Que tipo de líder você é ou gostaria de ser no seu ambiente de trabalho?

A percepção de liderança pelas empresas vem mudando nos últimos anos. Se antes um bom chefe era aquele que sabia se impor e, em algumas situações, até ser temido pela equipe, hoje um bom líder é aquele que ganha respeito por inspirar, instruir, motivar, corrigir, ouvir e empreender.

Líderes são cobiçados pelo mercado de trabalho e costumam ter os salários mais altos dentro das empresas. Mas ainda precisam ter conhecimento técnico e excelentes soft skills em seu dia a dia. Se você já é um gestor ou está almejando isso para sua carreira, te convidamos a conhecer os principais tipos de líderes e as características por trás de cada um deles. Assim, você pode extrair o melhor das suas competências e aplicá-las de forma mais assertiva. Acompanhe!

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Que tipo de líder você é?

Líder democrático

Líderes com este perfil costumam conduzir sua gestão de forma democrática, com a participação da equipe nas tomadas de decisões. Eles estimulam a proatividade e a colaboração dos liderados sem perder a posição, ao mesmo tempo que estão sempre preocupados com a produtividade, bem-estar e qualidade de vida do seu time. Ambientes democráticos proporcionam às pessoas segurança na hora de expressar opiniões, ideias e críticas, tornando a comunicação mais efetiva. Além disso, são ótimos para o desenvolvimento do trabalho em equipe.

Líder liberal

Esse tipo de líder defende a liberdade individual dos membros da sua equipe para que decidam por si só os melhores métodos de trabalho e prazos. Ele entende que conduz um time maduro. Entretanto, para que esse tipo de liderança dê certo, é preciso sentir confiança na equipe, ser extremamente organizado e ter objetivos claros. Caso contrário, poder ser visto como desnecessário.

Leia também: Quais são as principais competências de um líder?

Líder técnico

É um líder que inspira segurança, tem alto grau de conhecimento na sua área de atuação e boa capacidade para ensinar. O time sabe que pode contar com ele em situações críticas. Contudo, essa mesma característica pode o levar a ser um pouco centralizador nas tomadas de decisões.  Para funcionar bem, essa liderança precisa garantir que a sua equipe se sinta capacitada para desempenhar bem seus papéis.

Líder situacional

Neste caso, a liderança tem um perfil adaptativo. O líder situacional não age da mesma maneira o tempo todo. Pelo contrário. Ele surfa nas situações que lhe são apresentadas, sendo estratégico e extraindo da sua equipe o que cada pessoa tem de melhor. Nessa liderança é comum que o dia a dia de trabalho seja rápido, ágil e assertivo.

Líder autocrático

Esse é o famoso ‘chefe’, que está cada vez mais fora do radar de contratações. O líder autocrático costuma ser centralizador e tomar as decisões por conta própria. São pessoas mais propensas a ignorar opiniões e pressionar a equipe por resultados.

Apesar das diversas possibilidades apresentadas, não existe um único tipo de líder  ideal no mercado de trabalho. O importante é identificar pontos fortes e fracos dentro da sua personalidade e trabalhá-los para construir a sua própria liderança. Gostou? Então, que tal conhecer o portal do aluno Pitágoras e conferir os cursos de pós-graduação que fazem sentido para a sua carreira?

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