O que faz um profissional de Relações Públicas? Confira!

cubo com PR para ilustrar texto sobre o que faz um profissional de Relações Públicas

Se você tem interesse em comunicação, reputação, eventos, gestão de imagem e construção de relacionamentos, então você vai gostar de saber o que faz um profissional de Relações Públicas.

Também conhecida pela sigla “RP”, ou “PR”, do inglês “Public Relations”, essa profissão é fundamental para qualquer negócio, afinal, ela atua diretamente com imagem, reputação e divulgação das empresas, garantindo que as mensagens-chave sejam repassadas da forma correta, dentro de estratégias de comunicação.

Isso significa que todos os setores e áreas precisam de um Relações Públicas, abrindo um grande leque de opções para quem deseja seguir esse caminho.

Porém, antes de falarmos mais sobre área de atuação, que tal compreender exatamente qual é a função do PR?

O que são as Relações Públicas?

Por ser uma profissão regulamentada, podemos ter acesso à descrição oficial de sua atuação, de acordo com o decreto 63.283, de 26 de setembro de 1968, que aprova a profissão de acordo com a Lei nº 5.377.

Ele define as Relações Públicas como “a atividade e o esforço deliberado, planificado e contínuo para esclarecer e manter compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos e pessoas que estejam direta ou indiretamente ligada.”

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O que faz um profissional de Relações Públicas?

Isso significa que o RP atua como uma espécie de ponte. Ele está entre a instituição que representa e todos os públicos, ou stakeholders, que se relacionam com ela. Dessa maneira, ele é o responsável por criar relacionamentos, garantir uma comunicação estratégica e efetiva, disseminar os valores da companhia e proteger, de maneira ética, a reputação e a imagem da empresa.

Para explicar de forma mais tangível, imagine que você é o CEO de uma companhia de produtos de beleza. Para que todas as áreas do negócio funcionem bem, como uma engrenagem em perfeita sincronia, você precisa ter um bom relacionamento com a imprensa, para contar com esse canal para atingir seus consumidores, investidores e outros públicos.

Além disso, você também precisa de estratégias de parcerias com influenciadores, que divulguem os seus produtos, e canais próprios na internet para desenvolver autoridade, atrair mais consumidores e reforçar o relacionamento com atuais clientes.

Olhando para outros públicos, você também necessita de uma ótima comunicação interna, para ter um contato próximo, estruturado e adequado com os colaboradores. Seus fornecedores também precisam sentir credibilidade em seu trabalho e, caso você passe por uma crise e outros motivos difíceis, a empresa também vai precisar de profissionais que saibam resolver esse problema.

Em resumo, todas essas funções fazem parte do escopo de trabalho de um Relações Públicas, que respira comunicação, estratégia e o objetivo de melhorar e proteger a reputação e imagem da instituição que representa.

Em que áreas o RP pode trabalhar?

Contudo, isso não significa que todos os profissionais serão especialistas em todas essas possibilidades. No geral, as empresas trabalham com um departamento de comunicação e agências de PR, que juntas desenvolvem estratégias para atingir um objetivo em comum em várias frentes de atuação.

Abaixo, listamos as 10 principais áreas de atuação do Relações Públicas:

1 – Assessoria de Comunicação

Muito conhecida como “Assessoria de Imprensa”, essa atuação se baseia no relacionamento com público externo, com bastante destaque para a imprensa. Sendo assim, o RP precisa cultivar bons relacionamentos com jornalistas para apresentar a empresa que representa e ter credibilidade na hora de oferecer assuntos, ou pautas, para os veículos.

Sendo assim, a atividade envolve uma série de responsabilidades, como a identificação de temas relevantes à imprensa, mapeamento de veículos e jornalistas que conversem com a pauta, produção de press releases, divulgação da pauta e preparação de porta-vozes para entrevistas, dentre outras.

2 – Gerenciamento de Crises

Em momentos de crises, o RP sempre será acionado para atuar na prevenção, preparação, gerenciamento e contenção dos danos. Isso inclui ter conhecimentos específicos sobre as peculiaridades de cada tipo de crise, além de compreender os públicos da empresa para saber como agir e que reações esperar.

