Os avanços tecnológicos estão presentes em todos os âmbitos da nossa vida. Nos meios de comunicação, de transporte, na saúde, nas indústrias e nas empresas. Esta evolução é benéfica para ajudar no dia a dia de todos os setores da sociedade e, o que muitos julgam ser acessíveis apenas para os “grandes”, também pode auxiliar pequenos e médios empresários. Confira algumas tendências tecnológicas para facilitar os processos de empresas.
Inteligência artificial
Apesar de parecer algo super complexo, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para facilitar diversos processos, como por exemplo o atendimento ao cliente. Por meio da AI é possível programar chatbots com respostas automáticas em seus meios de comunicação, como site e redes sociais. Assim, você nunca deixa o cliente sem resposta e aumenta o relacionamento. Este tipo de serviço é muito utilizado para agendamentos e soluções de dúvidas. Para utilizá-lo de maneira positiva é preciso contratar profissionais especializados que terão as melhores estratégias para a sua empresa.
Internet das coisas
Este é um conceito que já vem sendo bastante utilizado e nada mais é do que uma interconexão entre objetos por meio da internet. Ou seja, a possibilidade de comandar remotamente e transmitir dados por meio da rede. Para um comerciante, por exemplo, é possível controlar a sua loja por meio de um smartphone. Abrir e fechar um cofre, câmeras de segurança, estoque, controlar a luz, entre outras possibilidades. Evitando, em alguns casos, falhas humanas que podem ser prejudiciais à segurança.
Big Data
O Big Data* é importante para o empresário entender os resultados dos dados gerados por seus clientes e funcionários e, assim, criar estratégias em determinadas frentes como marketing, redução de custos, aumento de produtividade, além de tomadas de decisão. A análise correta e constante dos dados, garantem retorno sobre o investimento, além de agregar valor ao negócio. E, como dados, podem ser características comportamentais, demográficas, socioeconômicas, entre tantos outros.
Realidade virtual
Imagina poder antecipar uma experiência para o usuário no momento da compra? Sendo ela positiva, as chances de conversão só aumentariam. E isso é possível com a realidade virtual. Dependendo do seu modelo de negócio e dos produtos ofertados é possível oferecer uma boa experiência. Por exemplo, uma agência de viagens pode mostrar aos seus clientes a sensação de se estar em pontos turísticos badalados, aumentando assim, a sua vontade de conhecê-los. São diversas possibilidades que podem ser exploradas por meio desta tecnologia.
Se você é um apaixonado por tecnologia e deseja se tornar um especialista, porque não fazer uma pós-graduação na área? Conheça nossos cursos e escolha o que melhor combina com a sua carreira
*Big Data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais.