Os enfermeiros são parte fundamental das equipes multidisciplinares na saúde. Sem eles, todo o processo de assistência é prejudicado, o que deixa ainda mais clara a necessidade de profissionais altamente capacitados na profissão. Por isso, vale a pena saber quais as principais características do profissional de enfermagem e se dedicar para lapidá-las.
Dessa maneira, você poderá ultrapassar as habilidades técnicas, que são essenciais para o trabalho, e se tornar um profissional ainda mais completo. Afinal de contas, você saberá tudo o que precisa para executar um trabalho de excelência, colocando a saúde e o conforto de seus pacientes em primeiro lugar.
Sendo assim, que tal conferir agora quais são essas características? Veja na lista abaixo e aproveite a oportunidade para priorizar o seu desenvolvimento profissional.
Quais as principais características do profissional de enfermagem?
1 – Comunicação ativa e eficaz
Os enfermeiros trabalham em contato direto com outros profissionais da saúde, como médicos, técnicos em enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas, e também com os próprios pacientes. Na “linha de frente” da assistência médica, eles precisam se comunicar o tempo todo, e apenas “se comunicar” não é o suficiente.
A comunicação dos profissionais de enfermagem precisa ser o mais eficaz e objetiva o possível, garantindo que todos à sua volta vão compreender as mensagens passadas. Sejam elas instruções para pacientes, recados a familiares, explicações para outros profissionais, inclusive nas trocas de plantões, ou interações intensas durante procedimentos, a comunicação deve ser excepcional.
Isso não significa usar termos rebuscados, por exemplo, mas conseguir expressar tudo o que você precisa, garantindo que nada será mal compreendido ou deixará brechas para interpretações erradas.
2 – Senso de liderança
Em qualquer área da saúde ou setor em que o enfermeiro atue, ele precisará ter senso de liderança para garantir que tudo funcionará da maneira correta. Levando em consideração que, muitas vezes, a enfermagem é a responsável pela organização e sistematização dos processos, além de ter que coordenar times de técnicos e auxiliares em enfermagem, a liderança ganha uma importância ainda maior.
Sendo assim, tenha em mente que você precisará tomar muitas decisões ao longo da sua carreira, e lidar bem com as posições de liderança vai te ajudar a fazer isso com confiança e assertividade.
3 – Organização
Você deve ter imaginado que o trabalho de liderança, intrínseco à enfermagem, requer muita organização, certo? Você precisará ser bastante organizado para garantir que os processos estão em dia, que todas as equipes estão funcionando e que nada está fora do lugar. Além disso, o senso de organização também é importante para que você consiga delegar tarefas.
4 – Escuta ativa e empatia
Lembra da comunicação eficaz? Ela é tão importante quanto a escuta ativa e a empatia. Inclusive, todas essas características precisam andar juntas na enfermagem.
O trabalho de assistência só pode ser bem executado quando o enfermeiro exerce a escuta ativa, presta plena atenção no paciente e tem empatia para compreender suas queixas e questões que, muitas vezes, ficam nas entrelinhas do discurso.
Então, saiba que os aspectos técnicos da enfermagem são o centro da atuação, porém, eles só podem “entrar em ação” quando o profissional é capaz de ouvir, entender, decodificar e manter um fluxo de comunicação com os pacientes. A mesma dinâmica precisa ocorrer entre todos os profissionais da saúde para que a eficiência da equipe multidisciplinar seja plenamente aproveitada.
5 – Agilidade com inteligência emocional
O trabalho na saúde, muitas vezes, exige que os profissionais estejam sempre atentos e sejam ágeis para tomar decisões e simplesmente agir. Afinal de contas, muitas vezes a vida de um paciente vai depender da capacidade dos profissionais presentes responderem aos sinais dentro do tempo necessário.
Contudo, a agilidade precisa estar acompanhada da inteligência emocional. Os enfermeiros precisam manter a calma, organizar os pensamentos, ter clareza sobre os próximos passos e a capacidade de manter as emoções sob controle para atuar em situações limítrofes. Aliando todos esses pontos com a rapidez de resposta, você será capaz de contribuir para desfechos favoráveis.
6 – Avidez pela educação continuada
Por fim, a área da saúde passa por transformações constantes. Isso significa que, para ser um bom enfermeiro, você terá que continuar estudando por toda a sua trajetória, o que é muito animador. Afinal de contas, essa é a oportunidade de se manter atualizado e aprender, cada vez mais, novas técnicas e ferramentas de trabalho.
Além disso, manter a educação continuada e investir em cursos de pós-graduação é a sua chance de se tornar um especialista. Assim, você sempre será um profissional atualizado e especializado, chamando a atenção do mercado de trabalho por ter um currículo completo e diferenciado.
Então, agora que você já sabe a importância da pós, que tal conferir algumas opções na área da enfermagem? Veja abaixo uma lista de cursos atualizados e em alta, que vão transformar a sua jornada profissional.
- Enfermagem em terapia intensiva, emergência e trauma
- Enfermagem em urgência e emergência
- Enfermagem do trabalho
- Enfermagem em oncologia
- Gestão em enfermagem
- Enfermagem em saúde coletiva
- Auditoria em enfermagem
- Enfermagem em assistência materno-infantil
- Enfermagem em nefrologia
- Enfermagem em saúde mental e psiquiátrica
- Enfermagem em terapia intensiva
- Enfermagem em saúde da mulher
- Enfermagem em pediatria
- Enfermagem em gerontologia
- Enfermagem oncológica
- Saúde da mulher
Entendeu quais as principais características do profissional de enfermagem? Escolheu o melhor curso para você? Então aproveite as oportunidades de pós-graduação em promoção e comece agora mesmo a transformação em um profissional altamente capacitado! Inscreva-se e veja sua carreira deslanchar.