Essas respostas podem fazer você perder a vaga dos sonhos

perder a vaga dos sonhos

Você finalmente foi chamado para aquela entrevista que tanto queria? Parabéns! Agora é ter muita atenção, porque a resposta errada pode te fazer perder a vaga dos sonhos

Para se dar bem em uma entrevista de emprego, é importante mostrar interesse e estabelecer uma conversa fluida e interessante para os dois lados. Por isso, respostas monossilábicas comprometem o andamento do processo e mostram que você não quer estar ali. 

Algumas respostas também podem mostrar uma falta de profissionalismo, ou a falta de características que podem ser cruciais para a vaga. Por exemplo: mostrar que você tem problemas em seguir prazos em uma vaga que exige projetos periódicos.

Respostas que fazem você perder a vaga dos sonhos

Para obter as melhores respostas durante um processo seletivo, uma dica é pesquisar com atenção e se preparar para as perguntas mais comuns, assim não é pego de surpresa.

De qualquer forma, vamos às respostas que você deve evitar, independentemente da questão levantada:

1 – “Eu não sei”

Começando por uma básica. Não tem problema não saber algo, porque todos estamos sujeitos ao erro e ao aprendizado. No entanto, quando se utiliza uma frase assim, a mensagem que passa é que não tem interesse.

Em vez disso, considere a ideia de mostrar que planeja aprender mais sobre o assunto em questão. “Não tenho certeza, mas estou disposto a aprender e pesquisar mais sobre isso” pode ser uma alternativa interessante.

2 – “Eu não sou uma pessoa muito organizada”

Ao ser questionado sobre suas qualidades e pontos fracos  é importante entender que a organização é uma habilidade valorizada. 

Em vez de simplesmente assumir que não é organizado, se por acaso o assunto vier à tona e você quiser manter a transparência (o que realmente é o mais indicado), diga algo como “Estou trabalhando em melhorar minhas habilidades de organização”, assim mostra que não é o seu melhor, mas indica o seu interesse em mudar isso.

3 – “Eu só quero um trabalho estável.”

Responder isso demonstra que você não tem ambição ou desejo de crescimento. Em vez disso, procure responder “estou buscando uma posição onde possa contribuir significativamente e crescer junto com a empresa”. 

4 – “Eu só estou aqui pelo salário.”

Quando você dá essa resposta, pode gerar uma impressão negativa no recrutador. Por mais que seja a verdade, é importante mostrar que você também tem interesse naquela empresa específica, e não a considera uma oportunidade qualquer.

Nesse caso, uma alternativa seria: “o salário é importante, mas também estou interessado nas oportunidades de crescimento e no impacto que posso causar na empresa.”

5 – “Estou procurando qualquer emprego que consiga.”

A resposta pode fazer parecer que você está desesperado e não é seletivo. Por isso, uma ideia é dizer “Estou procurando uma posição onde possa usar minhas habilidades e crescer profissionalmente.”

6 – “Meu maior defeito é que sou perfeccionista.”

Essa já está batida. A resposta mostra que, na verdade, você tem medo de expor suas verdadeiras falhas. Uma alternativa a essa resposta é “eu sou muito crítico comigo mesmo, mas estou trabalhando para melhorar isso”. 

7 – “Eu saí brigado com meus chefes.”

Respostas negativas sobre a sua experiência anterior devem ser evitadas. Falar mal dos empregadores anteriores mostra falta de profissionalismo e pode pegar muito mal. 

Mesmo que tenha sido o caso, não é um assunto para se trazer na entrevista. “Tive desafios no meu emprego anterior, mas aprendi muito sobre como lidar com diferentes estilos de gestão” pode ser uma forma mais delicada de dizer.

8 – “Eu odeio meu emprego atual.”

Essa resposta segue a mesma linha de raciocínio da anterior. Se o recrutador te ouvir falar mal da empresa que trabalha atualmente, pode achar que futuramente você falará mal da nova empresa por aí também. 

Por isso, mostre que, mesmo procurando um novo emprego, você ainda é leal ao lugar em que trabalha. Opte por respostas como “estou procurando novas oportunidades que me permitam crescer e enfrentar novos desafios”.

9 – “Eu não sou muito pontual.”

Não diga que você não é pontual, ou o recrutador pode achar que você não tem compromisso. Uma alternativa é dizer o seguinte: “Tenho trabalhado para melhorar minha gestão de tempo e garantir que sempre cumpro meus compromissos.”

10 – “Eu prefiro trabalhar sozinho.”

O trabalho em equipe é muito valorizado nas empresas, já que você provavelmente vai fazer parte de um time (seja ele grande ou pequeno). Por isso, dizer que prefere trabalhar sozinho — ou, pior ainda, dizer explicitamente que você não gosta de trabalhar em equipe — pode diminuir suas chances de ser selecionado.

“Tenho facilidade para trabalhos individuais, mas também aprecio a colaboração e o trabalho em equipe quando necessário” pode ser uma alternativa que indica sua personalidade, sem impactar negativamente.

Para não perder a vaga dos sonhos, vale fazer uma  pós online em Comunicação e Oratória, assim você aprende a expor suas ideias de uma forma mais positiva e eficiente.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!