Os profissionais dedicados ao desenvolvimento da carreira estão sempre em busca de formas de se destacar. Um dos aspectos que precisam ser observados é se a produtividade está boa.
Durante o dia de trabalho existem muitos fatores que podem interferir no bom desempenho, sejam imprevistos, sejam questões pessoais. Porém, nem sempre é possível atender a todas as demandas ou concluir uma tarefa como desejada.
Apesar disso, é preciso saber se autoavaliar e perceber se a performance está alinhada com as expectativas da empresa e até as pessoais.
Produtividade no trabalho
Para a empresa, a produtividade pode ser vista como a capacidade de produzir mais em menos tempo. Mas, quando se fala em indivíduos, essa questão é mais complexa, já que precisa considerar questões como bem-estar, acúmulo de tarefas, clima organizacional, entre outras questões que afetam diretamente no desempenho.
Para medir a produtividade, é preciso levar em consideração o perfil da pessoa, o tempo disponível e a tarefa a ser realizada. Portanto, na hora de observar como está a performance, é preciso considerar esses fatores.
Um profissional que tem uma demanda urgente e pouco tempo para cumprí-la provavelmente irá deixar de lado outras tarefas para lidar com essa solicitação, o que terá impacto em sua produtividade.
Portanto, os fatores relacionados ao desempenho são pessoais, mas também externos. Saber se autoavaliar também ajudará a ver isso claramente e entender como mudar as coisas que estão ao seu alcance, e lidar com as questões externas de forma mais planejada.
Pode parecer difícil, mas manter uma rotina produtiva tem impacto positivo na vida profissional. Além da óbvia melhora do desempenho, que atrairá atenção dos gestores e o colocará em destaque na equipe, também oferece gratificação pessoal ao sentir que teve seu dever cumprido.
Antes de avaliar a própria produtividade, porém, é preciso entender quais são os principais aspectos que podem miná-la e impedir o crescimento profissional. Confira:
Procrastinação
Todos procrastinam de alguma forma, mas a recorrência e tempo gasto com isso é o que irá determinar se a procrastinação está, de fato, impedindo a produtividade. A procrastinação é o ato de evitar uma obrigação realizando outra tarefa que não é essencial ou que irá gerar satisfação imediata.
Nosso cérebro toma decisões que priorizam a gratificação instantânea, portanto às vezes pode ser difícil lutar contra a procrastinação. No mundo atual, somos bombardeados por conteúdo em diversas mídias, o que pode facilitar ainda mais a procrastinação.
Tempo gasto no celular, realizações de tarefas desnecessárias, organização metódica, programas de televisão são alguns dos exemplos de procrastinação mais comum.
Acúmulo de tarefas
Seja por desfalque na equipe, seja por má planejamento da organização, os colaboradores podem acumular tarefas que acabam excedendo suas horas diárias de trabalho. Com isso, se torna mais difícil realizar todas as atividades dentro do prazo, e com o tempo necessário para desenvolvê-las de maneira eficiente.
Embora seja uma situação difícil de contornar, também deve ser observado e, se acontecer, existem formas de conversar com gestores para tentar amenizar e controlar a situação.
Falta de planejamento
Todo profissional precisa ter algum tipo de agenda ou método para se organizar. Caso não anote ou tenha claro os prazos e tarefas à frente, é muito fácil se esquecer de algo, deixar passar um prazo ou não atender certa demanda.
Há muitos softwares de gestão que podem ajudar a determinar tarefas, avaliá-las por nível de prioridade, definir prazos, mas às vezes uma simples agenda – física ou digital – pode ajudar a manter uma rotina mais organizada e planejada.
Como saber se a produtividade está boa?
Sabendo dos principais fatores que prejudicam a produtividade, vejas as perguntas que você deve se fazer para se autoavaliar nesse quesito:
1 – Você é organizado?
É importante ser sincero consigo mesmo e, se a resposta for “não”, é possível mudar esse cenário aos poucos. Como falamos, sem um mínimo de planejamento é difícil organizar a rotina e saber exatamente oque deve ser feito, prazos, metas e etc.
Dica: comece com o básico, utilizando uma agenda. Tente planejar as principais tarefas da semana logo na segunda-feira, e se for necessário, utilize os minutos finais do expediente em cada dia para anotar o que deve ser feito no dia seguinte.
2 – Você sabe priorizar tarefas?
Profissionais perfeccionistas, ou até mesmo procrastinadores, podem acabar passando muito mais tempo do que o necessário em determinada ocupação que não é tão importante ou prioritária. Para melhorar a produtividade, é preciso saber priorizar as tarefas a serem realizadas e sempre começar com as mais complexas.
Dica: utilize algum sistema que ajude a visualizar a prioridade, como cores distintas para cada uma, dividindo-as entre urgente, prioridade média, e prioridade baixa, por exemplo.
3 – Você sabe quanto tempo gasta para realizar suas atividades?
A conta é simples: se uma tarefa leva ao menos uma semana para ser feita adequadamente, ela não será concluída de um dia para outro, ou até será, mas não da maneira correta.
O problema é que, em meio às pressões e a correria do dia a dia, algumas pessoas não param para avaliar o tempo que levam para realizar certas atividades e, quando percebem, já atrasaram o prazo ou estão fazendo hora extra para cumprir o planejado.
Dica: faça uma lista das tarefas rotineiras e use um cronômetro para descobrir quanto tempo gasta para concluí-las. Assim, é possível já incluir no cronograma da semana sabendo quanto tempo deve se dedicar a isso.
Saber avaliar se a produtividade está boa ajuda o profissional em inúmeros aspectos. Além de se beneficiar profissionalmente, ele mantém uma rotina mais organizada e pode se dedicar a questões pessoais ou outras realizações que podem contribuir com seu crescimento profissional, como os cursos livres Anhanguera. Por isso, comece agora a se autoavaliar e invista em seu desenvolvimento.