A resiliência é uma habilidade essencial que engloba a capacidade de se adaptar às mudanças, responder rapidamente a situações inesperadas e compreender as emoções e situações dos outros. Por isso, essa tem se tornado uma característica essencial no ambiente de trabalho.
Isso é corroborado pelo pelo relatório “Futuro dos Empregos”, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2023. A instituição entrevistou empresas do mundo todo para fazer um panorama das habilidades que serão exigidas nos próximos anos, definindo 10 skills que evoluirão até 2027 e serão parte do futuro da empregabilidade no mundo moderno.
Nesse cenário, é importante considerar que o mundo tem passado por diversas transformações, não apenas no campo tecnológico, mas também alinhadas com práticas ESG, que incluem governança e melhor qualidade no trabalho.
Com isso, as empresas buscarão, cada vez mais, pessoas colaboradoras que não apenas sustentem as pressões rotineiras, mas que também possam prosperar e se engajar nos objetivos próprios e das organizações, atuando como pontos de estabilidade e inspiração em suas respectivas equipes de trabalho.
O que é resiliência?
A resiliência é a capacidade de um indivíduo de lidar com desafios, transformando as adversidades em oportunidades de aprendizado e crescimento. É crucial em ambientes de trabalho dinâmicos, permitindo que os profissionais desenvolvam inteligência emocional e recuperem-se de contratempos com eficiência.
A resiliência não apenas ajuda os indivíduos a manterem-se focados e produtivos durante momentos de crise, mas também aprimora a colaboração e o bem-estar no ambiente organizacional, pois estimula uma abordagem mais humana e adaptável às relações de trabalho.
Esta habilidade é altamente requisitada em cargos de gestão, refletindo a importância de adaptação e capacidade de lidar com pressões em níveis estratégicos. Equilibrar prazos e conflitos, ter flexibilidade e respostas rápidas às mudanças e liderar equipes em cenários desafiadores exige uma postura resiliente para garantir resultados eficazes e uma gestão eficiente.
Como desenvolver resiliência?
A resiliência é uma habilidade emocional e, antes de buscar ferramentas para se tornar mais resiliente, é preciso entender que existem barreiras sociais e até mesmo questões mentais que podem afetar o comportamento humano.
Portanto, a resiliência não substitui o apoio médico especializado em casos específicos, e também não significa que alguém deve passar por situações difíceis sozinho e sem apoio. Com isso em mente, veja cinco dicas para se tornar resiliente:
1 – Seja adaptável
Nem toda mudança é bem-vinda logo de cara, e algumas pessoas são resistentes a lidar com algo novo, seja um líder com outra forma de trabalho, seja um novo sistema, ou até mudanças práticas na equipe ou no escritório.
Resistir, porém, não impedirá que essas transformações aconteçam, portanto quanto mais rápido a pessoa aceitar essa mudança e abraçar o novo, mais fácil será se adaptar.
2 – Desenvolva inteligência emocional
Em um dia de trabalho podemos sentir emoções variadas, mas é necessário entender quanto esses sentimentos afetam o comportamento e tomada de decisões. É comum, ao lidar com chefes despreparados, que os colaboradores entendam que em dias em que está de “mau humor” não é bom tratar de temas sensíveis.
Mas em um ambiente de trabalho, emoções não podem superar a capacidade de comunicação e colaboração. Descubra como medir sua inteligência emocional, avaliando seu comportamento em relação a conflitos, erros e tomada de decisões.
Esse processo de autoconhecimento pode ajudar a desenvolver ferramentas para quando se sentir muito angustiado, estressado ou irritado, permitindo manter o foco na solução de problemas.
3 – Mantenha-se atualizado
Muitas vezes, a dificuldade em enfrentar mudanças está relacionada com a falta de segurança profissional ou a percepção de que não tem as ferramentas adequadas para lidar com os imprevistos.
Por isso, manter-se atualizado e em busca de conhecimento permite que o profissional tenha mais repertório para lidar com o inesperado, e conhecimento técnico para aplicar em sua performance, não se deixando abalar por obstáculos que podem acontecer em sua trajetória.
4 – Peça ajuda
Como falamos, ser resiliente não significa enfrentar tudo sozinho. Se algo parece muito difícil ou a carga de trabalho é excessiva, busque uma rede de apoio profissional para compartilhar suas dificuldades, e peça ajuda a colegas ou superiores caso não consiga lidar com algo.
Mesmo profissionais altamente capacitados podem ter dúvidas, e um ambiente de trabalho saudável permite que os colegas não julguem, mas sim se disponham a colaborar de alguma forma.
5 – Cuide da saúde física e mental
Se lidar com certas questões profissionais parece muito difícil, busque ajuda profissional, e lembre-se da importância de manter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Promover o próprio bem-estar, por meio de atividades físicas e momentos de lazer proporcionam mais estabilidade para enfrentar desafios.
A resiliência está muito relacionada com a forma como as pessoas enxergam as adversidades, e a maneira como lidam com isso. Continue investindo em seu desenvolvimento profissional com a pós Anhanguera e esteja preparado para os desafios da carreira.