Os desafios da gerência moderna e como superá-los

desafios da gerência moderna

O mercado de trabalho se transformou muito nos últimos anos, e com ele surgiram novos desafios da gerência moderna. Rápida evolução tecnológica, novos modelos de trabalho e a chegada de uma geração à fase adulta são alguns dos pontos que fazem com que as lideranças precisem se ajustar para seguir atuando de forma alinhada com o mercado. 

Antes de mais nada, porém, precisamos entender melhor o conceito de “moderno”. A palavra logo remete à tecnologia e, claro, isso também tem grande impacto no cenário atual. 

Mas, o conceito vai além do aspecto digital, e inclui também mudanças estruturais, questões globais e temas relacionados ao engajamento e bem-estar dos colaboradores, temas que, apesar de existirem antes, não tinham tanta relevância como os dias atuais. 

Desafios da gerência moderna

Com isso então, os profissionais que possuem ou almejam cargos de liderança precisam estar cientes do cenário e dos desafios, para se preparar para conduzir suas equipes da melhor forma. Até porque parte dessa mudança se dá a partir da gestão, como veremos a seguir: 

Avanço tecnológico

A internet não é mais considerada uma novidade no que diz respeito ao avanço tecnológico, mas, desde que seu uso se tornou recorrente e necessário, novas tecnologias surgiram. Hoje, percebemos a IA cada vez mais presente no mercado de trabalho, além de sistemas de gestão e planejamento complexos com base em dados coletados através da internet.

Além disso, ferramentas digitais como as redes sociais estão sempre evoluindo ao perceber mudanças no comportamento dos usuários e, para quem trabalha diretamente com isso, é preciso ficar atento para acompanhar essas transformações.  

Bem-estar dos colaboradores

O mercado busca por profissionais flexíveis mas, na prática, isso pode significar acúmulo de funções. Além disso, problemas na própria gestão podem criar conflitos e afetar o bem-estar dos colaboradores. 

Casos de burnout se tornaram mais frequentes nos últimos anos e, considerando o tempo que as pessoas passam trabalhando, a empresa passou a olhar com mais atenção para fatores que possam prejudicar a saúde das pessoas’. 

Demandas globais

Transformações sociais também podem ter impacto no ambiente corporativo e observamos nos últimos anos um desejo dos consumidores por soluções sustentáveis e uma exigência das pessoas por um ambiente mais inclusivo e diverso nas empresas. 

Para os gestores, isso significa trabalhar em conjunto para buscar soluções alinhadas com propostas que contribuam para a sobrevivência do meio ambiente, mas também processos de recrutamento e de gestão interna que promovam diversidade e ampliem as vozes dentro das organizações. 

Qualificação e retenção de talentos

As profissões se tornam mais complexas em decorrência dessas transformações no cenário de trabalho, o que significa que se torna mais difícil encontrar os talentos adequados para determinada posição. Os profissionais precisam de níveis de qualificação e especialização maiores, para lidar com a complexidade das atividades.

Por conta dessa demanda, também é necessário priorizar a retenção desses talentos, criando uma cultura organizacional que valorize os colaboradores, proponha um plano de crescimento e benefícios compatíveis com o mercado. 

Novas gerações

Também observamos nos últimos anos a chegada de um novo grupo de jovens no mercado de trabalho, a geração Z. Recém formados no Ensino Médio ou na Universidade, esses jovens cresceram no ambiente digital, com acesso a redes sociais, oferecendo um outro olhar sobre o mundo. 

Com isso, eles chegam no mercado com outras expectativas, buscando ambientes mais versáteis, propensos a criatividade e colaboração. 

Formatos de trabalho

Embora o home office não seja uma invenção moderna, ele se tornou a regra durante o período de pandemia. Para muitos profissionais, esse modelo funcionou melhor, oferecendo mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o efeito foi sentido também nas organizações. 

Porém, com o fim das restrições, as empresas não chegaram a um consenso e muitas passaram a desenvolver sistemas híbridos onde o presencial e remoto se misturam. Embora isso possa oferecer benefícios para todos, se tornou um desafio para a gerência, que agora precisa apostar em ferramentas e canais adequados para manter o time alinhado. 

Como superar esses desafios?

Os líderes conscientes dos desafios acima podem basear sua atuação em formas de mudar esse cenário, criando um ambiente propício para os colaboradores. Afinal, lidar com pessoas é uma das principais funções dos gestores, então desenvolver habilidades comportamentais ajudará nesse processo. 

Manter uma comunicação eficiente, abrindo espaço para que todos opinem e contribuam com propostas, também terá impacto no resultado final da equipe e ajudará os colaboradores a se sentirem valorizados. 

Além disso, uma capacidade analítica avançada permite que eles foquem sua atuação no desenvolvimento de estratégias mais eficientes para conquistar os resultados almejados, delegando tarefas conforme a capacitação de cada um, e buscando soluções condizentes com as tendências do mercado. 

Se manter atualizado faz com que os gestores estejam mais equipados para lidar com os desafios da gerência moderna. Por isso, buscar novos conhecimentos e especializações, como a pós intensiva em Gestão e Liderança, oferece mais ferramentas para atuar frente a esses obstáculos. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como você interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade

ACEITAR E FECHAR