Senso de dono: o que é e como desenvolvê-lo em 3 passos

mulher de social para ilustrar texto sobre senso de dono

Vestir a camisa da empresa é uma das expressões mais comuns no mundo corporativo. Afinal, o sonho de qualquer líder e gestor é ter colaboradores realmente engajados na empresa. Profissionais que são proativos dão tudo de si e se dedicam ao trabalho. Na prática, quem veste a caminha tem o chamado senso de dono. Você já ouviu esse termo? 

Essa é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida por todos, já que é bem vista nas empresas. Quando falamos sobre colaboradores que são proativos, que trabalham pensando no bem da empresa e agem em busca do melhor para os envolvidos no trabalho, estamos falando sobre profissionais com senso de dono na empresa. 

Neste artigo, você encontra tudo o que precisa saber sobre o tema, desde a definição exata desse termo até dicas de como desenvolvê-lo e colocá-lo em prática na rotina do trabalho. Confira:

O que é senso de dono?

Essa é uma qualidade e habilidade encontrada em colaboradores que trabalham de forma proativa, responsável e com atitude. São pessoas que não esperam que os outros resolvam seus problemas e contribuem para o desenvolvimento da área como um todo, indo além de apenas suas obrigações na rotina. 

Podemos dizer que os profissionais com senso de dono no trabalho estão sempre em busca do melhor para a empresa. Eles buscam soluções para os problemas, trabalham sempre de acordo com os objetivos da empresa e estão alinhados com a cultura do local. Geralmente, são aqueles colaboradores considerados como um exemplo a ser seguido. 

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O que define profissionais com senso de dono?

É possível observar que os colaboradores com senso de dono no trabalho têm algumas características em comum. Geralmente, são soft skills que contribuem para esse desempenho na empresa. As principais são:

Proatividade

Essa é a principal habilidade do colaborador com esse senso. São pessoas que agem antes mesmo de receber ordens. Estão sempre propondo soluções e trabalhando para o melhor da empresa.

Flexibilidade

Por entenderem as necessidades da empresa, conseguem adaptar o seu ritmo de trabalho e entrega para acompanhar o momento que estão enfrentando. Afinal, o objetivo é sempre a empresa em primeiro lugar. 

Colaboração

Essa é uma habilidade essencial no mercado de trabalho e comum entre aqueles que vestem a camisa da empresa. Geralmente, são aquelas pessoas sempre prontas para ajudar os colegas, envolvendo-os nas soluções de problemas e contribuindo para o espírito de equipe na empresa. 

Autogerenciamento

A capacidade de se autogerenciar é admirável e unânime entre os profissionais com senso de dono na empresa. Eles conseguem administrar seus horários e demandas de forma eficiente sem a intervenção de líderes e gestores. 

3 passos para desenvolver senso de dono

Um ponto importante a ser mencionado é que esse senso não é responsabilidade apenas do colaborador. Cabe aos líderes, coordenadores e equipe de RH trabalhar para que seus funcionários sintam-se parte do negócio. Nesse sentido, esses são os 4 principais pilares para desenvolver senso de dono na equipe:

1 – Comunicação efetiva 

O primeiro pilar de uma empresa que incentiva o senso de dono é a comunicação efetiva. Para que os colaboradores vistam a camisa, eles precisam entender quais são os objetivos, missão, cultura e valores da empresa. Isso é fundamental para que se identifiquem com o local onde trabalham. 

Para isso, é preciso trabalhar a comunicação entre a empresa e seus colaboradores. A dica é montar uma equipe de comunicação interna para garantir comunicados eficazes e uma boa relação com os funcionários. Assim, eles terão clareza dos objetivos de onde trabalham e, com isso em mente, conseguirão direcionar seus esforços. 

2 – Feedback constante

A cultura de feedback é extremamente benéfica tanto para o desenvolvimento do colaborador quanto para a empresa alcançar resultados positivos. Isso porque o feedback é um momento de aproximação entre líderes e funcionários, em que é possível compartilhar inseguranças, dificuldades e pontos de melhoria. 

Dessa forma, ele se sentirá mais seguro e motivado para agir com proatividade, colaboração e autogerenciamento, como citamos acima. Por isso, é tão importante esse momento de ouvir as experiências do funcionário de modo a ajudá-lo a se desenvolver ainda mais.  

3 – Avaliações de equipe

Além do momento de feedback entre líderes e colaboradores, é importante que o RH faça avaliações constantes entre as equipes para medir o engajamento dos profissionais. Existem vários métodos e ferramentas para isso. Cabe encontrar o que mais se encaixa no perfil da empresa para fazer a avaliação das equipes, buscando entender pontos de melhoria e o que ainda falta para que de fato vistam a camisa da empresa. 

Com essas informações em mãos, é mais fácil criar um plano estratégico e eficiente para melhorar a relação dos colaboradores com a empresa, incentivando-os a colocar em prática as habilidades que citamos anteriormente e que os fazem agir como donos. 

Agora que você já sabe mais sobre o tema, que tal conhecer as opções de pós Anhanguera? A pós-graduação é um ótimo ambiente para desenvolver habilidades essenciais para agir com senso de dono e se destacar no mercado. 

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