3 – Relacionamento com Investidores

No caso de empresas cujo capital não é fechado, ou seja, possuem investidores, também é essencial contar com profissionais de comunicação para contribuir com esse relacionamento. Dessa maneira, finanças e comunicação se unem para passar as mensagens-chave da companhia de forma específica e objetiva.

4 – Produção de Conteúdo

Por mais que Relações Públicas não seja Marketing, as duas áreas trabalham em estreita coordenação em diversos cenários. Um deles é justamente a produção de conteúdo, que precisa estar alinhada com os valores, mensagens, linguagem e posicionamentos da marca para entregar resultados consistentes.

Sendo assim, o RP fica do lado estratégico do conteúdo, desenvolvendo planos e processos para que os materiais institucionais estejam sempre coerentes e direcionados ao público desejado. Aqui, o gerenciamento de redes sociais também está incluído.

5 – Pesquisas

Você sabia que muitos profissionais que trabalham com pesquisas de mercado são RPs? Justamente por seu conhecimento profundo pela empresa, unido à necessidade de compreender cada um dos públicos envolvidos, a condução de pesquisas é parte inerente do trabalho nas Relações Públicas.

Apesar da abordagem multiprofissional, com especialistas de diversas áreas, o RP sempre estará presente, levando seu olhar crítico e da comunicação para absorver o máximo das experiências.

6 – Comunicação Institucional

Dentro de uma empresa, a Comunicação Institucional está ligada ao “coração” da companhia. Ou seja, seus valores, missão, políticas, objetivos e tudo que está relacionado à organização em si, e não em suas marcas, serviços e produtos.

Para lidar com essa faceta, que também envolve produção de materiais, criação de estratégias, relacionamento com a imprensa e consistência na comunicação, o RP também estará presente.

7 – Organização de Eventos

Para idealizar, planejar, organizar e executar eventos, como palestras, jantares, reuniões, festas e recepções, as empresas também contam com os PRs. Afinal, eventos institucionais impactam diretamente a imagem e reputação de uma companhia, e para garantir os melhores resultados, nada melhor do que um profissional especialista.

8 – Relacionamento com Clientes

Para lidar diretamente com os clientes, as empresas precisam de setores específicos, feitos in house ou de forma terceirizada. Eles contam com estratégias e sistemas de atendimento, feedbacks, reclamações e sugestões, que impactam diretamente todo o funcionamento das companhias.

9 – Relações Institucionais e Governamentais

Um dos grandes stakeholders, ou públicos, de qualquer instituição é o governo da localidade onde ela está. Portanto, ter um relacionamento e saber se comunicar com as diversas áreas governamentais é essencial, em especial para lidar com assuntos de relevância para a área ou setor da empresa.

10 – Comunicação Interna

Ter canais de comunicação dentro da empresa, maneiras efetivas de criar diálogos com os colaboradores, ações positivas, passar as mensagens necessárias e ter um sistema de escuta, a Comunicação Interna precisa estar presente.

Coordenada por Relações Públicas, ela é fundamental para uma empresa coesa e preocupada com seus colaboradores, sempre “de olho” nas melhores iniciativas para evitar ruídos, aumentar o sentimento de pertencimento e a satisfação com o trabalho.

Como conseguir atuar na área?

Gostou da área? Quer saber o que você precisa fazer para atuar dentro dela? Então confira as opções abaixo.

Por mais que muitas pessoas optem pela graduação no curso de Relações Públicas, que é a maneira mais direta para atuar nesse departamento, nem todos os profissionais seguem o mesmo caminho.

Hoje em dia, é muito comum encontrar profissionais com graduações distintas, como em Publicidade e Jornalismo, trabalhando dentro do escopo de RP. Isso acontece porque as similaridades na formação em Comunicação contribuem para a intersecção de áreas, e as oportunidades do mercado possibilitam tais experiências.

Além disso, tanto profissionais formados em RP quanto em outras áreas podem se beneficiar das especializações, que ampliam seus conhecimentos na Comunicação. Então, agora que você já sabe o que faz um Relações Públicas, invista nesse diferencial para conseguir se destacar no mercado e não deixe de fazer uma pós Superintensiva.

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