Setembro Amarelo nas empresas: veja 6 exemplos de ações

símbolo do setembro amarelo para ilustrar texto sobre setembro amarelo nas empresas

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre saúde mental que permeia o mês inteiro. Governos, instituições de saúde e muitos outros setores da sociedade já aderiram à campanha, e também é importante falar sobre o Setembro Amarelo nas empresas.

As companhias precisam se engajar e se comprometer com o cuidado em saúde mental de forma interna, e o Setembro Amarelo é um ótimo lembrete e oportunidade para se movimentar e melhorar as políticas de bem-estar mental da organização.

Qual a importância em falar do Setembro Amarelo na empresa?

As empresas possuem um papel importante na vida da população. As pessoas passam grande parte do tempo de seus dias trabalhando e em contato com a cultura organizacional e políticas internas. Tendo isso em vista, o atual cenário da saúde mental é preocupante.

De acordo com uma pesquisa da Vittude, plataforma de terapia virtual, 70% dos entrevistados afirmaram que as organizações não sabem lidar, da maneira correta, com questões de saúde mental. 61% deles já tiveram a saúde mental prejudicada por conta do estresse laboral, e 72% gostariam de trabalhar para empresas que cuidam do bem-estar psicológico dos colaboradores.

Sendo assim, como é possível cuidar da saúde mental quando o ambiente onde você trabalha é tóxico? É por isso que as companhias precisam acordar para esse problema, e começar a implementar mudanças agora mesmo. Então, que tal começar ou melhorar as políticas da sua empresa a partir do Setembro Amarelo?

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Setembro Amarelo nas empresas: quais ações propor?

O principal objetivo da campanha, que acontece todo mês de setembro, é salvar vidas. Dessa maneira, é fundamental montar um programa de ações responsável e organizado, que respeite as boas práticas de comunicação sobre o tema, disponibilize formas de pedir ajuda e tenha aderência com a cultura organizacional.

Para te orientar, listamos 6 possibilidades de ações que você pode implementar neste ano. Confira todas elas abaixo.

1 – Garantir que a companhia possui um ambiente saudável e acolhedor

O primeiro passo é fazer um trabalho de observação crítica. Analise o momento atual da empresa, olhe para a cultura e o clima organizacional, identifique problemas, faça pesquisas anônimas para entender mais a visão dos colaboradores, converse com líderes e gestores e pense em como todas as falhas encontradas podem ser corrigidas.

Isso porque a saúde mental não pode ser vista como algo individual. Muitas vezes, ela é prejudicada por um ambiente de trabalho danoso, que precisa ser modificado se você quer ver uma melhora no curto, médio e longo prazo.

2 – Institua um programa de saúde mental

O segundo passo consiste em implementar as mudanças e incluir, junto dele, um programa de saúde mental. Ele precisa ser personalizado e levar em consideração as peculiaridades da empresa e das equipes, contudo, veja algumas sugestões e dicas gerais abaixo:

  • Oferecer de benefícios ligados à saúde mental, como psicoterapia, mentorias e atividades físicas;
  • Estabelecer uma cultura de acolhimento, que garanta segurança para colaboradores com transtornos mentais, passando por momentos difíceis e impactados negativamente por fatores de trabalho;
  • Criar de um canal de denúncias para casos de assédios; 
  • Fomentar a criação de grupos de apoio;
  • Oferecer dias “off” para a saúde mental.

É importante que as ações ocorram durante o ano todo, e não apenas no Setembro Amarelo, ok?

3 – Desenvolva conteúdos sobre saúde mental para os canais de comunicação interna

Agora que você já pensou em como melhorar as políticas de bem-estar social como um todo, chegou a hora de pensar no Setembro Amarelo em si. Uma ótima maneira de falar sobre o assunto é introduzindo o tema nos conteúdos de comunicação interna da empresa.

Isso inclui contar a história da campanha, divulgar o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV) e as formas de contato para emergências, trabalhar com entrevistas com especialistas em saúde mental, criar materiais com sugestões de ações para melhorar o bem-estar, pensar em kits e brindes que levantem o assunto e adaptar o leque de opções às plataformas utilizadas.

Alguns exemplos são TV corporativa, universidade corporativa, intranet, e-mails, murais de avisos, redes sociais, podcasts, revistas, etc.

4 – Organize eventos e palestras com especialistas

Durante o mês, você também pode pensar em eventos e palestras com especialistas. Psicólogos, por exemplo, podem falar sobre o tema em palestras voltadas aos colaboradores da empresa. Assim, você terá um profissional especializado para passar as informações e recomendações corretas, reforçando a seriedade da campanha.

5 – Promova atividades em grupo no horário de expediente

Para complementar, também é uma boa ideia promover atividades em grupo. Você pode organizar rodas de conversa, atividades físicas, dinâmicas e outras possibilidades, que reforcem as ações da campanha e mostrem, na prática, a importância de valorizar e cuidar da saúde mental.

Além de conscientizar os colaboradores, você também reforça o comprometimento da empresa com o bem-estar de seus profissionais.

6 – Use o símbolo do Setembro Amarelo: o girassol

Para finalizar, não se esqueça de usar o girassol, que é o símbolo do mês amarelo. A flor está sempre procurando o Sol, tem a cor da vitalidade e não se esconde nem mesmo em dias de chuva e nuvens, mostrando sua força e persistência.

Agora que você já entendeu a importância do Setembro Amarelo nas empresas, que tal fazer uma pós-graduação em 6 meses reconhecida pelo MEC para melhorar seus conhecimentos em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas? O aprendizado vai fazer a diferença e resultar em um trabalho ainda mais direcionado, impactando positivamente os colaboradores.

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