7 sinais de que sua carreira está parada e como revertê-los

sinais de que sua carreira está parada

A maioria dos profissionais no mercado de trabalho busca o aperfeiçoamento constante, não é mesmo? Sempre aprender mais, evoluir, se desenvolver e atingir novos marcos na carreira é a jornada esperada. Contudo, nem sempre essa trajetória é linear, e pode ser que você fique estagnado em alguns momentos. Por isso é fundamental saber quais são os sinais de que sua carreira está parada.

Dessa maneira, você conseguirá identificar os problemas e agir, com rapidez, para reverter cada um deles. Afinal de contas, ficar estagnado por muito tempo é perigoso e pode comprometer toda a sua carreira, atrapalhando seus planos e diminuindo, cada dia mais, suas conquistas do passado.

Sendo assim, veja abaixo 7 alertas de que sua vida profissional pode estar parada e mude esse cenário agora mesmo.

7 sinais de que sua carreira está parada

1 – Você não se sente desafiado no trabalho

Você parou de sentir aquela adrenalina de ter novos desafios profissionais no seu emprego? Seu gestor parou de passar novas demandas e responsabilidades para você? Sente que executa bem o seu trabalho, mas nunca faz nada diferente? Esses são grandes alertas de que você pode estar estagnado.

Para mudar essa situação, vale a pena ser mais proativo e presente no dia a dia do trabalho. Demonstre interesse, participe mais das reuniões, peça para acompanhar projetos diferentes e chame a responsabilidade para si. Afinal de contas, se só esperarmos que os desafios cheguem, talvez eles nunca nos encontrem.

2 – Seus dias são bastante tediosos no seu emprego

Da mesma maneira, se sentir entediado é um clássico. Fazer as mesmas coisas todos os dias, sem novidades e atualizações, pode deixar esse sentimento enfadonho no ar.

Por isso, você precisa buscar o encantamento que um dia já teve pela sua profissão. Se atualizar, seguir as dicas do item anterior, ler mais sobre a sua área, participar de eventos, cursos e congressos são ótimas maneiras de fazer isso. De quebra, você ainda pode fazer networking para sair, de uma vez por todas, da estagnação.

3 – Você não recebe aumentos ou promoções há bastante tempo

Talvez você esteja bem no seu trabalho, sem grandes emoções, mas feliz com o dia a dia. Contudo, há quanto tempo você não é promovido, recebe aumentos, bonificações e reconhecimentos?

Essas marcas são fundamentais para saber que você está se destacando e progredindo. Logo, estar sempre no mesmo lugar é uma grande bandeira vermelha de que você precisa se movimentar. Tire a poeira do seu plano de carreira, sente-se com seu líder ou mentor, e converse sobre as expectativas da empresa e o que você pode fazer para se desenvolver.

4 – Estresse e esgotamento mental fazem parte do seu dia a dia

Sabia que nem sempre o conforto e o tédio são os únicos sinais de carreira parada? Em muitos casos, o estresse, o esgotamento mental e a ansiedade também aparecem. Seja por um acúmulo de funções e responsabilidades, que te impedem de pensar no próprio crescimento, seja pela situação sufocante de não sair do mesmo lugar.

Independente do motivo, vale a pena avaliar o que está te deixando assim e promover mudanças. Converse com seu gestor, proponha algumas alterações e atue por si mesmo para que elas aconteçam. Seja proativo, aprenda a delegar tarefas e adicione atividades de desenvolvimento no seu dia a dia.

5 – Você não consegue acompanhar as novas tecnologias

Não sabe o que é uma inteligência artificial generativa? Nunca ouviu falar em realidade virtual aumentada? É a primeira vez que lê a expressão “internet das coisas”? Então saiba que algo não vai muito bem na sua carreira.

Independente da área, saber sobre as novidades tecnológicas é fundamental e mostra que você acompanha os desenvolvimentos do mundo, que com certeza vão impactar seu trabalho. Então, trate de se informar diariamente e correr atrás de aprendizados novos para não apenas conhecer as tecnologias, como para conseguir dominá-las.

6 – Seu futuro profissional não está mapeado

Se a última vez que você abriu seu plano de carreira foi há três anos, em uma reunião de mentoria com um gestor que não está mais na mesma empresa que você, nós temos um grande problema.

Esse cenário demonstra claramente por que sua carreira está parada. Para que ela consiga progredir, você deve saber para onde quer ir e o que tem que fazer para chegar nesse lugar. E tudo isso só é possível com um bom planejamento de carreira, com etapas mapeadas, objetivos de curto, médio e longo prazo e as estratégias que serão utilizadas nessa caminhada.

7 – A graduação foi a última vez que você estudou e se atualizou

Finalmente, se você nunca mais estudou depois de entregar seu Trabalho de Conclusão de Curso na graduação, saiba que você pode, logo logo, ser substituído no mercado de trabalho.

As empresas precisam de profissionais atualizados. Que saibam das novidades e tendências da área, estejam sempre aprendendo conceitos novos, entendendo o que já está obsoleto e precisa de novas soluções, e que busquem uma especialização. Sem isso, você não terá muito o que entregar para o mercado de trabalho.

Sendo assim, depois de descobrir todos esses sinais de que sua carreira está parada, comece a agir e se inscreva em um dos cursos de pós-graduação EAD Anhanguera. Com eles, você vai colocar sua carreira em um novo patamar, absorvendo novas habilidades para deixar claro ao mercado que você está em busca do sucesso.

Recomendações para você