Se você está em busca de um novo emprego, um dos melhores lugares para você procurar é o LinkedIn. Nos últimos anos, essa rede social teve um grande crescimento no Brasil e os recrutadores passaram a usá-la de forma efetiva. Sabendo disso, é importante pensar em estratégias para ter mais visibilidade no LinkedIn.
A plataforma pode ser vista como um currículo virtual ou até mesmo como um portfólio, pois é possível você compartilhar detalhes do seu trabalho, conquistas profissionais e até mesmo seus estudos. Fora isso, é uma excelente forma de ampliar sua rede de contatos no âmbito profissional.
Para ter visibilidade, no entanto, não basta apenas criar uma conta; é preciso seguir algumas estratégias para tornar seu perfil visado. Dessa forma, você pode inclusive ser procurado pelas empresas que estão com vagas em aberto. É comum que os recrutadores abordem na rede profissionais que eles acreditam se encaixar com as vagas que possuem em aberto.
Como ter mais visibilidade no LinkedIn?
1. Tenha foco no seu objetivo
O primeiro passo é você definir qual seu objetivo profissional. Com isso, ficará mais fácil montar seu perfil. Deixe claro qual é a sua área de atuação, função e cargo que deseja atuar. Você pode, sim, ter mais de uma opção ou objetivo, mas cuidado. Desta forma, será difícil ter bons resultados.
Ao definir seu foco profissional, coloque essas informações no seu perfil. Existe um campo chamado “Título” onde você coloca qual é sua função e ela vai aparecer logo abaixo do seu nome. Nesse campo, especifique em quais áreas você atua. Já no campo “Sobre”, você pode descrever sua experiência profissional e dar mais detalhes do que está buscando para sua carreira.
2. Deixe o perfil completo
Como foi mencionado anteriormente, o LinkedIn pode ser visto como um currículo online. Imagine que você é um recrutador e pega um currículo faltando informações, o que você acharia disso? Será que você procuraria o candidato para tirar dúvidas ou seguiria em frente para analisar outros profissionais com um perfil completo?
Deixar o perfil do LinkedIn atualizado é importante para que ele chame a atenção dos recrutadores e de pessoas do seu ramo. Por isso, detalhe todas as suas experiências profissionais, coloque todos os seus empregos anteriores, sem esquecer de preencher a data de início e a de saída.
Também é importante destacar os bons resultados que teve na sua carreira e deixar a parte do “Sobre” bem completa. Pense nesse campo como uma carta de apresentação.
E não esqueça de distribuir boas palavras-chave ao longo do seu LinkedIn.
Lembre-se que você está em uma rede social, então, ao preencher o seu perfil, selecione palavras-chave que possuem relação com a sua profissão. Para te ajudar, pense no que o recrutador escreveria no campo de busca para achar seu perfil e coloque esses termos na sua conta.
Vamos a um exemplo. Digamos que você seja um advogado especializado na área trabalhista. Quando for escrever sua carta de apresentação prefira usar “atuo como advogado trabalhista há 10 anos” a “sou advogado especializado na área trabalhista há 10 anos”. Isso porque há mais chances do recrutador jogar “advogado trabalhista” no campo de busca do que ele escrever “advogado especializado na área trabalhista”.
3. Faça conexões
A ideia dessa rede social é mostrar seu trabalho e fazer contatos, por isso, faça conexões. Não se conecte apenas com pessoas conhecidas, muito pelo contrário, busque ampliar ao máximo sua rede.
Procure por profissionais que atuam na sua área e siga empresas nas quais sonha em trabalhar. Se você é contador, por exemplo, faça conexões com profissionais dessa área e de áreas similares. Isso vai ajudar no engajamento dos seus posts, pois, como estão no mesmo ramo, os seus posts vão despertar mais interesse nas pessoas e, assim, eles terão mais reações.
Também é interessante você se conectar com profissionais que trabalham no RH dessas empresas. Eles costumam postar e compartilhar vagas em aberto.
4. Seja ativo na rede
Além de ter um perfil completo e de fazer boas conexões, é preciso estar presente na rede. Isso também te dará mais visibilidade. Para isso, faça posts e interaja curtindo, comentando e compartilhando publicações.
Parabenize seus contatos quando eles trocarem ou subir de cargo, comente publicações que achar interessante e compartilhe posts com os quais se identifica. Você também deve postar coisas relacionadas ao seu trabalho.
Tire uma foto com sua equipe, por exemplo, e faça um texto falando como conseguiram entregar um projeto. Divulgue suas conquistas, mostre que veste a camisa da empresa em que trabalha, faça desabafos quando necessário (tomando cuidado para não ser antiprofissional) e celebre quando completar um, dois ou 10 anos de empresa. Essas são só algumas dicas de como você pode movimentar seu perfil.
5. Destaque suas conquistas acadêmicas
Também é importante colocar no seu perfil suas experiências acadêmicas. Assim como as profissionais. Preencha tudo, detalhando o curso, a instituição e o tempo de duração. Se já possui ensino superior, o ideal é investir em uma pós-graduação ou especialização.
Caso seja professor, por exemplo, você também pode ampliar seus conhecimentos com os cursos livres em Educação da Unopar. São diversas opções e a maioria possui uma carga horária de 40 horas, ou seja, são cursos rápidos e fáceis de encaixar na sua rotina. A melhor parte é que os valores estão com condições especiais. Conheça as opções e dê uma guinada na sua carreira.
Ao concluir esse tipo de curso, compartilhe no seu perfil, pois isso também vai te ajudar a ter visibilidade no LinkedIn, mostrando que você não parou no tempo e está se atualizando para acompanhar as novidades relacionadas a sua profissão. Para isso, considere postar seu certificado e relate de que forma esse estudo complementar ampliou seus conhecimentos.