Imagine só: você faz o planejamento do seu dia de trabalho e… Cumpre todos os objetivos! Não, isso não é um sonho – na verdade, é um acontecimento mais próximo da realidade do que imagina. Não conseguir fazer tudo o que planeja acaba sendo um problema comum e uma das melhores maneiras de resolvê-lo é pensando em táticas para aumentar a produtividade.
Agora é a hora de ser mais produtivo e entregar resultados, deixando as tantas distrações de lado, parando de acumular tarefas e se concentrando no que é realmente necessário. Quer saber como? Confira o artigo que preparamos para você!
7 táticas para aumentar a produtividade
1 – Planeje as suas tarefas
O planejamento é uma forma de conseguir visualizar todas as tarefas que você precisa cumprir, se organizar melhor na rotina e estabelecer as prioridades. Liste tudo antes de executar e, caso ache prático, agrupe as ações relacionadas a um mesmo projeto ou tema para não se perder durante o seu trabalho.
Esse planejamento pode ser diário, semanal ou mensal – dependendo do prazo de entrega e quanto tempo você tem para realizar cada atividade. Uma boa dica é escrever a mão em um caderno, já que isso também aumenta a capacidade de memorizar, mas a tecnologia também pode te ajudar com ferramentas de organização. Um quadro de tarefas também pode te ajudar a se organizar de maneira mais eficiente. O formato ideal é você quem escolhe!
2 – Faça uma lista de prioridades
Quando estiver listando suas tarefas, pense em quais atividades são mais urgentes, em quanto tempo estima que irá terminá-las e como você irá executá-las. Por demandarem um maior esforço, as tarefas mais difíceis devem ser priorizadas. Começando com elas, você terá mais disposição para desenvolver melhor o seu trabalho e pode deixar as funções que demandam menos tempo para serem finalizadas depois.
3 – Estabeleça metas
Para aumentar a sua produtividade, você precisa estabelecer metas. São elas que vão mostrar os resultados dos seus projetos de trabalho e será uma ótima forma de analisar se você realmente está entregando o que espera. Se em uma semana você tem uma meta com 5 atividades a serem cumpridas e, na sexta-feira, não entregou todas, então precisa reavaliar: o problema está no seu planejamento ou na sua gestão de tempo? Assim, também consegue adaptar alguma etapa, caso seja necessário.
4 – Faça pausas durante o expediente
Diferente do que muita gente acredita, fazer muitas atividades e trabalhar 100% do seu tempo não vai gerar mais resultados. Na realidade só vai te deixar cansado, afinal, o ser humano não é produtivo o tempo inteiro e precisa tirar pausas curtas. Enquanto alguns especialistas indicam parar por 20 minutos a cada 1 hora e meia trabalhada, existem outras técnicas.
É o caso do Pomodoro, que pede pausas mais curtas, mas em maior quantidade. Assim, depois de 25 minutos de trabalho sem interrupções, o ideal é que tire 5 minutos de descanso. Depois de repetir esse processo quatro vezes, faça uma parada maior, de 30 minutos. O método você escolhe! O importante é saber que, segundo os estudos, trabalhar em blocos pode melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.
5 – Não seja multitarefas
Aqui, seguimos a mesma lógica das pausas: muitos profissionais acreditam que fazer diversas atividades ao mesmo tempo é sinônimo de produtividade, mas essa não é a realidade. O cérebro precisa priorizar uma tarefa para que não se canse e para que essa atividade seja bem feita. Por isso, não se sobrecarregue!
Assim, acaba sendo mais interessante você usar 20 minutos para fazer anotações, outros 30 lendo e-mails e mais 10 minutos no celular do que fazer tudo ao mesmo tempo. No fim, vai perceber que esses 60 minutos serão bem mais produtivos.
6 – Evite procrastinar
Procrastinar é o famoso “deixar para depois”. Esse hábito é extremamente prejudicial para quem quer ser mais produtivo e alcançar bons resultados no trabalho. Isso significa que se uma tarefa precisa ser feita, faça.
Adiar só vai fazer com que o trabalho se acumule lá na frente, o que afetará a execução de outras demandas, atrasando seu cronograma de tarefas e, consequentemente, as metas. Lembre-se do que foi mencionado sobre o planejamento: comece pelas tarefas mais difíceis. O resto acaba sendo mais fácil de lidar.
7 – Faça atividades físicas
Fazer atividades físicas pode não ter nenhuma relação com as suas tarefas do dia a dia no trabalho, mas com certeza vai te ajudar a ser mais produtivo. Isso porque enquanto você exercita seu corpo, o seu cérebro está recebendo uma série de hormônios positivos, que ajudam na concentração e melhoram o bem-estar.
Assim, você não está só ajudando a aumentar a produtividade, mas também tendo um momento para relaxar por alguns minutos e cuidando da sua saúde. Aproveite para continuar por aqui e conhecer os benefícios que a meditação traz para a sua carreira.