7 tendências do mercado de comunicação: veja o que ficar de olho

tendências do mercado de comunicação

O ambiente corporativo exige que todo profissional esteja sempre atualizado em relação às tendências do mercado de comunicação. O avanço da tecnologia tornou esse cenário ainda mais dinâmico, logo, estar atento a essas inovações requer o dobro de atenção. 

Existem tendências que afetam a relação entre os profissionais de uma empresa, dos gerentes com o time e da organização com o cliente. Conhecendo bem cada uma delas, é possível otimizar diversas áreas nas quais você atua. 

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Confira neste artigo 7 tendências em comunicação que podem elevar o seu patamar profissional e o nível da sua empresa!

7 tendências do mercado de comunicação que você precisa conhecer

1 – Impulsione o marketing de influência da sua empresa

Quando uma empresa resolve apostar no uso de influenciadores em uma campanha de marketing, ela investe no engajamento forte através das redes sociais para popularizar seu produto. Mas, para alcançar o máximo de eficiência, é preciso firmar parceria com um influencer que converse com o seu público-alvo. 

Essa estratégia é conhecida como marketing de influência, em que o influencer contratado para protagonizar sua campanha se reúne com a equipe de criação da empresa e ajuda a desenvolver projetos que falem exatamente a linguagem que ele sabe que o público dele vai engajar nas redes.

Contar com essa parceria ajuda a potencializar o alcance da sua marca nas redes sociais, principalmente quando o influenciador é muito popular entre seu público-alvo!

2 – Promova a diversidade e a inclusão nas suas campanhas

Para ter sucesso e ser uma empresa que agrega valores aos seus serviços, é necessário incorporar diversidade e inclusão social nas suas campanhas.

3 – Faça bom uso da Inteligência Artificial

A adoção da inteligência artificial na comunicação com clientes está se tornando cada dia mais comum no mercado. Fazer bom uso dessa tecnologia é importante para prestar um bom atendimento aos seus clientes e potenciais parceiros. 

Mas a inteligência artificial pode ser utilizada em muitas outras áreas além do atendimento ao cliente. Captura de dados, comunicação interna e até mesmo na construção de campanhas é possível utilizar I.A. para acelerar os processos e realizar uma busca de resultados ainda mais efetiva. 

4 – Pratique técnicas de B.I.

Uma das técnicas mais eficientes de gestão de projetos do mercado atual é o Business Intelligence, mais conhecido como B.I.

O B.I. consiste em um processo de mineração, coleta e análise de dados para construir estratégias de vendas mais eficazes para determinado público-alvo. 

Quando você incorpora essas técnicas na sua empresa, começa a entender melhor o pensamento e hábitos dos seus clientes e desenhar produtos que se encaixam exatamente na necessidade do seu público alvo, além de campanhas que se comunicam diretamente com potenciais parceiros. 

A prática bem feita do Business Intelligence pode colocar uma empresa passos à frente das suas concorrentes, refletindo em uma cartela de clientes, recorde de lucros e resultados cada vez maiores. 

5 – Promova a experiência integrada

Promover uma experiência integrada ao cliente, na qual ele consegue aproveitar seu serviço tanto de forma online como offline, é um grande passo para conseguir que o seu público-alvo prolongue o uso do seu produto. 

Pense nas situações no qual o cliente pode ficar sem acesso à internet. O ideal é que seu produto possa ser aproveitado por ele tanto se estiver com conexão como offline. Se você atua na área de tecnologia, ter esse pensamento de priorização da experiência integrada é fundamental para o seu sucesso. 

6 – Desenvolva eventos híbridos e atividades multiplataforma

Se a sua empresa quer ser acessível ao público-alvo, precisa estar presente em todos os meios possíveis, tanto digitais quanto presenciais. Organizar e participar de eventos é uma ótima forma de atrair a atenção do público e, quando a presença é possível tanto fisicamente quanto online, você aumenta sua participação. 

Ao marcar presença em um evento, garanta que sua empresa também desenvolva atividades e ferramentas que permita a participação de clientes que não puderam estar presentes fisicamente no local, por qualquer motivo que seja. 

Dessa forma, você consegue atender e se comunicar com pessoas que estão em qualquer lugar do mundo, mesmo que o evento aconteça fisicamente em algum lugar. Aproveite a integração que as redes sociais e o meio digital garantem para expandir a presença da marca da sua empresa. 

7 – Valorize os princípios de ESG

No mundo atual, empresas responsáveis precisam se posicionar em prol da defesa do meio ambiente e, nesses casos, toda organização de confiança se compromete com a defesa do ESG, que significa governança ambiental, social e corporativa. 

Se empenhar em ajudar no combate à destruição do meio ambiente e promover políticas sustentáveis são ações esperadas das empresas. Se posicionar na defesa desses valores é importante, principalmente para demonstrar preocupação com a qualidade de vida das gerações futuras. 

Sempre divulgue essas ações nas redes sociais, não só para ligar a imagem da sua empresa com atitudes conscientes como também incentivar seu público-alvo a cuidar melhor do nosso meio ambiente. 
Ter uma pós-graduação em marketing digital e gestão empresarial também é uma ótima forma de conhecer melhor as tendências do mercado de comunicação. Invista na sua vida profissional e faça uma especialização de qualidade!

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