Qual o título de quem faz pós-graduação?

qual o título de quem faz pós-graduação

Todos que cursam uma graduação esperam ansiosamente pelo momento da formatura. Afinal de contas, a partir desse instante, eles passam de estudantes ao título de uma profissão. Contudo, seguindo esta lógica, qual o título de quem faz pós-graduação?

Tendo em vista que você já terá um título profissional, por já ter concluído uma graduação anteriormente, como fica a sua titulação depois de cursar uma pós? Você recebe um título específico? Tem a ver com o curso em si ou com a etapa acadêmica? E no fim das contas, ele faz diferença para a carreira?

Se todas essas dúvidas estiverem pairando na sua mente, pode ficar tranquilo. Neste artigo, todas elas serão respondidas da melhor maneira possível, deixando todos os pontos claros para você compreender, de uma vez por todas, a titulação de quem cursa uma pós.

Como são divididos os cursos de pós?

Contudo, antes de chegar ao título, que tal entender melhor as divisões de cursos de pós-graduação? Isso é fundamental para que você tenha uma visão mais clara da titulação.

Feitos após a conclusão da graduação, os cursos de pós são divididos, inicialmente, em dois grupos. Há as opções stricto sensu, com opções voltadas à pesquisa e desenvolvimento acadêmico. Elas são os mestrados e doutorados, que formam mestres e doutores.

Contudo, a pós-graduação não para por aí. Caso o seu foco de carreira esteja no mercado de trabalho corporativo, faz mais sentido se dedicar a um curso de pós lato sensu.

Eles são focados nos profissionais que desejam se especializar em um tema específico, dentro de suas áreas de atuação, para trabalhar de maneira direcionada e objetiva no mercado de trabalho. Aqui, você pode fazer uma especialização, com centenas de possibilidades, ou um MBA, que vai te ajudar na formação como gestor, líder ou empreendedor.

No caso, quem faz cursos lato sensu não será mestre ou doutor. Na realidade, há um termo específico a quem se dedica a este tipo de pós-graduação.

Qual o título de quem faz pós-graduação?

Quem cursa pós lato sensu, ou seja, faz uma especialização ou MBA, recebe o título de especialista. Além de poder dizer que você é, por exemplo, pós-graduado em Jornalismo Digital, você também tem a possibilidade de afirmar que é especialista em Jornalismo Digital.

Isso acontece porque, após a sua dedicação no curso, você receberá a titulação oficial de especialista, que só pode ser atribuída aos profissionais que, de fato, concluíram uma pós lato sensu.

Por que ser um profissional especialista?

Você deve estar imaginando que, em um processo seletivo, provavelmente faz diferença chegar em uma entrevista e dizer que você é especialista na área que a empresa precisa de um colaborador, né? E você acertou.

Contar com o título de especialista no seu currículo representa uma oportunidade gigantesca para a sua carreira. Além das questões práticas do título, que atesta a sua competência e conhecimento aprofundado em um tema em especial, ele é valioso para as companhias no mercado de trabalho atual.

Tendo em vista que contamos, cada vez mais, com muitos profissionais formados no ensino superior, e que as organizações precisam de candidatos bastante especializados e diferenciados, a pós-graduação é o que vai jogar os holofotes sobre o seu currículo.

Ao mesmo tempo que as profissões estão saturadas, o mercado sofre com uma escassez de talentos. Isso resulta em processos seletivos cada dia mais concorridos, com centenas de candidatos brigando por uma única posição, ao mesmo tempo que as empresas também têm dificuldades.

Elas não conseguem encontrar facilmente profissionais com todos os pré-requisitos exigidos. Por mais que haja muitos candidatos para todas as vagas, são poucos os que realmente conseguem se destacar por ter uma bagagem com os conhecimentos, habilidades e competências necessárias.

Assim, quando recrutadores e profissionais de Recursos Humanos encontram especialistas nos processos seletivos, eles jogam as luzes sobre aquele currículo. Afinal de contas, esse é um detalhe valioso, que muitas vezes se torna o responsável pela contratação de candidatos promissores.

Mais vantagens da pós-graduação

Interessante, não é mesmo? Por isso, ter o título de especialista vai alavancar a sua carreira no mercado de trabalho, resultando em todos os benefícios e diferenciais abaixo.

  • Ganhar destaque no mercado de trabalho;
  • Tornar-se um profissional ainda melhor;
  • Oferecer um trabalho de excelência na sua área;
  • Ter a oportunidade de ser uma referência na sua profissão;
  • Obter aumentos de salário e acesso a posições mais altas;
  • Atingir seus objetivos de carreira;
  • Chamar a atenção em processos seletivos.

Entendeu qual o título de quem faz pós-graduação e por que faz diferença contar com ele? Então aproveite esse sinal e comece agora mesmo a sua pós-graduação EAD. Com centenas de opções em diversas áreas do conhecimento, os cursos a distância oferecem toda a flexibilidade, liberdade e autonomia que você precisa para se dedicar à especialização e se tornar um profissional com conhecimento e técnicas diferenciadas.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!