Tendências do futuro: o novo profissional da educação 4.0

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Não há dúvidas de que a educação 4.0 chegou para ficar. Com a necessidade de novos modelos de aula, especialização de professores e novos rumos sobre a maneira de ensinar, os aspectos foram alterados para uma situação em que muitos professores e alunos não estavam preparados. Em contrapartida, com a nova era da expansão do conhecimento e aplicabilidades diferentes nesses formatos de aula, a aprendizagem passou a contar com a conectividade. 

Além disso, a potência e a valorização do ensino EaD (Ensino a distância) deu novos rumos para todos os envolvidos no sistema educacional mundial. Pensando nisso, o Portal Pós selecionou os principais conceitos que envolvem a carreira do profissional da educação do futuro. Confira!

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Novas mídias, formatos e interações

Continuar em um modelo educacional de ensino e aprendizagem antigo não faz mais sentido. A Educação 4.0 veio transformar a era atual, por meio da tecnologia aplicada à vida de alunos e professores em todos os ciclos de estudo. Dessa maneira, os avanços acompanharão toda a revolução, com o uso da tecnologia a seu favor. São novos tipos de mídia, novos formatos de aula e o aumento da interação virtual entre docentes, alunos e outros atores da cena estudantil. 

O caminho talvez leve ao desenvolvimento contínuo de alunos, de acordo com suas habilidades pessoais. Afinal, na Educação 4.0, o que importa é preparar alunos para as ditas profissões do futuro. O conhecimento passará por inteligência artificial, resoluções rápidas para problemas do cotidiano empresarial, entre outras atividades que realmente preparem o aluno para autonomia pessoal e profissional. 

A revolução também afeta docentes e, por isso, eles deverão estar cada vez mais preparados e atentos às surpresas. A especialização, na Educação 4.0, pode ser o caminho para que essa preparação não carregue impactos negativos. 

Autonomia do conhecimento

Aquela velha fórmula em que o professor aplica o conhecimento e os alunos somente os recebem está fadada ao fim. Tudo porque, na Educação 4.0, a interação e participação ativa do aluno na troca do conhecimento é essencial. 

Dessa forma, vale trazer para dentro das salas de aula (mesmo na modalidade EaD) atividades interdisciplinares, habilidades digitais e, principalmente, aquelas em que a troca seja favorecida em todos os âmbitos. 

Outro ponto bem relacionado na questão dessa evolução da educação é a queda do mito de que o aluno precisa saber de tudo. Assim, o entendimento de que o aluno é apenas um acumulador de informações e conhecimentos, ultrapassa barreiras e trabalha diante da construção do perfil analítico, crítico e faz com que seja mais importante que ele entenda de suas habilidades pessoais e busque esse conteúdo quase que particular, com o auxílio do professor ou tutor. 

É papel do educador 4.0 também conduzir e preparar os alunos para que se desenvolvam autodidaticamente, com criatividade e colaboração. A orientação da instituição de ensino deve permear essa absorção de conteúdo dentro daquilo que deixa o aluno mais confiante para caminhar sozinho, se necessário. Aqui, o aluno entra como protagonista de sua história e participa dessa construção. 

Desafios do novo modelo de Educação 4.0

Os grandes desafios da implementação da Educação 4.0 passam por diversos pontos tecnológicos, pessoais, interdisciplinares e de infraestrutura. A falta de internet com acesso livre, em grande parte das escolas brasileiras, por exemplo, além da necessidade do uso de tablets e smartphones, por si sós, já são barreiras a ser ultrapassadas. 

Portanto, pelo menos nesse primeiro momento de implementação, é preciso que o docente, em conjunto com a instituição de ensino, possa fazer adaptações que promovam o ensino de acordo com o que a nova geração de alunos espera. Um dos pontos é promover e ampliar o engajamento de alunos em sala de aula, por meio da introdução de jogos (mesmo que no modo offline) e que tornem o aprendizado e o ensino mais dinâmicos. 

Processos e resoluções

Vídeoaulas também podem ser aplicadas para colaborar efetivamente com esse aluno, além de auxiliar na construção de uma análise pessoal e particular de cada um dos alunos. O essencial nesse processo é tornar qualquer instituição de ensino, dentro da Educação 4.0, um espaço para discussão, reflexão, cuidado e aprendizado com base nesses pontos. 

Além disso, esse processo também ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e faz com que tanto docentes quanto alunos sejam mais humanizados dentro de suas particularidades. É o futuro se aproveitando das tecnologias e novos métodos para que, por meio da educação, todos fiquem mais colaborativos, autônomos e confiantes. 

E você, sente-se preparado para entrar no universo da Educação 4.0? Aproveite as oportunidades, acesse o Portal Pós e descubra quais os caminhos seguir. 

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