O processo seletivo é um momento de grandes expectativas para os profissionais buscando recolocação, mas também de muita pressão, ainda mais considerando a concorrência. Para o candidato se destacar, especialmente na entrevista, é preciso se preparar e trabalhar o autoconhecimento.
Conhecer as principais questões que podem ser feitas e estudar a empresa são passos importantes no processo de preparação, que ajudarão a trazer confiança na hora da conversa.
Porém, fala-se tanto em se preparar para uma entrevista que alguns candidatos vão com o roteiro pronto, e deixam pouco espaço para autenticidade. Respostas mecânicas e muito ensaiadas acabam os impedindo de mostrar passar sinais importantes sobre sua personalidade, algo que os recrutadores definitivamente estão atentos.
Ao perceberem que o discurso foi ensaiado, eles entendem que, embora seja verdadeira, a fala não é natural e foi feita apenas com o intuito de agradar o entrevistador. E isso acaba se tornando um ponto negativo, já que o candidato não é capaz de mostrar quem é, e como pode contribuir para a vaga.
Fazer entrevistas de emprego não é fácil, e é claro que o candidato quer chegar o mais preparado possível. Mas ao oferecer respostas mecânicas, ele acaba não sendo capaz de mostrar na prática a importante questão de “por que é ideal para a vaga”.
O que faz um candidato se destacar?
Dentro das inúmeras regras e sugestões de especialistas sobre como se comportar na conversa, é compreensível que os candidatos se sintam acuados e optem por uma resposta polida e até apática. Mas mostrar a própria personalidade é o melhor caminho para ganhar a simpatia dos entrevistadores.
Isso não significa usar roupas inapropriadas, falar de maneira muito informal, com gírias e palavrões. Existe uma diferença entre mostrar personalidade e se comportar da mesma forma que faria com amigos ou familiares.
Afinal, é um ambiente de trabalho, portanto é necessário ter um filtro. Ainda assim, é possível encontrar espaço para ser autêntico, adaptando-se ao meio. Veja os principais segredos para manter a autenticidade e se destacar na entrevista:
1 – Não exagere no vocabulário
Algumas pessoas se esforçam tanto para apresentar uma imagem profissional que parecem até um personagem. Usar palavras muito formais ou pouco utilizadas só para mostrar que tem repertório não é necessário. Pelo contrário, soará como algo forçado e pode ter o efeito inverso ao esperado, criando antipatia.
Fale naturalmente, usando expressões que emprega em seu dia a dia de trabalho. Quanto ao tom, ao prestar atenção nas falas do entrevistador é possível compreender imediatamente se a conversa é mais formal ou informal. Portanto, ouça com atenção e atente-se a esses sinais.
2 – Nada de “puxar saco”
É normal mostrar admiração pela vaga ou empresa. Para algumas pessoas, a oportunidade de entrar em determinada organização é um sonho para a carreira e isso pode sim ser compartilhado.
Mas é preciso tomar cuidado para não ultrapassar a barreira do interesse e bajular a empresa ou recrutador a todo custo, pois isso também será notado e irá gerar uma imagem negativa.
3 – Seja você mesmo
Você pode ter uma trajetória similar a um colega ou outro candidato, mas as experiências de cada um são únicas. Portanto, você, com certeza, tem uma perspectiva e história originais para apresentar.
Mostrar que está familiarizado com termos da área e possui conhecimento teórico é importante. Por outro lado, indicar como aplicar esse conhecimento na prática é o que oferecerá uma imagem concreta para o entrevistador de como seria trabalhar com você.
Quando se fala na importância de saber trabalhar em equipe, por exemplo, é porque as atividades estão conectadas e as tarefas de uns afetam diretamente a dos outros. Portanto, mostrar que sabe fazer parte de um ambiente onde todos têm a contribuir fará a diferença para o recrutador.
4 – Não minta
Não é preciso dizer que não dá para mentir no currículo, menos ainda na entrevista. Isso será facilmente notado ao não conseguir exemplificar as habilidades de forma prática ou então não compreender uma questão em outro idioma, por exemplo.
Mas, existem aquelas pequenas mentiras, onde o profissional aumenta seu conhecimento sobre algo, seja uma plataforma, sistema ou método. E, por mais que possa parecer pequeno, também será notado.
Caso não tenha conhecimento sobre um tema específico citado na entrevista, seja sincero. Explique-se dizendo, por exemplo, que já acompanhou um colega realizando determinada tarefa, mas não chegou a atuar diretamente com isso.
Ou que não tem familiaridade com certa plataforma, mas que aprende rápido e conhece sistemas similares. Assim, você é sincero sobre suas capacitações, enquanto mostra ao entrevistador interesse em se aperfeiçoar.
Quando se trata de autenticidade, o mais importante é trabalhar o autoconhecimento. Saiba quais são seus pontos fortes no trabalho, quais ferramentas domina, o que tem mais facilidade, e deixe isso evidente na conversa.
Por outro lado, reconheça também seus pontos fracos, até porque isso pode ser perguntado na entrevista. Saiba quais são as atividades mais difíceis ou complexas, e mostre para o recrutador que está se aperfeiçoando.
E siga estudando e buscando conhecimento específico, para garantir mais habilidades técnicas e comportamentais e ter um repertório mais completo na entrevista. Com uma pós-graduação da Anhanguera, o profissional pode conciliar os estudos enquanto segue em busca de oportunidade de crescimento.
Para um candidato se destacar, o aprendizado contínuo permite que se torne um especialista e supere a concorrência.