se houver uma reclamação ou dúvida, isso precisa ser endereçado o mais rápido possível para evitar reclamações futuras. 

Mas, esse tipo de comentário não serve para promover a marca, claro, e portanto não serve para promover a empresa. Mas, quando se trata de um elogio ou uma análise positiva sobre um produto, isso pode se transformar em uma ferramenta de marketing e vendas. Entenda os benefícios de postar feedbacks no Instagram:

Identificação

O público tem mais facilidade de se conectar com uma marca ou produto quando entende que outras pessoas utilizam e gostam do que é oferecido. Com isso, ler comentários de outros usuários ajuda a criar identificação. 

Potenciais clientes podem esclarecer, através dos comentários, dúvidas que tinham sobre o uso do item, ou sobre o processo de entrega, e se sentem mais confiantes para fazer a compra. 

Reputação

Também ajuda a desenvolver uma forte reputação para a marca. As mensagens reais dos usuários ajudam a fortalecer os diferenciais que a empresa utiliza. Se uma das estratégias de marketing é mostrar a durabilidade de um produto, por exemplo, um feedback de usuário corroborando essa caraterística só irá reforçar essa qualidade. 

Valor agregado

Uma marca deve ser mais do que apenas um slogan, e divulgar esses depoimentos reforça isso e oferece mais valor ao produto ou serviço. Afinal, para mandar um feedback positivo o cliente precisa tirar alguns minutos do seu dia e, por mais rápido que isso possa parecer, nem sempre acontece. 

O fato de que ele se dedicou para compartilhar suas opiniões e elogiar a marca é uma maneira de agregar valor a isso. 

Tipos de postagens no Instagram

O Instagram é uma das principais redes sociais atualmente, e manter uma estratégia adequada para a plataforma deve fazer parte do plano de marketing das empresas, pois permite segmentar o público-alvo e é uma das principais ferramentas para gerar leads. 

Além disso, seu perfil mais informal permite que a empresa adapte a linguagem e trabalhe conteúdos diferentes, como fotos, vídeos, áudios, reels e stories. Dentro dessas opções, há diversas formas de publicar o feedback de clientes. Confira:

Destaque nos stories

Uma maneira simples e eficiente é através de posts na função stories. Com esse modelo, o conteúdo fica no ar por apenas 24 horas, mas pode ser organizado nos destaques. Assim, a empresa consegue separar todos os conteúdos relacionados a feedback em uma pasta e nomeá-la como preferir, como por exemplo “depoimentos”, “mensagens de clientes”, “você usando x”. 

Nesse formato, apenas um print enquadrado adequadamente e um fundo com as cores da marca já são suficientes. Caso queira divulgar o nome ou foto do cliente, é preciso lembrar de pedir autorização antes. 

Postagem no feed

O modelo de postagem de fotos em formato de carrossel segue sendo um destaque no Instagram, e uma frase de impacto pode gerar curiosidade e chamar a atenção dos usuários que estão passando pelo feed. 

Portanto, escolha uma frase curta e marcante, e crie uma arte com ela. Um print da mensagem, caso tenha sido recebida pela rede ou no WhatsApp também pode funcionar, mas o importante é que a imagem seja trabalhada com o apoio de um designer. O carrossel pode ser utilizado para postar várias mensagens. 

Um exemplo disso vem da plataforma de streaming Netflix, que costuma publicar na rede mensagens dos usuários elogios sobre suas produções de séries e filmes. 

Vídeos 

Essa estratégia serve tanto para o feed quanto para os stories. Nesse caso, porém, o ideal é que o próprio usuário publique o vídeo, e a marca “reposta”, ou seja, compartilha o que o cliente postou com seu próprio público. 

Esses vídeos costumam ter um tom e estética mais “caseiros”, e ajudam os potenciais clientes a verem como o produto chega, como ele é montado, ou até em uso pelos clientes. 

Buscar novas estratégias para atrair novos clientes, como postar feedback no Instagram, é um diferencial que pode levar o profissional para novos patamares na carreira. E para se manter atualizado no que o mercado tem a oferecer, conheça a pós-graduação Unopar e se torne um especialista. 

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