Ser um líder inspirador é uma ótima aspiração para profissionais que querem assumir cargos de liderança. Afinal de contas, hoje em dia, os gestores precisam ser bem diferentes dos “chefes” de antigamente, o que inclui uma série de características que tornam o trabalho muito mais acolhedor e humanizado.
No lugar de estruturas rígidas e verticais, em que os chefes mandavam e os profissionais da equipe apenas seguiam ordens, atualmente temos um modelo bem diferente. Cada vez mais, as empresas valorizam o trabalho em equipe, a horizontalização das hierarquias e um ambiente harmônico. O que inclui lideranças cujo papel vai muito além de “mandar” e delegar tarefas.
Agora, a figura dos gestores tem papéis muito diferentes. Eles precisam organizar os times e delegar responsabilidades, ainda, mas também devem ajudar no crescimento dos colaboradores, pensar em formas estratégicas de repassar o trabalho, entender o lado da equipe, ser uma fonte de confiança, transparência e, é claro, de inspiração.
Por que ser um dos líderes que inspiram?
Os líderes inspiradores têm um papel fundamental tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Ao mesmo tempo que eles incentivam os profissionais de suas equipes a serem profissionais ainda melhores, a nível individual, eles também conseguem repassar as mensagens da empresa com mais clareza, ajudando a companhia a atingir seus objetivos de negócio.
Afinal, profissionais inspirados trabalham com muito mais engajamento, propósito, foco e vontade, aumentando a produtividade e melhorando os resultados.
Contudo, o que você precisa fazer para ser um gestor inspirador? Para atingir esse objetivo, você pode focar no desenvolvimento de algumas habilidades e também ressaltar alguns pontos cruciais no dia a dia com a sua equipe. Abaixo, listamos alguns exemplos que vão te ajudar nessa jornada.
Líder inspirador: 6 qualidades para se tornar um
1 – Ter humildade, independente do seu cargo e senioridade
Em primeiro lugar, esqueça o ideal de chefe do século passado. Para ser um bom líder e inspirar seus liderados, você precisa ter humildade e entender que, apesar da senioridade e do cargo de gestão, todos da sua equipe podem contribuir, dar boas ideias e pensar em soluções inovadoras.
Por isso, dê espaço para todos, faça com que os profissionais se sintam à vontade para contribuir e tenha reações positivas caso receba feedbacks negativos ou perceba, pela sugestão de outro profissional, que seu direcionamento não era o ideal.
2 – Ser empático com a equipe
Da mesma maneira, ouvir, entender e ser empático com os profissionais da sua equipe é fundamental para criar uma relação de inspiração.
Dessa maneira, você se aproxima dos profissionais, consegue conhecê-los de forma mais profunda, entende seus anseios, pontos fortes e fracos, e consegue liderar a equipe de forma personalizada e humanizada.
3 – Amar o seu trabalho, sendo um verdadeiro exemplo
O melhor ensinamento é o exemplo, não é mesmo? Por isso, se você quer que os profissionais se inspirem em você, você precisa amar o seu trabalho e dar o exemplo.
Então, não deixe de ressaltar o quanto você vê propósito na sua atuação, execute um trabalho de excelência, tome cuidado para não ser contaminado pelo mau humor e preste atenção nos detalhes. Eles vão fazer toda a diferença na hora de mostrar o que o trabalho significa para você.
4 – Conseguir se comunicar de forma eficaz
Saber se comunicar significa conseguir passar mensagens e informações com clareza e objetividade. Do contrário, todas as suas ações e comunicações serão confusas e potencialmente contribuirão com mal entendidos. Essas duas características estarão intrinsecamente ligadas a você. E ninguém quer ser visto como um líder confuso, certo?
Isso só vai afastar a equipe de você e gerar uma série de problemas, em uma espécie de efeito dominó. No fim, a confiança do time em você ficará baixa, afinal de contas, se a sua comunicação não for clara e alinhada, isso vai prejudicar diretamente o trabalho de todos.
5 – Demonstrar gratidão pelo trabalho do time
Elogiar o trabalho realizado pelos colaboradores do seu time, e mostrar que você é grato por todo o esforço dos profissionais, é muito valioso. Assim, você deixa claro que o relacionamento entre vocês têm diferenças e você está em uma posição de gestão, mas mesmo assim, o esforço de todos é igualmente importante e reconhecido.
Isso vai fazer com que a confiança dos profissionais em você aumente, bem como a inspiração por um profissional que sabe reconhecer o trabalho da equipe.
6 – Sempre buscar ser um profissional melhor
Por fim, inspirar também significa mostrar que todos podem melhorar e buscar o desenvolvimento da carreira. Então, sempre que você mostrar que também está nessa jornada, aprendendo cada vez mais para ser um profissional mais completo, você estará inspirando os colaboradores do seu time.
Então, para ser um líder inspirador, não deixe de fazer uma especialização. Você pode conferir todos os cursos de pós-graduação Anhanguera, em um robusto e extenso portfólio que inclui diversas áreas do conhecimento, e encontrar a melhor pós para a sua carreira. Dessa forma, você vai se tornar um gestor ainda melhor, inspirando a sua equipe.