Os sistemas colaborativos representam os chamados Computer Supported Cooperative Work ou CSCW. Estes sistemas são relacionados a área científica e interdisciplinar que interpreta a forma como o trabalho em grupo pode ser executado dentro de uma organização empresarial com o apoio de ferramentas de tecnologia da informação, naturalmente operacionalizadas pelos sistemas de software no contexto do sistema de informação.
A colaboração é vista como a execução e um trabalho com outras pessoas ou mesmo dispositivos computacionais, para alcançar metas explícitas e compartilhadas. Essa colaboração se concentra na realização de tarefas ou missões e, normalmente, acontece em uma empresa ou entre empresas, sobretudo fazendo uso intenso de ferramentas e sistemas de informação. Fazem uso de sistemas de software, inteligência artificial e pessoas.
A colaboração pode ocorrer em grupos informais, utilizando-se de ferramentas como e-mail, aplicativos de troca de mensagens, plataformas colaborativas e redes sociais, ou mesmo com a inclusão e compartilhamento de informações via sistemas integrados de gestão.
As ferramentas de tecnologia da informação junto a sistemas de software para colaboração são normalmente já utilizadas pela grande parte das empresas e, muitas delas também por pessoas fora das organizações. Vejamos conhecer alguns exemplos.
Redes Sociais Corporativas: Microsoft Yammer, Workplace, Slack, Salesforce Chatter, SmartCloud.
Reuniões virtuais via videoconferências: Skype for business, Microsoft Teams, Discord, Cisco Webex Meet, Google Meet, Zoom.
Mensagem instantânea: Telegram, WhatsApp.
Sistemas de correio eletrônico (e-mail): Microsoft Outlook e Google Mail.
Wiki: Wikipedia.
Mundos virtuais: Second Life.
Plataformas de colaboração: Google Drive, Lotus Notes, Microsoft SharePoint.
Gestão de arquivos: Microsoft OneDrive, Dropbox e o Google Drive.
Gestão de Projetos: Trello, Asana, Microsoft Project, Redbooth.
Gestão de Tarefas: Todoist, Microsoft Planner, Google Agenda.
Anotações: Google Keep e Evernote.
Sistemas colaborativos então utilizam-se de um pensamento de trabalho desenvolvido em equipe, muitas vezes geograficamente distribuídos e suportados por recursos de tecnologia e sistemas de informação. Veja que na atualidade o trabalho remoto através do Homeworking e também o estudo a distância como homelearning acabaram por ser intensificados.
Os modelos colaborativos de gestão de negócios estão cada vez mais valorizados e o pensamento estratégico atual necessita de colaboração. Para o desenvolvimento destas atividades, diversas ferramentas são utilizadas, desde aquelas que suportam reuniões virtuais até ferramentas de gestão de projetos complexos.
Autoria: Renato Cividini Matthiesen
Leitura crítica: Tobias Leonardo Kunrath
Quer saber mais? Confira os cursos abaixo:
- MBA em Consultoria Empresarial
- MBA em Gestão Operacional e Logística Empresarial
- MBA em processos gerenciais
- MBA em Gestão Bancária e Fintechs
- Tecnologia em gestão da produção industrial
- MBA em Gestão Estratégica de TI
- Sistemas de Informação
- Tecnologia da Informação Aplicada a Gestão Financeira
- MBA em Gestão de Indicadores e de Desempenho