6 qualidades que podem fazer de você um profissional de destaque

profissional de destaque

Quem não quer ser um profissional de destaque, não é mesmo? Quando iniciamos a jornada profissional e enxergamos todas as possibilidades existentes, é normal e esperado que surja o desejo de se destacar, entregar um excelente trabalho e se tornar uma referência na profissão.

Contudo, esse sonho só vai se tornar realidade se você agir. Isto é, você vai precisar de um plano de carreira para entender os próximos passos, desenvolver as habilidades certas e conseguir tomar decisões estratégicas. Elas serão as grandes responsáveis por te levarem até o topo, e uma etapa fundamental desse processo é avaliar as suas competências e qualidades.

Por mais que as habilidades técnicas variem de profissão para profissão, o mercado de trabalho sabe muito bem quais são as habilidades comportamentais que bons colaboradores possuem. Estamos falando de qualidades que te ajudam a entregar resultados excelentes, além de mostrarem que você sabe lidar com o trabalho da melhor maneira possível.

Então, quais são essas qualidades? Existe uma lista única de habilidades que vão fazer essa mágica? Na realidade, cada área e posição exigem competências diferentes, porém, algumas soft skills são fundamentais para todos os postos de trabalho. E, abaixo, você poderá encontrar uma lista com 6 dessas qualidades.

Profissional de destaque: 6 qualidades para chamar a atenção no mercado de trabalho

1 – Resiliência, flexibilidade e adaptabilidade

Profissionais rígidos, que não gostam de mudanças, têm dificuldades para se adaptar a novidades e novas realidades e não lidam bem com adversidades costumam dar dores de cabeças para as empresas.

Afinal de contas, em um mundo em constante transformação, com tendências e novidades que precisam ser absorvidas a todo momento, os colaboradores precisam estar prontos para encarar essa realidade.

Assim, as companhias podem ficar tranquilas ao perceber que suas equipes estão cientes dos possíveis desafios e não vão mostrar resistência ou gerar mais problemas para a gestão.

2 – Proatividade

Desde crianças, ouvimos que ser proativo é uma qualidade e tanto, certo? A verdade é que nossos professores da escola e nossas famílias não erraram.

A proatividade é uma das habilidades mais valiosas para o mercado de trabalho. Especialmente quando percebemos que as atribuições dos gestores mudaram, e hoje em dia não é possível que a liderança tome a iniciativa para repassar todas as tarefas.

Dessa maneira, quando você é proativo e se coloca à disposição para assumir novas responsabilidades, realizar demandas e ajudar os colegas, você chama a atenção imediatamente. Isso prova que você é um colaborador com quem a empresa pode contar.

3 – Autoconhecimento e autoconfiança

Muitas vezes, pensamos nos termos “autoconfiança” e “autoconhecimento” para questões da vida pessoal. Contudo, eles estão intimamente relacionados à carreira, sabia?

Quanto mais você conhecer a si mesmo e entender seus pontos fortes, gostos, fraquezas e inseguranças, mais fácil será resolver todas essas questões. Com isso, também vem a autoconfiança, afinal de contas, quando você sabe no que é bom e como precisa melhorar, esse caminho fica mais claro e prático para você.

Isso tudo é percebido pelas empresas e pelos gestores, que gostam de profissionais que sabem do que são capazes e como podem evoluir na trajetória.

4 – Empatia

Por mais que a empatia ainda não seja uma habilidade muito trabalhada no mercado de trabalho, as empresas já perceberam que isso precisa mudar. Tanto líderes quanto colaboradores empáticos são capazes de impactar todo o ambiente de trabalho de maneira positiva, por diversas razões.

Com empatia você consegue entregar um trabalho melhor, já que sabe o que o outro espera, e é capaz de se comunicar com mais eficácia e eficiência. Além disso, você ajuda os colegas, compreende seus medos e anseios, pensa em soluções melhores para todos e faz com que o acolhimento seja uma realidade.

Tudo isso faz com que o engajamento, a produtividade e o senso de pertencimento sejam maiores, levando grandes benefícios para a organização.

5 – Trabalho em equipe e colaboração

Trabalhar em empresas significa trabalhar em equipe e, cada vez mais, as empresas querem equipes com espírito colaborativo.

Ao passo que o modelo vertical de trabalho fica cada vez mais raro, as companhias percebem os benefícios de cultivar a horizontalização do trabalho. Assim, todos podem colaborar mais, mostrar seus conhecimentos e ideias, contribuir, sentir que são valorizados e ajudar a construir resultados ainda mais impactantes.

Então, se você é do time de quem resolve tudo sozinho, chegou a hora de repensar esse modelo de trabalho.

6 – Capacitação constante

Por fim, a busca constante por atualização profissional e novos conhecimentos é algo muito bem visto pelas empresas. Afinal de contas, além de mostrar o seu comprometimento com a carreira e com um trabalho de excelência, estar atualizado é mais do que necessário nos dias de hoje.

Todas as áreas estão em constante mudança e atualização. Então, se você não buscar atualização e reciclagem, vai ficar para trás, sem ter os conhecimentos que estão alinhados com a sua área na atualidade.

Isso significa que, para ser um profissional de destaque, você precisa conferir as opções de pós intensiva Anhanguera online em 6 meses. Dessa maneira, você vai se atualizar, aprender novos conceitos e se aprofundar em um tema da sua área de atuação, recebendo o título oficial de especialista, em apenas um semestre. É exatamente o que você precisa para brilhar ainda mais.

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