O mercado de trabalho tem um nível hierárquico para cada profissional e, às vezes, isso causa divergência, pois muitos ainda têm dúvida da diferença entre o profissional júnior, pleno e sênior. Existem vários critérios para definir experiências e habilidades para cada um desses níveis. Por isso, essa definição não é tão simples e não fica limitada aos anos de atuação, cursos ou idade.
Esses três níveis se diferenciam em vários aspectos, por exemplo, responsabilidade, maturidade profissional, complexidade das tarefas e até o tempo que está na empresa. Mesmo que cada um desses níveis tenha suas próprias características, elas podem diferenciar de empresa para empresa, pois cada uma determina os critérios para vagas de júnior, pleno e sênior.
Se você ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre os três níveis e quer saber quais são as principais diferenças entre eles, continue lendo este artigo.
O que significa profissional júnior, pleno e sênior?
Em toda empresa existe hierarquia e por mais que as características e definições de cada um desses níveis sejam diferentes, as empresas levam muito em consideração a experiência profissional e o nível de responsabilidade que o colaborador vai assumir. Cada um desses profissionais possuem algumas características:
Júnior: recém-formado com pouca experiência profissional e sem muita autonomia para tomar decisões na empresa. Por estar no começo da sua carreira, as empresas não exigem tantas competências técnicas.
Pleno: é o profissional que já está há mais tempo no mercado, tem maturidade para executar tarefas mais complexas e tem um poder de decisão limitado, pois a palavra final é sempre do seu superior.
Sênior: é quem lidera projetos e equipes, além de ter liberdade para tomar decisões dentro da empresa. Esse profissional é mais experiente e tem um alto nível de responsabilidade e obrigações dentro da organização. Algumas empresas costumam exigir um nível avançado nas habilidades técnicas e forte inteligência emocional, pois é esperado que esse profissional seja um bom tomador de decisões.
Principais diferenças entre os níveis júnior, pleno e sênior
Além dos perfis de cada nível profissional, existem algumas diferenças no mercado de trabalho entre essas classificações. Separamos as principais abaixo:
Experiência de mercado
Quanto maior o tempo de atuação no mercado, mais chances o profissional tem de assumir um cargo importante na empresa que está. A experiência profissional também é algo que determina a diferença entre esses 3 níveis hierárquicos.
Júnior: Recém-formados com no máximo 5 anos de experiência;
Pleno: Geralmente, tem extensões como graduação e MBA e o tempo de experiência pode variar entre 6 a 9 anos;
Sênior: É quem assume a função de gestor e líder de equipes e projetos. Por isso, o seu tempo no mercado precisa ser alto e, na maioria das vezes, superar os 10 anos de carreira.
Tempo na empresa
Quando pensamos em um plano de carreira, o tempo na empresa é algo que conta para ser um profissional júnior, pleno ou sênior. Algumas empresas apostam no crescimento do profissional e incentivam a evolução da sua equipe para conseguir atingir todos os níveis profissionais.
Júnior: Esse profissional tem pouco tempo de casa e, por isso, se encaixa no nível júnior, que é um dos pontos de partida da profissão para se destacar a partir daí.
Pleno: Normalmente, eles têm mais tempo de casa e já foram promovidos para outros cargos dentro da empresa. Isso acontece devido a própria organização traçar um plano de carreira para esse profissional.
Sênior: Esse é o profissional com mais tempo de casa e é quem acompanha de perto os processos da empresa, além de possuir um poder de decisão ainda maior que os outros.
Hierarquia na gestão
Quando a empresa possui um modelo de trabalho com cargo júnior, pleno e sênior, é importante que cada um deles saiba seu papel e a hierarquia da empresa, pois caso haja necessidade é importante saber para quem recorrer.
Júnior: Esse é o profissional que mais precisa de orientação para conseguir executar suas tarefas.
Pleno: Devido a experiência e competências adquiridas na teoria e na prática da profissão, colocam esse profissional acima do nível júnior, trainee e estagiário. Ele também fica à frente de tomadas de decisão junto ao superior e apoia o andamento de algumas tarefas.
Sênior: É quem tem a última palavra e está próximo de decisões referentes ao planejamento estratégico da empresa. Esse profissional vai coordenar projetos e liderar equipes, além de possuir grande autonomia e trabalhar próximo a diretoria da empresa.
Diferença salarial
O salário é um dos pontos principais para diferenciar o profissional júnior, pleno e sênior, pois, quanto maior o nível de responsabilidade, maior deve ser o salário desse profissional.
Júnior: Tem um salário mais baixo, mas está um degrau acima do trainee.
Pleno: Por exigir habilidades técnicas e experiência prévia, o salário desse profissional é superior ao do Júnior. Muitos deles potencializam a experiência com uma pós ou MBA, fazendo assim o salário ficar um pouco maior.
Sênior: Geralmente, esse profissional está abaixo da diretoria ou do cargo maior da empresa, então o sênior possui o maior salário no comparativo podendo ser quatro vezes maior do que o salário de um profissional júnior.
Como saber se você é um profissional júnior, pleno ou sênior?
Não tem uma receita ou fórmula para identificar o seu nível como profissional, mas se o seu cargo atual ou a sua última experiência foi como “Analista pleno”, por exemplo, é um indício da sua classificação. Caso não tenha algo explícito nas suas experiências, isso pode ficar um pouco mais difícil.
O nível júnior é o que causa menos dúvidas, pois é o profissional que está começando, recém-formado e tem poucos anos de experiência, conforme falamos ao longo deste artigo. Para identificar se você está no nível pleno ou sênior, leve em consideração tudo que abordamos neste artigo.
Ser um profissional júnior, pleno e sênior depende da sua bagagem e da política da empresa, então uma outra opção é deixar que a própria empresa defina, levando sempre em consideração todas as suas experiências e habilidades técnicas. Agora, aproveite para saber como ser promovido no trabalho e crescer na carreira.