O que é o processo de offboarding e quais cuidados ter: veja

homem guardando objetos em caixa para ilustrar texto sobre processo de offboarding

Nos últimos tempos, o mercado de trabalho está cada vez mais preocupado com o bem-estar dos profissionais, e juntamente com a sociedade, há uma pressão crescente para a humanização do mundo corporativo. Nesse contexto, surge o processo de offboarding, que pouco a pouco passa a fazer parte dos procedimentos das empresas em todo o mundo.

O que é o processo de offboarding?

Você deve estar se perguntando o que a expressão significa, não é mesmo? Para compreendê-la, vamos pensar na palavra “onboarding”. O termo em inglês é usado para definir os processos de apresentação ao novo emprego, líderes, colegas e principais atividades. Geralmente, ele acontece na primeira semana em um novo trabalho e envolve muitas reuniões, apresentações, conversas e leituras de documentos.

Nesse contexto, o offboarding é contrário do onboarding. Ele ocorre quando um colaborador é desligado, ou seja, é demitido. Então, por que criar um novo nome e expressão para falar sobre o momento da demissão? A realidade é que o offboarding não é a mesma coisa que um desligamento.

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O problema das demissões desumanizadas

Ele começa a ser valorizado justamente em um cenário de busca pela humanização e de verbalização dos problemas corporativos relacionados às demissões.

Por exemplo, uma pesquisa recente, realizada pela Consultoria Produtive, mostrou que 6 em cada 10 profissionais demitidos acreditam que líderes não sabem demitir. 417 pessoas foram entrevistadas, e 61,4% delas ainda declararam ter sido “pegas de surpresa” com a dispensa do trabalho, conforme noticiou a revista Você RH.

Processo de offboarding: empatia em todas as etapas da jornada corporativa

Tais números deixam claro que, no Brasil, um momento tão delicado quanto o desligamento de um colaborador não é tratado com a humanidade necessária. É por isso que o termo “offboarding” passou a ser utilizado com mais frequência. Ele traz consigo a necessidade de adicionar segurança, empatia, cuidado e respeito ao processo de demissão, fazendo dele menos desgastante, traumático e doloroso. 

Ele começa desde a decisão de dispensar um funcionário e segue até não haver mais nenhum vínculo entre companhia e profissional em questão. Isso passa pela preparação dos documentos para o processo, a comunicação da decisão e o recolhimento de materiais, por exemplo.

Benefícios de um desligamento humanizado

Como resultado, incorporar a humanidade ao processo de desligamento traz muitos benefícios, seja para a empresa, seja para seus funcionários ou para o profissional que não faz mais parte da companhia. Alguns desses pontos positivos estão listados abaixo:

  • Fortalecimento da cultura da empresa
  • Proteção da reputação empresarial
  • Redução de ruídos de comunicação e atritos
  • Processo menos traumático para o profissional desligado
  • Passar a sensação de segurança e profissionalismo às equipes

Quais cuidados tomar na hora do offboarding?

Contudo, tais benefícios não vão cair do céu. Você, como gestor ou profissional de RH, precisa estabelecer uma série de passos e cuidados para ter um offboarding adequado. Para te ajudar, montamos um tutorial, confira agora:

1 – Empatia sempre em primeiro lugar

O primeiro passo é garantir que a empatia esteja presente em todos os momentos e decisões de um desligamento. É necessário se colocar no lugar do profissional que está perdendo o emprego para compreender a melhor maneira de lidar com essa situação difícil. Sem a empatia, não é possível ter um offboarding humanizado.

2 – Garanta a confidencialidade e tenha tolerância zero para vazamentos

Com a empatia guiando os processos, tenha muito cuidado com a questão da confidencialidade e possíveis vazamentos. Você já deve ter escutado histórias sobre colaboradores que descobriram a iminente demissão de forma inusitada, não é mesmo? Essa situação é tudo o que você quer evitar, afinal, o profissional pode se sentir muito mal e a reputação da companhia também pode ser comprometida.

Por isso, reforce a confidencialidade com todos que souberem da decisão, tome cuidado com conversas em lugares e plataformas vulneráveis e garanta que todas as possíveis falhas estão cobertas. Elas incluem anúncios de vagas de forma pública, detalhes em sites e aplicativos de disponibilização de benefícios e comunicações automáticas. 

3 – Estabeleça os procedimentos e documentos necessários

Deixar todos os procedimentos e documentos definidos e estabelecidos ajuda na otimização de todo o processo. Assim, todos os envolvidos conseguem se preparar e ter em mente os próximos passos, o que evita confusões e mal entendidos com o colaborador envolvido.

Aqui, o ideal é ter um check list com todas as formalidades, incluindo etapas, prazos, quem são os responsáveis e o que precisa ser resolvido, incluindo questões financeiras.

4 – Faça a entrevista de desligamento

O momento mais crítico e importante do offboarding é a entrevista de desligamento. Nela, você deve comunicar de forma clara, honesta, objetiva e empática que o profissional está sendo demitido.

O ideal é que ela seja presencial e tenha um profissional especializado e treinado para conduzir a conversa, sabendo que cada entrevista será diferente, afinal, pessoas diferentes requerem abordagens diferentes.

Isso também é válido para situações diversas, como profissionais que estão se demitindo e profissionais que estão sendo demitidos. Ambos os casos precisam de um offboarding organizado e humano, sendo uma excelente oportunidade para buscar feedbacks do colaborador e utilizá-lo para aprimorar a empresa e seus processos, daqui em diante.

5 – Alinhe o próximo passo: recolher e devolver materiais

Um momento delicado é o alinhamento da devolução de materiais, como notebooks, celulares e outros equipamentos, e o recolhimento de itens pessoais da estação de trabalho.

Por mais que, muitas vezes, isso precise ser feito de forma rápida, é importante lembrar da empatia e evitar ações bruscas, como cortar o acesso ao sistema de forma imediata ou colocar pressão para a resolução de tais questões.

6 – Pense na despedida

A última etapa do processo de offboarding é pensar na despedida. Mesmo com pouco tempo, é fundamental garantir que o profissional vai poder se despedir de forma apropriada de seus colegas. Esse momento ajuda na sensação de “finalização de ciclos” e é uma oportunidade para reforçar o reconhecimento profissional e agradecer pela dedicação em seu tempo na empresa.

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