Programação: por que essa habilidade é tão importante?

homem programando para ilustrar texto sobre programação

Já se foi o tempo em que a programação era algo exclusivamente relacionado aos geeks e profissionais de TI. Num mundo cada vez mais digital como o em que vivemos, essa habilidade se tornou tão relevante que já é considerada “o novo inglês”. Assim como estudamos para ter fluência em alguns idiomas, em breve precisaremos ser fluentes em programação também

Afinal, em um mundo tão cheio de tecnologia será necessário saber usar uma linguagem para nos comunicarmos com os computadores. Neste artigo, te contamos um pouco mais sobre essa habilidade e por que você precisa desenvolvê-la. Acompanhe.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é programação?

A programação é a forma como nós nos comunicamos com os computadores. Ela diz a ele quais ações tomar. Por isso, programar é como criar uma série de instruções. Ao aprender a programar, podemos dizer aos computadores o que fazer e como se comportar de uma maneira muito mais rápida. Essa habilidade pode ser usada para fazer sites, aplicativos, processar dados, ferramentas, jogos, entre outros.

Atualmente, as linguagens de programação mais usadas atualmente são:

  • Phyton
  • JavaScript
  • Java
  • C#
  • C
  • C++
  • GO
  • PHP

4 motivos que provam por que a programação é uma habilidade importante

Como mencionamos acima, essa é uma das habilidades mais importantes para a geração atual e para as próximas também. Pensando nisso, listamos alguns dos motivos que mostram por que todo mundo deveria aprender a programar. 

1 – A programação pode te ajudar na resolução de problemas e habilidades lógicas

Basicamente, programar é passar uma tarefa para o computador realizar com base em instruções lógicas que você passa para ele. Se você passa tarefas mais complexas, significa que para isso você pensou e criou uma série de operações menores. Essa abordagem metódica e lógica de resolução de problemas é uma forma de treinar o cérebro para resolver problemas em outras áreas. É como se aprender a programar te ensinasse como pensar sem que você perceba.

2 – É uma das carreiras com maior potencial de ganho

Não é segredo que a área da tecnologia é uma das áreas mais promissoras em termos de carreira, concorda? Então, se você busca um futuro profissional com boa remuneração, aprender a programar precisa ser uma prioridade. No Brasil, o salário de um programador com até 1 ano de experiência é R$ 5 mil, em média, e pode chegar a mais de R$ 8 mil.

Leia também: Carreira em tecnologia: quais as áreas mais bem pagas?

Outra vantagem é que essa é uma área com demanda altíssima de profissionais no mundo todo, tanto que países como o Canadá e Portugal estão sempre recrutando profissionais brasileiros. Então, se você tem interesse em morar em outro país, essa é mais uma razão para te motivar a desenvolver essa habilidade.

3 – A programação pode ser útil em cargos de outras áreas

Apesar de ser uma habilidade mais utilizada em empregos diretamente relacionados à tecnologia, ela também pode ser um diferencial em áreas diferentes. Analistas de BI e analistas financeiros podem usá-la para analisar dados e resolver problemas. Ela está presente em atividades básicas do dia a dia como estimar quanto dinheiro a empresa vai ganhar ou quantos itens um e-commerce deve ter em estoque, por exemplo.

Outras carreiras como a de designers gráficos, UX designers, Web designers, engenheiros, pesquisadores da área da medicina, entre outros, também têm contato com a programação no dia a dia.

4 – A programação pode fazer você se destacar na busca por emprego

Um dos motivos pelos quais uma empresa pode se interessar por seu conhecimento em programar é a capacidade de solucionar problemas, como foi dito anteriormente. Mas outro motivo é que quanto mais colaboradores sabem programar, mais a empresa pode obter lucros.

Para entender melhor, vamos supor que você é um profissional de marketing que sabe programar, e os anúncios da sua empresa são feitos em código Phyton e sua equipe percebe que uma alteração precisa ser feita. Ao invés de precisar chamar os desenvolvedores, você mesmo pode solucionar o problema.

Isso, além de otimizar o tempo, ajuda a manter os desenvolvedores focados em tarefas mais importantes e dessa forma, a empresa consegue ser mais produtiva e aumentar seus ganhos.

Viu como a programação é fundamental para quem deseja se destacar no mercado de trabalho nos próximos anos? Mas, fique tranquilo. Isso não significa que você precisa ser um expert no assunto se não for da área de TI. Apenas saber o suficiente já pode ser um ponto muito positivo no mundo corporativo.

E se você se interessa por tecnologia, que tal fazer uma especialização na área? Faça a sua inscrição em um curso de pós-graduação a distância e garanta o sucesso do seu futuro profissional.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!