A falta de alinhamento estratégico é mais comum do que se imagina no ambiente corporativo, e os problemas que isso causa também. Mesmo pequenos negócios precisam desenvolver um planejamento para que a empresa se sustente financeiramente e cresça.
Mas quando se fala em alinhamento, deixar de desenvolver estratégias leva a retrabalhos, falhas na comunicação, conflitos e a incapacidade da empresa alcançar os resultados desejados.
O que é alinhamento estratégico?
Antes de mais nada, é preciso entender o que é esse conceito, e por ele é tão importante nas empresas. Quando pensamos em uma fábrica, a linha de produção acompanha as várias etapas da confecção e cada uma só será possível depois que a anterior for concluída, ou seja, os processos estão sincronizados.
Essa sincronia também deve ser aplicada para todas as áreas de uma empresa, pois nenhuma delas funciona sozinha. Isso significa estabelecer estratégias para cada segmento, e também para a organização em geral.
Quando uma empresa deseja lançar um produto, por exemplo, toda a organização está envolvida: fabricantes ou fornecedores, setor de compras e vendas, marketing, financeiro, etc.
Porém, se as equipes não estiverem alinhadas, é possível que, durante o processo de criação de um novo produto, uma área gaste mais do que o previsto, ou outra não tenha tempo hábil para divulgá-lo corretamente.
O alinhamento estratégico permite que a empresa se planeje e estabeleça metas para gerir os times.
Entenda as principais características desse conceito:
Metas e objetivos claros
Quando há um bom planejamento estratégico, cada colaborador e equipe entende seu papel no todo e a importância do que faz para que a empresa alcance seus objetivos. Assim, eles também têm ferramentas mais adequadas para medir seus esforços e avaliar se seu desempenho está contribuindo com esse propósito.
Quando não há clareza nesse aspecto, os profissionais têm dificuldade em priorizar as tarefas, medir resultados e avaliar a eficiência das atividades.
Boa comunicação entre equipes
Cada departamento têm suas funções e metas e, ao não se comunicarem, acabam não conseguindo atuar em parceria. Mas, pensando no exemplo da fábrica, um invariavelmente precisa do outro, portanto manter uma boa comunicação garante que as equipes estejam ajustadas e trabalhem em conjunto.
Se isso não ocorrer, pode ser que mais de um time execute determinada tarefa, ou números fiquem inconsistentes e prazos não sejam alcançados.
Engajamento e trabalho em equipe
Essa falta de objetividade e comunicação na realização de tarefas pode ter impacto negativo no engajamento dos colaboradores. Ao perder o foco no que realmente é importante, as pessoas perdem também a motivação, e conflitos podem começar a surgir.
Além disso, o trabalho em equipe deixa de ser uma prioridade e os colaboradores não conversam nem propõem soluções eficientes.
Tomada de decisões
Como tomar decisões assertivas se não há um objetivo bem delineado? A empresa precisa divulgar e promover suas estratégias para que todos estejam cientes do que deve ser feito e sejam capazes de tomar decisões alinhadas com esse planejamento.
Como lidar com a falta de alinhamento estratégico?
A criação e disseminação de estratégias está relacionada ao planejamento, objetivos e missão da própria organização e, muitas vezes, é difícil fazer mudanças a partir de cargos mais baixos.
Mas, seja na liderança ou em qualquer outro cargo, os profissionais podem fazer sua parte para evitar que essa falta de alinhamento os impeça de seguir se desenvolvendo e fazendo um bom trabalho.
Veja como lidar com a falta de alinhamento estratégico no trabalho:
Melhore a comunicação
Se a empresa não tem cultura de feedback, ou os gestores parecem inacessíveis, o ideal é começar com os colegas e buscar apoio de outros profissionais para alinhar expectativas e garantir a colaboração de todos em projetos.
Se for possível, conversar sobre essas questões com os líderes também pode trazer resultados positivos.
Estabeleça metas claras
Busque criar metas claras, para si mesmo ou para o departamento. Crie prazos, estabeleça processos e defina prioridades. Se essa falta de alinhamento atrapalha uma pessoa, é provável que aconteça com outros, então tente reunir o time e, dentro do espaço que consegue controlar, defina parâmetros que ajudem a todos no andamento das atividades.
Seja organizado
Quando não há uma gestão eficiente, é comum que os afazeres não sejam controlados e planejados como deveriam. Por isso, criar o próprio planejamento em uma agenda, ter um cronograma pessoal e uma lista de afazeres com prioridades pode ajudar a seguir desempenhando seu papel.
Busque novos conhecimentos
Mudar essa realidade e criar uma cultura de planejamento pode não ser fácil, mas quanto mais preparado o profissional estiver, mais capaz será de propor e realizar mudanças. Além de destacá-lo e permitir que ele alcance posições de liderança, ainda o deixará apto para buscar cargos mais estratégicos no mercado.
Fazer cursos rápidos de pós-graduação com certificado garante que o profissional siga inovando e adquirindo novos conhecimentos para ser capaz de lidar com a falta de alinhamento estratégico e prosperar na carreira.