Presença executiva: o que é? Como ajuda na carreira? Explicamos!

mulher sorrindo e trabalhando para ilustrar texto sobre presença executiva

Hoje em dia, ter soft skills no currículo faz toda a diferença para conquistar um novo emprego e se desenvolver na carreira. Contudo, você já viu a expressão “presença executiva” nas listas de competências comportamentais para a vida profissional?

Provavelmente você nunca encontrou tais palavras associadas às soft skills, certo? E existe um motivo para isso. Por mais que esse tipo de presença tenha tudo a ver com comportamento no ambiente de trabalho, ele não chega a ser uma habilidade, em si. Na realidade, ele é o resultado da soma de várias soft skills.

Então, para que você entenda de uma vez por todas o que é essa presença, por que ela é importante e como conquistá-la, montamos um verdadeiro tutorial sobre o tema. Confira abaixo, tire todas as suas dúvidas e comece, ainda hoje, a se colocar em movimento para ser percebido de forma diferente daqui para frente.

Presença executiva: o que é?

Definir o termo não é uma tarefa simples. Apesar de ser a soma de diversas habilidades comportamentais, ele não chega a ser uma skill por si só. Na realidade, podemos entender a presença “de negócios” como uma qualidade ou um tipo de postura profissional ligada à liderança.

Sendo assim, quando você idealiza um líder, quais são as competência emocionais que visualiza neste profissional em um cargo de gestão? Provavelmente, a sua resposta inclui determinação, autoconfiança, boa capacidade de comunicação, autenticidade, ambição e responsabilidade.

Contudo, pense um pouco mais sobre todas essas características. Existem profissionais em outras posições com todas elas no currículo, não é mesmo? Líderes ou não, eles conseguem ter uma postura diferenciada, que passa confiança e credibilidade, presença e capacidade de prender a atenção de todos.

Esses são, em suma, os profissionais com presença de executivo. É por isso que essa característica está intimamente ligada às soft skills, mas raramente aparece nas listas de habilidades emocionais. Na realidade, muitas vezes ela faz suas aparições com um sinônimo: “senso de liderança”.

Agora ficou mais fácil de entender, né?

Por que ela é importante?

O comportamento no ambiente de trabalho atravessa uma série de questões. Uma delas é justamente a capacidade de fazer o seu desempenho e suas capacidades serem percebidas de uma determinada maneira.

Por exemplo, um profissional que sabe se comunicar conseguirá expor suas ideias de forma impecável, ajudando a “vendê-las” e também a mostrar suas habilidades aos colegas e gestores. Por outro lado, o colaborador que tem ótimos insights, mas é retraído e não sabe defender suas ideias, raramente conseguirá destaque, mesmo quando suas criações forem reconhecidas e aprovadas.

A diferença entre esses dois profissionais está na postura. Enquanto um deles consegue usar diversas ferramentas para chegar onde deseja, o outro ainda não entendeu a importância do comportamento no mundo corporativo.

Dessa forma, ter uma presença mais corporativa, com características de líder, vai fazer você ser percebido como um. E a partir de então, tudo vai mudar.

Então, como desenvolver essa postura? Existe uma fórmula mágica? Confira abaixo.

Como desenvolver essa postura?

1 – Tenha clareza do que você quer para a sua carreira

Apesar das soft skills descritas acima como parte do “pacote” dessa presença, nada está escrito em pedra. Na realidade, para você entender quais habilidades vão te ajudar a desenvolver postura de líder, você precisa dar um passo para trás.

O primeiro movimento deve ser a compreensão dos seus objetivos de carreira. Assim, você vai entender como líderes e destaques do caminho que você deseja seguir se comportam, e vai ter mais clareza sobre as competências que são, de fato, importantes para que você alcance as suas metas.

Por exemplo, a apresentação pessoal sempre será fundamental. Todavia, o significado de “boa apresentação pessoal” varia de acordo com as áreas de atuação e empresas. Estar adequadamente vestido em um escritório de advocacia, por exemplo, não é a mesma coisa de usar roupas apropriadas sendo professor de Ensino Médio.

2 – Foque em desenvolver soft skills ligadas à liderança

Em seguida, você já poderá começar a trabalhar nessas soft skills. Algumas delas são úteis para todas as áreas e profissões, como boa comunicação, capacidade de leitura do ambiente e autoconfiança, enquanto outras vão variar de acordo com os seus objetivos.

Então, depois de identificá-las, chegou a hora de colocar tudo em prática para melhorar as suas competências comportamentais. Uma forma de fazer isso, inclusive, é investindo em uma pós-graduação, já pensou nisso?

3 – Trabalhe sua autoconfiança, acima de tudo

Falando em soft skills, no último tópico mencionamos uma que é central para o assunto de hoje. A autoconfiança. Acreditar em si mesmo e no próprio trabalho é, praticamente, o “passo zero” para ter uma postura de liderança. E você precisa deixar esse sentimento transparecer no expediente.

Afinal, se você não confiar em você, como seus gestores vão te enxergar como um futuro líder?

4 – Crie o hábito de pedir feedbacks sobre a sua postura

Começou a colocar tudo em prática? Então crie o hábito de pedir feedbacks sobre essa jornada. Converse com colegas, gestores e mentores, e peça para que eles avaliem a evolução da sua postura. Dessa forma, você terá uma visão externa sobre o seu desenvolvimento, podendo analisar os pontos de melhoria e os avanços já alcançados.

5 – Tome cuidado com os mitos sobre o tema

Por fim, não deixe que alguns mitos e estereótipos ultrapassados te atrapalhem nessa jornada. Por exemplo, a revista Forbes Brasil mencionou três pontos que precisam ser superados no mundo corporativo.

O primeiro é que mulheres precisam assumir atitudes masculinas para ter uma postura executiva. Na realidade, a chave para o sucesso é ter autenticidade e não relacionar determinados comportamentos ao gênero masculino. Além disso, acreditar que se vestir bem é algo natural também não faz mais sentido, e o senso de estilo pode ser construído ao longo do tempo.

Finalmente, outro mito que deve ficar no passado é que ter presença executiva é igualmente um dom. Por mais que algumas pessoas tenham mais facilidade com as skills relacionadas à postura, todos podem desenvolvê-la. Agora, confira o “Guia de Carreira“, um e-book gratuito com dicas sobre carreira, currículo, entrevista de emprego e muito mais.

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