O que é um profissional generalista? Saiba tudo aqui!

dupla de trabalho para ilustrar texto sobre o que é um profissional generalista

Você sabe o que é um profissional generalista? Consiste naquele capaz de interagir em diversas áreas do conhecimento, ou seja, em vez de se concentrar em uma área muito específica, conta com a visão do todo de sua profissão, e consegue transitar entre diversos setores sem problemas.

Sabe quando dizemos que uma pessoa “faz tudo”? Esse tipo de profissional é exatamente isso. No entanto, devemos ter cuidado com pensamentos errôneos, uma vez que podem ser relacionados com a falta de foco ou com o conhecimento superficial acerca dos assuntos. Pelo contrário.

Trata-se de um profissional que apresenta uma visão sistêmica do negócio e até mesmo de sua própria profissão. Podemos estabelecer como um bom exemplo de generalista o administrador. A própria graduação em administração é responsável por fornecer essa visão generalista acerca do mercado e da carreira.

Para se ter uma noção, o curso em questão traz tanto disciplinas dos campos de humanas (como é possível notar em marketing, gestão de pessoas ou psicologia aplicada, por exemplo) e exatas (já que essa mesma formação pode contar com matérias como matemática financeira, economia, finanças corporativas).

Isso significa que, enquanto profissional generalista, o administrador tem aptidão para compreender o relacionamento entre as diversas áreas de uma empresa e os fundamentos desse trabalho integrador e colaborativo.

Vale ressaltar, ainda, que a característica de profissional generalista está relacionada diretamente com os grandes empreendedores, justamente por contemplar diversas áreas do conhecimento. Um ponto importante é que, normalmente, o generalista carrega consigo uma visão amplificada dos processos e do negócio, agindo de forma estratégica para solucionar os desafios.

O que é um profissional generalista?

Normalmente, a função de um profissional generalista tem relação direta com assuntos que contemplam gestão de recursos, pessoas e processos. Em vez de ser especializado em lidar apenas com as tarefas que envolvem um assunto ou recurso específico, o generalista pode trabalhar em diversos ramos dentro do mesmo negócio ligados ao uso dessa ferramenta.

No que diz respeito ao cargo em si, a tendência para os generalistas é que a ocupação não seja muito bem definida, ou seja, que não o limite tanto em apenas uma área. Isso significa que a sua rotina de trabalho acaba se tornando um pouco mais imprevisível.

Generalista x especialista

Quando o assunto “profissional generalista” vem à tona, é difícil não fazer uma comparação com o especialista. Isso porque os dois representam quase uma oposição em meio ao cenário corporativo: enquanto a ideia do generalista é um amplo conhecimento em diversos assuntos que rodeiam uma determinada área, o especialista busca se aprofundar o máximo possível em uma área muito específica.

O termo especialista está diretamente associado a uma pessoa que se ocupa exclusivamente de um ramo particular de uma ciência, de uma arte, etc. O título é dado a profissionais que concluem curso de pós graduação lato sensu nas referidas áreas.

Mas tanto para ser um bom especialista quanto um bom generalista é preciso entender o cenário atual do mercado e estar sempre atualizado no seu ramo. É justamente por isso que os dois tipos de profissional podem procurar uma pós, já que ficar muito tempo sem estudar pode afetar a sua percepção, e fazer um curso fornece uma visão mais fresca e repaginada, permitindo entender o que se tornou obsoleto e o que passou a ser indispensável.

Se por enquanto você se considera como um profissional generalista, mas tem em mente a mudança nos rumos de sua vida profissional, optando por uma especialização, a pós-graduação pode ajudar a preparar o terreno para essa mudança.

No entanto, se você já tem em mente uma área de especialização, e tem certeza que a sua carreira deve funcionar melhor se você optar por ser um profissional especialista, o caminho fica ainda mais claro através da pós. Vale ter em mente que há uma série de benefícios que acompanham as pessoas que optam por um desses cursos, como a expansão do networking, os reflexos positivos no seu cargo na empresa, etc.

É melhor ser especialista ou generalista?

Uma pergunta complexa que muitos se fazem: o que é melhor, seguir uma carreira especialista ou generalista? Antes de tudo, é preciso estabelecer uma noção de que as duas possibilidades levantam pontos positivos e negativos.

Por um lado, o generalista consegue ter uma visão mais ampla e desenvolver ideias e soluções que beneficiem o negócio como um todo. Por outro, o especialista se destaca no ambiente corporativo, justamente por ter um conhecimento que poucos dominam. Os dois profissionais enfrentam limitações.

Agora que você sabe o que é um profissional generalista e qual a diferença em relação a um especialista, basta refletir como quer conduzir a sua carreira. Uma pós-graduação pode te ajudar a ter esse norte, então que tal começar uma pós Anhanguera Educacional

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!