Como você avalia a satisfação profissional da sua carreira?

homem escrevendo com notebook na frente para ilustrar conteúdo sobre satisfação profissional

Por se tratar de uma atividade que ocupa a maior parte da rotina, avaliar se você tem satisfação profissional e prazer pelo que faz é fundamental. E isso precisa ser periodicamente. Essa análise irá te ajudar a identificar se você realmente está feliz com o que faz, se vale a pena seguir desta forma ou se algo precisa ser ajustado pelo caminho.

É importante pensar nas possibilidades de crescimento, na situação financeira atual, o que aprendeu até aqui, o que a carreira permitiu evoluir e outros pontos. Faça um balanço da sua vida profissional até esse momento.

A maioria das pessoas, no entanto, não costuma fazer esse tipo de reflexão. Assim, acabam levando uma vida sem perspectiva e deixando de alcançar novos objetivos. Por isso, reflita se o seu emprego hoje gera bons momentos e se você realmente gosta dele.

Vale ressaltar também que fazer esta autoavaliação dará a você um norte para os próximos anos. Questione-se como você se vê em relação ao trabalho daqui a um ano, cinco ou 10 anos. Caso você não consiga se imaginar fazendo essas projeções, busque o motivo e o que te leva a se sentir desta forma.

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Hoje em dia, uma questão que tem vindo à tona com mais frequência é a busca por qualidade de vida. As pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter momentos prazerosos no seu dia e que lhe permitam dedicar-se ao autocuidado.

Por isso, avalie se você também está se permitindo separar um tempo para você, para descansar a mente, fazer coisas que gosta e se desligar do trabalho. Pergunte-se como começa o seu dia. Está reclamando muito? O que precisa ser mudado para que se sinta bem de verdade?

Sempre que você fizer esses questionamentos, coloque-os no papel para visualizar as suas reflexões. Seja sincero consigo e liste tudo que está sentindo de positivo e negativo. Você poderá ter respostas reveladoras, que poderão clarear ideias e mostrar o que realmente não te traz satisfação no trabalho.

E é natural, por exemplo, você gostar das atividades que exerce, mas não gostar da empresa, da chefia ou dos colegas de trabalho – e vice-versa. Essa autoavaliação ajudará você a identificar quais os pontos te incomodam mais e, a partir disso, analisar o que precisa ser mudado. 

Por que é importante ser feliz na carreira?

Pode parecer difícil, mas é extremamente necessário unir trabalho e felicidade. Se você não se sente feliz e motivado com o seu dia a dia, que, vale reforçar, é dedicado a maior parte do tempo ao emprego, logo tudo ficará mais cansativo e estressante.

A autoestima, a satisfação e o bem-estar ficarão abalados, assim como as relações externas com amigos e familiares, por exemplo. Obviamente, nem sempre as demandas do trabalho são 100% prazerosas, mas é essencial que você se sinta bem no geral.

Leia também: Felicidade no trabalho: como ser feliz na vida profissional?

Não existe uma fórmula. O primeiro passo é alinhar os seus objetivos pessoais às suas escolhas profissionais. Por isso, desde o começo, quando você começa a procurar um emprego, estas expectativas já devem estar bem definidas. Além disso, cabe a você buscar esta mudança quando perceber que ela é necessária e fará parte desse processo de encontro com a felicidade também. Assim, pense na sua carreira atual e faça essas reflexões com calma.

Confira 4 passos para avaliar a sua satisfação profissional

1 – Seja sincero com você

A partir do momento que você decide avaliar a sua carreira, você entrará em um processo de autoconhecimento. Para tanto, é imprescindível que você seja sincero nas suas respostas, listando todos os pontos, dos positivos aos negativos.

2 – Avalie as suas conquistas

Elenque quais foram as suas conquistas profissionais até hoje. Você sente orgulho delas? Pense como conseguiu evoluir na sua carreira e quais resultados elas trouxeram para as empresas nas quais você atuava.

3 – Analise os seus investimentos

É importante que você calcule quanto foi investido financeiramente em prol do seu crescimento profissional. Questione-se como tem investido na sua carreira e se realmente foi o suficiente para atingir os seus objetivos.

4 – Crie um plano de ação

Depois de realizar essas análises sobre os temas mencionados acima, crie o seu plano de ação. É fundamental que você defina metas e estipule prazos para concretizar cada uma delas. Comece mesmo que seja com um passo pequeno para alcançar a sua satisfação profissional.

O plano deve conter o que você gostaria de realizar ou mudar e o que você fará para atingir esse objetivo. Pode ser mudar de emprego, conseguir um novo cargo na empresa, ter mais tempo para o seu autocuidado reduzindo a carga de trabalho, cursos etc. Para você se inspirar, confira a gravação do evento Carreira em Pauta. São 12 palestras sobre mercado de trabalho, tendências do home office, saúde mental e muito mais. Vem conferir. 

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