Quer vender roupas na internet? 4 estratégias para seguir

empreendedora para ilustrar texto sobre vender roupas na internet

As vendas online têm crescido de forma acelerada nos últimos anos – e o mercado da moda é um dos que mais se destaca dentro desse cenário. No entanto, se você quer ter sucesso ao vender roupas na internet, é necessário conhecer as melhores estratégias e ferramentas disponíveis.

Neste artigo, mostraremos dicas úteis para que você consiga vender roupas online e prosperar com o seu negócio. Acompanhe a seguir!

Por que vender roupas na internet é um bom negócio?

Segundo dados da empresa Neotrust, no Brasil, a categoria de moda e acessórios, beleza e perfumaria, e saúde são as que possuem o maior número de pedidos no e-commerce.

Esse é um sinal de que apostar no nicho de roupas pode realmente ser um ótimo negócio. No entanto, é preciso estar disposto a investir tempo e esforço para vender seus produtos online.

A boa notícia é que vender roupas na internet tem custos iniciais e operacionais bem menores quando comparados à venda na loja física. Não há despesas como aluguel e equipe de vendas, por exemplo.

Outro bom motivo para começar a vender roupas online é o alcance global. Quando você tem uma loja virtual, pode vender para clientes de diversos estados e até mesmo de outros países. Isso amplia bastante o seu mercado e o potencial de lucro.

Uma outra vantagem que podemos mencionar é o funcionamento ininterrupto, afinal, a sua loja estará aberta 24 horas por dia e 7 dias por semana, permitindo que os clientes comprem em qualquer horário e de onde estiverem. 

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Conheça 4 estratégias para vender roupas na internet

Como você viu, ter uma loja online oferece bastante vantagens para quem quer empreender, mas também é fundamental ter uma estratégia para vender mais roupas. Conheça as principais a seguir.

1 – Escolha a melhor plataforma de vendas para o seu negócio

Para começar, é preciso que você escolha uma plataforma de vendas que seja adequada para o seu negócio. Analisar as opções, suas vantagens e desvantagens é essencial para que você tenha sucesso.

Hoje, existem três plataformas principais:

Marketplaces

Vender roupas em marketplaces é uma ótima ideia se você não pode ou não quer ter uma loja virtual própria. Como já possuem muitos usuários, a visibilidade dos seus produtos será maior. No entanto, é preciso verificar se elas cobram taxas ou comissões sobre as vendas.

Loja online própria

Ter seu próprio e-commerce de roupas permite que você tenha um controle maior sobre a personalização do site, sobre os produtos e políticas de venda. Por outro lado, o custo operacional é bem maior do que o da venda por marketplaces.

Redes sociais

Além de serem excelentes canais para divulgar as suas peças, o Instagram e o Facebook permitem que você crie sua loja dentro da rede. A principal vantagem é o grande alcance de público, mas ambas as redes cobram taxas pelas vendas.

Analise as opções e escolha a melhor para o seu momento.

2 – Invista em boas fotos e descrições de produto

Se você quer ganhar dinheiro vendendo roupas na internet, é essencial apresentar imagens de qualidade e descrições bem detalhadas dos produtos.

Uma boa foto precisa ter:

  • Iluminação adequada com luz natural ou luz de estúdio suave;
  • Fundo neutro para transmitir um visual limpo e profissional;
  • Diversos ângulos, mostrando detalhes relevantes do produto;
  • Resolução adequada para que a foto não fique pixelada ou distorcida;
  • Contexto e escala para que os clientes entendam o tamanho e a proporção do produto.

Já para as descrições, você pode seguir estas orientações:

  • Título atraente contendo o nome do produto, marca, modelo, cor, e material;
  • Benefícios e vantagens ao comprar a peça de roupa (estilo, conforto, durabilidade etc.);
  • Instruções de uso e cuidados com a peça;
  • Tabela de medidas;
  • Palavras-chave relevantes utilizando técnicas de SEO;
  • Tom e estilo de escrita alinhados à identidade da marca.

Ao seguir essas dicas, você conseguirá destacar os seus produtos da concorrência, especialmente se eles forem vendidos em marketplaces.

3 – Invista em marketing digital para atrair clientes

Além de utilizar a plataforma adequada e ter uma página de produtos com boas fotos e descrições, é preciso investir em marketing digital como estratégia para vender mais roupas.

Ter um planejamento de marketing digital te ajudará a alcançar mais clientes e poderá aumentar as suas vendas.

Veja as ferramentas que podem ser suas aliada:

SEO

Invista na otimização da sua loja com palavras-chave relevantes para o seu nicho. Também é preciso melhorar a estrutura e a velocidade do carregamento das páginas do site.

Marketing de conteúdo

Ter um blog com posts sobre moda, dicas de estilo ajuda a atrair visitantes e clientes em potencial. Manter um perfil ativo nas redes sociais, criando conteúdo e interagindo com o público também é importante.

Publicidade paga

Fazer anúncios pagos no Google Ads, Instagram e Facebook ajudam a aumentar a visibilidade dos seus produtos e atrair novos clientes para o seu negócio.

4 – Dedique-se ao atendimento ao cliente

Por fim, dedique-se a oferecer um bom atendimento ao cliente e pós-venda. Dessa forma, você aumentará as suas chances de fidelizá-lo e garantir a boa reputação da sua loja de roupas online.

Veja algumas formas de oferecer um excelente atendimento ao cliente:

Disponibilizando diferentes canais de atendimento: forneça e-mail, telefone, aplicativos de mensagens e redes sociais para conversar com os clientes. Quanto mais canais você oferecer, mais demonstrará disponibilidade em ajudar.

Respondendo rápido: estabelecer metas de tempo para resposta para que os clientes sejam respondidos mais rápido é uma estratégia que ajuda a garantir a satisfação deles.

Ter uma política de troca flexível: oferecer uma política de troca e devolução justa e fácil de entender facilita o processo para os clientes e demonstra que você se preocupa com a experiência deles com a loja.

E se você quer aprimorar ainda mais o seu conhecimento em e-commerce de moda e aumentar o lucro, pode fazer uma especialização.

No curso de pós-graduação em Varejo de Moda, E-commerce e Empreendedorismo, você aprenderá a pesquisar tendências e participar do processo de criação, criar planos de negócios, produtos e serviços, e empreender projetos.

Já a pós em E-commerce de Moda é ideal para quem tem interesse em empreender utilizando plataformas de e-commerce. O curso foca na gestão orientada ao consumidor utilizando ferramentas como o marketing digital e ciência de dados.

Ao seguir essas estratégias para vender roupas na internet, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso no mercado de online.

E se você quer investir na sua evolução profissional, temos uma última dica: matricule-se numa pós EAD 10 meses e garanta o sucesso do seu futuro ainda hoje.

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