Treinamento para equipe de vendas: veja como fazer um

treinamento para equipe de vendas

Realizar um treinamento para equipe de vendas é um processo que pode ser complexo de construir, mas que tem muitos benefícios a longo prazo para a organização. Mesmo os vendedores mais preparados precisam se atualizar, seja em relação aos interesses do mercado e do público, seja até mesmo da empresa, produtos e serviços prestados. 

Em geral, as empresas se dedicam a fazer um treinamento quando há novos colaboradores na equipe, mas seguir aprimorando o time permite que todos estejam alinhados, fortalece as estratégias de venda e tem impacto direto nos lucros. 

O que é e por que fazer um treinamento de vendas

O treinamento de vendas é  um processo de capacitação para toda a equipe envolvida na comercialização do produto ou serviço disponibilizado pela empresa. Seu objetivo é fornecer conhecimento aprofundado sobre como abordar os clientes, utilizando métodos e ferramentas adequados para garantir o sucesso da venda. 

Em uma equipe comercial, há vários cargos. O treinamento permite que todos compreendam melhor as funções de cada um e os processos envolvendo a comercialização, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda.  

É também com treinamento que os colaboradores desenvolvem capacidades comportamentais que os ajudarão no desenvolvimento de suas atividades. Afinal, quem atua com vendas está sujeito à personalidades distintas de clientes, e precisa desenvolver competências que os qualifiquem para lidar com imprevistos e abordá-los da melhor forma. 

O conhecimento técnico e comportamental nessa área andam juntos. Se por um lado o profissional saber em detalhes as informações do produto ou serviço, seu desempenho e benefícios, por outro, deve ter uma leitura adequada dos clientes, sabendo a melhor forma de lidar com cada um. 

Além disso, investir no aperfeiçoamento profissional é positivo para a empresa, que conta com um time melhor equipado para atender aos clientes, e para os colaboradores, que têm a oportunidade de evoluir, se destacar e crescer na carreira.

Por isso, além do treinamento, investir em estudos como uma pós-graduação, oferece o aprimoramento necessário do mercado em que atua e garante aos profissionais uma base maior de informação que os torna mais completos. 

Como fazer um treinamento para equipe de vendas?

Apesar de haver modelos e formatos que funcionam para realizar um treinamento, a equipe responsável por prepará-lo precisa levar em consideração as peculiaridades do grupo e as necessidades da empresa. 

Veja o que é necessário para construir um treinamento adequado:

Conhecer a equipe

Apesar de realizarem tarefas similares, cada pessoa tem um estilo de trabalho e características distintas. Portanto, é necessário conhecer bem o time e ter dados concretos sobre seu desempenho para entender o que deve ser priorizado no treinamento. 

Pode ser que haja uma deficiência no atendimento, por exemplo, e esse tema precisa ser esclarecido durante o processo. Assim, é possível desenvolver dinâmicas que ajudem os colaboradores a melhorar esse aspecto. 

Ouvir os profissionais

Essa também é uma ótima oportunidade para ouvir dos colaboradores o que eles precisam. Um formulário prévio ou até mesmo uma conversa de feedback podem ajudar os gestores a entender que pontos precisam de melhoria e quais aspectos devem ser trabalhados. 

Definir os objetivos

Mesmo se não houver um ponto específico que necessite melhoria, é importante traçar objetivos claros para o treinamento. O que os vendedores precisam compreender ou aprender ao final do treinamento? 

O que a empresa deseja mudar ou aperfeiçoar na área de vendas? Essa será a base para a construção da capacitação. 

Estabelecer um formato

Há muitos tipos e formatos de treinamento, que devem levar em consideração a localidade das pessoas, a quantidade da equipe, o que será ensinado. Portanto, após estabelecer os pontos acima, vem a hora de definir como isso será aplicado, seja por meio de dinâmicas, seja com workshops ou palestras, por exemplo. 

Tipos de treinamento em vendas

Como falamos, é preciso estabelecer objetivos claros e entender bem a equipe antes de definir o treinamento. Com isso posto, existem muitos tipos de capacitação que podem ser feitos, com diferentes propósitos. Confira três exemplos:

1 – Prospecção de clientes

Conquistar novos clientes é um dos principais objetivos da equipe de vendas, e há muitas maneiras de trabalhar isso com a equipe. Nesse caso, eles devem ser capazes de identificar o público adequado para a empresa e abordá-los de maneira eficiente. 

Um exemplo é o Spin selling, técnica criada nos anos 1980, que significa situação, problema, implicação e necessidade. Com isso, o vendedor aprende a fazer as perguntas corretas que permite entender o cenário atual do cliente (situação), o que permitirá entender o problema que ele enfrenta. 

Assim, ele ajuda o cliente a entender a gravidade desse problema (implicação) e o guia para a solução (necessidade). 

2 – Persuasão

Trabalhar características comportamentais, como escuta ativa, permite que o vendedor se conecte com o cliente e ganhe sua confiança. Com a técnica PNL (programação neurolinguística), os profissionais trabalham questões visuais, auditivas e sinestésicas para se aproximar do potencial consumidor. 

3 – Negociação

Outro trabalho que exige treinamento para a equipe de vendas é o de negociar. É comum que clientes peçam descontos e os vendedores precisam estar preparados para responder adequadamente, oferecendo oportunidades, se houver, mas respondendo a possíveis objeções sem perder a venda. 

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