Você sabe como se preparar para o mercado de trabalho? Em um cenário altamente competitivo, é necessário buscar qualificações que ofereçam um diferencial, tanto na hora da contratação quanto no crescimento dentro da empresa.
Além disso, os profissionais precisam estar informados sobre as tendências relacionadas à sua área, para serem capazes de inovar e pensar em como as transformações no mercado e no setor afetarão o modo de trabalhar.
Como se preparar para o mercado de trabalho?
Muitas habilidades e conhecimentos só se aprendem na prática, mas adquirir experiência é um processo constante, que envolve capacitação, mudança de hábitos, planejamento e estudos.
Além disso, é importante observar boas práticas, não só de acordo com a empresa em que está, mas também com o que o mercado pede dos profissionais em termos de conhecimento, tecnologias e habilidades comportamentais. Confira sete estratégias para se preparar:
1- Tenha um plano de carreira
Em alguns casos, a necessidade de trabalhar vem antes de fazer qualquer plano para a carreira, mas independente do caminho profissional trilhado, ter um direcionamento ajuda a tomar atitudes pontuais que permitirão que o profissional se desenvolva.
Nesse sentido, a graduação é o primeiro passo ao permitir que o indivíduo se aprofunde em um tema específico. A partir daí, existe o caminho mais tradicional, começando com o estágio e partindo para níveis hierárquicos dentro da organização.
Para fazer um plano de carreira eficiente é preciso traçar objetivos práticos a curto, médio e longo prazo. Assim, é possível visualizar o caminho a seguir e pensar nas etapas necessárias para chegar onde almeja.
2- Trabalhe o autoconhecimento
Apesar de muitas pessoas pensarem em profissões como uma “vocação”, a verdade é que tudo pode ser aprendido e aperfeiçoado. E se conhecer permite ampliar essa visão sobre quais são os pontos fortes e o que pode ser melhorado.
Isso pode, inclusive, ser feito em paralelo ao plano de carreira. Uma pessoa que deseja alcançar posição de liderança, por exemplo, precisa ser capaz de falar em público, se comunicar bem com todos e agir com firmeza e empatia.
Ao trabalhar o autoconhecimento, o profissional consegue entender também para o que tem aptidão, que áreas têm mais interesse e com que tipo de trabalho se identifica mais. Isso também ajuda a tomar decisões em relação ao tipo de empresa e cargo que deseja ocupar.
3- Aprenda um novo idioma
Embora o inglês seja aprendido nas escolas, nem sempre as pessoas conseguem compreender a importância de realmente se dedicar a esse idioma. Mas isso amplia as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho, inclusive em empresas multinacionais e até mesmo oportunidades para trabalhar fora do país.
Além do inglês, idiomas como espanhol, mandarim e francês são requisitados no mercado e podem abrir portas na carreira.
4- Busque novas experiências
A experiência profissional faz a diferença durante um processo seletivo, e o caminho para se tornar mais qualificado não precisa ser linear. Como falamos acima, iniciar os estudos durante a graduação, com um estágio, é uma importante etapa, pois permite que o profissional se familiarize com a vivência em sua área, e a própria característica da função costuma permitir uma atuação dinâmica.
Durante o estágio, o profissional pode se ver realizando diferentes tarefas, e até mesmo identificar no processo com qual se sente mais conectado, focando a carreira nesse sentido.
Fazer trabalho voluntário também contribui com esse processo, pois permite que o profissional desenvolva outras habilidades, especialmente comportamentais. Se aprofundar em outras realidades oferece um olhar mais empático do mundo, e isso contribui diretamente para a forma como enxerga a própria carreira.
5- Mantenha boas referências
Uma forma prática e funcional de entender como o próprio mercado se comporta e quais as qualificações exigidas para posições de destaque é através de profissionais que são referência. Seja com um mentor direto que trabalhe na mesma empresa, seja com porta-vozes conhecidos no mercado, observe essas pessoas, escute seus conselhos e atente-se ao que eles têm a dizer.
Se puder ter uma relação direta, faça perguntas e tente conhecer o caminho que esses profissionais trilharam. Ter alguém em quem se espelhar também ajuda na hora de tomar decisões em relação ao próprio futuro profissional.
6- Amplie o conhecimento tecnológico
A relação entre tecnologia e trabalho é debatida há anos, e voltou com força nos últimos tempos devido ao avanço de soluções de Inteligência Artificial. E embora especialistas avaliem que a IA não vai tirar o trabalho humano, ela certamente exigirá uma adaptação dos profissionais.
Ignorar esses avanços é um contratempo na carreira, e o ideal é entender como essas soluções podem ser aplicadas no dia a dia e tirar proveito disso para se tornar mais capacitado.
7- Não pare de estudar
Por fim, seguir estudando é o que garante a atualização no campo em que atua e contato com boas práticas e inovações do mercado. Fazer uma pós-graduação oferece uma qualificação extra ao profissional que o coloca em destaque e o capacita para cargos com exigências técnicas mais elevadas.
Saber como se preparar para o mercado de trabalho envolve adquirir novos conhecimentos para se manter atualizado e mais apto a se adaptar às mudanças que acontecem ao longo da carreira.