Um estudo realizado pela ResearchAndMarkets, intitulado “Radio Advertising Global Market Opportunities and Strategies to 2033”, mostra que o mercado global de publicidade no rádio atingiu a marca de US$ 26 bilhões em 2023 e tem previsão de crescimento para US$ 29,7 bilhões em 2028, chegando a US$ 33,1 bilhões em 2033, o que representa uma taxa de crescimento anual composta de 2,4%.
Enquanto a publicidade no rádio tradicional AM/FM, que é o maior segmento do mercado, representou 67,3% (ou US$ 17,5 bilhões) do total em 2023, a publicidade online em rádio é prevista como o segmento de maior crescimento até 2028, com uma taxa de crescimento anual composta de 13,5%, adicionando US$ 2,0 bilhões às vendas globais anuais até 2028. No geral, espera-se que o mercado de publicidade no rádio tenha o maior crescimento nos EUA, com um aumento de US$ 1,0 bilhão.
Segundo o comunicado da ResearchAndMarkets, divulgado pelo site Acaert, o crescimento no período de 2018 a 2023 resultou do aumento no número de ouvintes de rádio, da crescente adoção do digital, do desenvolvimento da infraestrutura e do aumento da renda disponível.
Entre as categorias de publicidade no rádio, mídia e entretenimento são esperadas para apresentar o crescimento mais rápido, com uma taxa de crescimento anual composta de 3,0% de 2023 a 2028. Globalmente, os 10 maiores proprietários de rádio representaram 13,7% do mercado total em 2023, liderados pela Cumulus Media (2,3%), seguida pela iHeartMedia e Hubbard Radio (2,2% cada).
O relatório destaca algumas recomendações para as empresas que investem em publicidade no rádio, como:
- Integração de inteligência artificial para aprimorar a precisão da segmentação;
- Combinação da publicidade no rádio com outdoors;
- Incremento da publicidade no rádio online;
- Expansão para mercados emergentes;
- Parcerias estratégicas para fortalecer a posição no mercado;
- Diversificação dos canais de distribuição;
- Oferta de preços competitivos;
- Estratégias de precificação baseadas em valor;
- Promoção B2B;
- Campanhas digitais segmentadas para aumentar o engajamento;
- Integração entre canais para uma comunicação de marca unificada;
- Conhecimento específico da indústria para atrair clientes;
- Foco em pequenas e médias empresas para expandir a participação no mercado.